Como aprender a costurar? 14 formas para começar rápido

por | mar 8, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Uma atividade que pode ser bem gratificante e satisfatória de fazer é costurar, afinal, você pode se distrair dos problemas do mundo enquanto cria algo lindo na vida. Contudo, muitas pessoas não sabem como fazer essa atividade, por isso, neste post vamos ensinar como aprender a costurar. 

Depois de começar a costurar, muitos não conseguem deixar isso de lado, enxergando como uma atividade essencial na vida, por isso, não se espante se começarem a desenvolver gosto pela coisa.

Um outro ponto bem positivo é que a costura também pode servir como uma boa forma de terapia. Ao se concentrar minuciosamente em uma coisa, como a costura exige, você pode acabar organizando seus pensamentos, se distraindo dos problemas, se sentindo melhor e etc. Podemos dizer que a costura é uma espécie de meditação dos panos, então, se você tem interesse, confira a seguir alguns pontos que podem te ajudar em como aprender a costurar.

Saiba mais: Preply vs Italki: qual é o melhor para aprender inglês?

Tem como aprender a costurar sozinho?

Se você tiver dúvidas se é possível aprender a costurar sozinho, não se preocupe, esse é um questionamento totalmente válido. Com o patamar em que a tecnologia e a internet estão hoje, é bastante improvável encontrar alguma habilidade que não possa ser desenvolvida através dos conteúdos online.


Com a costura não é diferente, mesmo ao exigir do costureiro um incrível trabalho de paciência, concentração e coordenação motora, você terá sim como aprender a costurar online e sozinho, você só precisa de tempo para aprender e muita prática. Algumas dicas que temos para o aprendizado, além das que vamos citar mais a frente, é manter uma rotina de treinamento e ir avançando aos poucos. 

É difícil aprender a costurar?

O maior problema que você pode enfrentar em como aprender a costurar é caso você nunca tenha tido contato com a costura, assim, os primeiros passos podem sim ser um pouco complicados. Mas lembre-se sempre de que essa é uma habilidade que você evolui com o tempo e com a prática, então não se preocupe com isso no início, continue treinando e  comparando suas produções para ver sua evolução. 

Saiba mais: Como aprender inglês online grátis: 15 melhores aplicativos

Qual a melhor máquina de costura para iniciantes de como aprender a costurar?

Como aprender a costurar

Uma das melhores formas para saber como aprender a costurar, é investir em uma boa máquina de costura, já que ela pode ser um auxílio incrível para os iniciantes. O mercado conta com diversos modelos, sejam com diferentes capacidades e funcionalidade, ou até máquinas domésticas e portáteis. 

Assim, antes de sair para comprar a sua, pesquise bastante e com muita atenção, dessa forma você encontra o melhor custo benefício e encontrará a máquina certa para as suas necessidades. Se você busca algo mais compacto e de fácil transporte, então as mais ideias são as máquinas portáteis, ideais também para ambientes pequenos.


Porém, esses modelos portáteis tendem a ter menos funcionalidades, também enfrentando algumas dificuldades em tecidos grossos. Segundo informações do portal Zoom, as melhores máquinas de costura portáteis são: Elgin Genius JX4035, Singer M1605 e Janome 3022.

As máquinas de costura domésticas tendem a ser mais robustas, contando com mais funcionalidades e aguentando tecidos mais grossos. Também segundo informações do Zoom, as máquinas domésticas mais indicadas são: Tradition 2250, Singer Facilita Pro 4432 e Brother BM-2800.

Saiba mais: Os 7 melhores podcasts para aprender inglês de graça

Como aprender a costurar na máquina de costura?

Agora que você possui uma ideia básica sobre uma ótima máquina de costura, vamos mostrar como aprender a costurar utilizando essa máquina essencial na área. Com o tempo, o uso da máquina se torna mais fácil, caso você enfrente dificuldades no começo, não se preocupe, é totalmente normal até que você se acostume com ela.

Para auxiliar na hora de costurar, separamos algumas dicas principais que você pode seguir na sua ferramenta.


Saiba as funções básicas

Para começar, esteja atento às funções básicas, já que todas as máquinas para iniciantes possuem algumas funções de auxílio, sendo ideal para quem está sabendo como aprender a costurar. Normalmente, as funções que você encontrará são as seguintes: ajuste de tensão da linha; braço livre; caseador automático; ponto reto; ponto ziguezague; ponto elástico; pontos flexíveis; regulador de comprimento do ponto e sapata com pressão ajustável. Para quem está iniciando, os pontos que mais devem ficar de olho são o reto e o ziguezague.

Tenha os materiais essenciais

Não adianta só saber manusear a sua máquina, é preciso ter os materiais certos e essenciais em mãos. Para ter criações de qualidades, não basta ter tesouras, linhas, agulhas e outras ferramentas quaisquer, tudo precisa ter uma boa qualidade que vai influenciar diretamente no resultado final.

Para melhorar o desempenho da própria máquina, você pode ir atrás de materiais extras, como agulhas (stretch e jeans), bobina, agulhas de substituição, sapata para zíper invisível, sapata para casa de botão e frascos de óleo. Uma outra dica, que muitos não usam mas que pode melhorar bastante a sua máquina, é ter um pincel sempre ao lado, para limpar quando utilizar a ferramenta por muito tempo.  

Teste todas as formas de costura

E por último, procure sempre explorar todas as formas de costura, é claro que você pode se especializar em uma ou outra, mas saber todas pode ser excelente. No caso das costurar em máquinas, as técnicas mais utilizadas são: ângulo reto; costura reta; costura curva; aplique e casa de botão.

Saiba mais: Como aprender a programar? 133 cursos gratuitos para começar


Dicas de como aprender a costurar sozinho online

Agora que você possui uma base maior de como aprender a costurar, separamos 14 dicas que podem te auxiliar nesse processo e servir como o foco do seu aprendizado. 

1- Comece praticando as técnicas básicas

Lembre-se de não pular etapas, por estar aprendendo algo novo, você pode querer chegar logo às partes mais avançadas. Contudo, você precisa ter uma boa base com as técnicas básicas. Os primeiros passos são os mais importantes, pois você conhecerá os conceitos principais e as técnicas que irão fazer com que você aprenda todas as outras. Dessa forma você desenvolverá uma intimidade maior com a costura e com o tempo você saberá como aprender a costurar com técnicas e habilidades mais avançadas.

2- Conte sempre com bons materiais ao seu alcance

Você precisa ter, ao menos, os materiais mínimos em mãos, afinal, não tem como aprender a costurar sem os equipamentos de costura. Sempre priorize a qualidade e não o custo, pois esses materiais vão influenciar diretamente na qualidade do produto que você costura. Geralmente, os itens essenciais de como aprender a costurar são: tesoura, agulha, linha, fita métrica e alfinetes. 

3- Busque por moldes

Para os iniciantes que querem evitar erros por ainda não terem uma noção básica de costura, a nossa principal dica é buscar por moldes de costura. Você pode encontrar diversos modelos diferentes e praticar várias possibilidades com os moldes. Mas lembre-se, tenha calma na hora de manipular o tecido, corte sempre no local indicado e tenha certeza do que está fazendo. Assim, mesmo como um iniciante, você terá peças utilizáveis e que não vão para o lixo por erros. 

4- Tenha cuidado redobrado com os tecidos e lave antes de costurar

Uma dica que pode ser valiosa é sempre lavar os tecidos antes de começar a costurar, assim você evita fazer uma peça em um tamanho e quando lavar ela encolher, por exemplo. Antes de sair costurando, conheça o seu tecido e veja os melhores tipos de técnicas e agulhas para usar. Para os iniciantes, evitem comprar tecidos caros e mais elaborados, comece com retalhos e vá aprimorando aos poucos.


5- Tenha um canto só seu para costurar e se organize

Para saber como aprender a costurar, você precisará ter uma concentração bem aguçada, então tenha um cantinho só seu, onde ninguém pode te atrapalhar e você poderá organizar da melhor forma. Assim, você garantirá uma boa iluminação que é essencial para saber como o produto está ficando e terá conhecimento de onde todos os materiais estão.

Saiba mais: DHL rastreio: como acompanhar seus pedidos?

6- Tenha caixinhas de costuras para seus acessórios

Como aprender a costurar

As caixinhas de costura podem ser compradas ou você mesmo pode criar a sua e decorar como achar melhor. O importante é organizar todos os novelos de linhas, separar as agulhas, botões, alfinetes, tesouros e etc. Com isso, você deixa os objetos afiados e cortantes em um local seguro para evitar acidentes, ainda podendo ter acesso quando for necessário.

7- Procure uma boa tesoura

Como aprender a costurar

Um investimento que definitivamente valerá o seu dinheiro é uma tesoura de qualidade, afinal, não podemos usar uma tesoura de papel para cortar tecido. Ao saber como aprender a costurar, você verá que uma boa tesoura evita cortes mal feitos e rasgos. Esse é um dos itens mais utilizados na costura, ter uma tesoura de qualidade evitará bastante problemas no futuro e situações de raiva. 

8- Saiba detalhadamente os tipos de agulhas

Conheça cada tipo de agulha, afinal, na costura temos agulhas mais finas e mais grossas e você poderá utilizar cada uma em determinados momentos, pois cada material possui sua agulha. Assim, pesquisa sobre cada tipo e as melhores horas para usar cada uma, garantindo uma costura de qualidade em todo material. 


9- Para cada tecido há um tipo de agulha

Como aprender a costurar

Uma continuação do item acima, você também precisa saber as melhores combinações de agulhas e tecidos. Ao utilizar uma agulha muito grossa em um tecido muito fino, poderá rasgar o tecido, ou se utilizar uma agulha muito fina em um tecido muito grande, pode acabar entortando a agulha, além de outros casos de combinações erradas. 

No caso das costurar em maquinas, uma combinação errada pode acabar até mesmo danificando a sua ferramenta, o que vai te custar bastante dinheiro para consertar. Conhecer as espessuras de agulhas e tecidos evitam esses e vários outros problemas. 

10- Pratique em retalhos

Ao sair da teoria e ir para a prática, a principal dica é sempre começar a costurar em retalhos, evitando que bons tecidos e futuros possíveis produtos sejam estragados. Você poderá adquirir experiência e habilidades nas diferentes técnicas de costuras, ainda evitando problemas e imprevistos, já que esses retalhos provavelmente iriam para o lixo. O ideal é fazer isso sempre antes de costurar algum produto, e não somente uma vez ou outra. 

Saiba mais: TNT rastreio: como acompanhar seu pedido?

11- Tenha paciência ao aprender como costurar

Você precisa aceitar que, ao saber como aprender a costurar, você não sairá costurando peças lindas de primeira, o processo levará tempo, erros e acertos, até que você tenha total domínio. Será preciso ter paciência para assimilar as habilidades e técnicas, se precisar desatar a costura, faça isso, se precisar começar do zero novamente, faça isso, a costura no começo é um processo de erro e acertos.


12- Busque por grupos de costura nas redes sociais

Procure conversar com pessoas que já sabem como costurar, troque ideias, peça dicas, sugestões e escute suas opiniões e histórias. Isso poderá diminuir suas inseguranças e dar mais confiança na hora de costurar. Você pode procurar essas pessoas em redes sociais como Instagram e Twitter, em grupos no Facebook ou Telegram, além de outras redes sociais. De brinde, você ainda pode desenvolver novas amizades com pessoas que possuem o mesmo amor pela costura que você.

13- Celebre cada um dos pequenos avanços

Não importa o tamanho do seu acerto, mesmo que seja um pequeno ponto certo, comemore, isso vai lhe trazer confiança e você perceberá que o seu trabalho está evoluindo a cada momento. Com essa motivação, você terá mais energia para praticar todos os dias, se orgulhando sempre dos seus conhecimentos e evolução. A cada novo passo, você estará mais próximo do final de como aprender a costurar.

14- Leve o aprendizado no seu ritmo

E por último, a nossa dica final de como aprender a costurar é “Leve o aprendizado sempre no seu ritmo”, com calma. Não se compare a fulano ou ciclano, todos possuem seu ritmo na vida, e na costura não será diferente. Você pode acabar precisando de mais tempo para aprender uma técnica mais simples, porém acaba aprendendo uma técnica mais difícil com um período de tempo menor, isso não importa, contando que você aprenda muito mais no processo.

Suba sempre um degrau de cada vez com suas próprias habilidades, não tente pular etapas e leve o tempo que precisar em cada um desses degraus. Se concentre em você e não na fase do aprendizado que você está, afinal, do que adianta saber como aprender a costurar, mas fazer isso mal feito por não aprender tudo perfeitamente?

Saiba mais: Como rastrear seu pedido na Sequoia transportadora?


Peças fáceis para começar a costurar

Agora que você já sabe as principais dicas de como aprender a costurar, também precisa saber as peças principais e fáceis para os iniciantes terem sucesso na prática da costura. Sempre comece pelo simples, não adianta tentar fazer peças mais complicadas se você não está acostumado com o básico. 

As peças menos complexas e que não possuem uma composição tão elaborada são o crochê, fronhas, lençóis, panos de cozinha e outros itens básicos. No caso de roupas, podemos destacar as peças com poucas estampas, com retas e listas, blusas simples e saias. Tenha sempre em mente que, no começo, quanto mais simples for a peça, melhor será a sua técnica. 

Procure cursos de como aprender a costurar

Embora aprender sozinho seja completamente possível, existe um limite de até onde você pode chegar. Caso você queira agilizar o processo, expandir as suas técnicas e habilidades e potencializar tudo, a forma mais prática e indicada é realmente fazer um curso de costura. 

Embora a prática possa ser considerada o ponto mais importante, você também precisa ter uma base de conhecimentos teóricos e técnicos, que vão auxiliar na sua melhora gradativa com as técnicas de costura. Dessa forma, você saberá como aprender a costurar com profissionais adequados e que podem ultrapassar os limites impostos de uma aprendizagem online para uma atividade mais técnica como a costura. 

Saiba mais: Como resetar tablet Samsung? Confira o passo a passo



Entidades: Amazon | Google

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.