Como anunciar no Facebook Ads?

por | abr 9, 2021 | Facebook | 0 Comentários

Para muitas pessoas, ser um bom empreendedor é saber a importância de divulgar bem o negócio para se destacar no meio de serviços e produtos apresentados diariamente. As estratégias de divulgação podem fazer com que seu negócio ou produto se amplie cada vez mais dentro do mercado digital, alcançando sua marca e permitindo resultados melhores em seus anúncios. 

Assim, a internet tem se tornado um ambiente para acelerar sua empresa e o Facebook tem sido a maior rede social do mundo e modelo para esta finalidade.

Recentemente, segundo o Sprout e o Statista, mais de 2,4 bilhões de pessoas usam o Facebook. Esse é um número grande, não? E que cada usuário passa, em média, 1h15 por dia no Facebook. É possível ver também que 94% dos anunciantes em mídias sociais investem em Facebook Ads.

A mídia paga tem ganhado forças e por isso, separamos um conteúdo especial para você que veio querendo saber mais sobre como anunciar no Facebook Ads pela primeira vez.

Confira o nosso guia para criar anúncios e campanhas no Facebook Ads e faça sua marca expandir na rede social para atrair mais clientes.

Saiba mais: Anúncios reprovados no Facebook: como evitar?

Como anunciar no Facebook Ads e como funciona?

O Facebook Ads são anúncios que rodam dentro do Facebook. Sabe aquele post que vem com um subtítulo “patrocinado”? Então, eles são promovidos e têm como propósito aumentar o alcance e dar uma visibilidade maior para o seu produto e serviço. 

Tais anúncios costumam aparecer na sua própria linha do tempo ou na barra lateral. O Gerenciador de Anúncios do Facebook, por exemplo, possibilita a criação de diversos formatos de Ads (anúncios) e modelos classificados para cada empresa. Você pode criar anúncios unificados como no Facebook, no Instagram, no Messenger ou no Audience Network, com o objetivo de alcançar seu público com excelência. Veja as imagens abaixo como exemplo:

como anunciar no facebook ads

Fonte: Reprodução/Facebook Ads

 

como anunciar no facebook ads

Fonte: Reprodução/Facebook Ads

Nesse sistema, é permitido criar anúncios que levem para seu site ou que promovam alguma publicação em sua página ou perfil no Instagram Existem inúmeras possibilidades de como engajar seu cliente em potencial.

Como anunciar no Facebook Ads pela primeira vez? 

Impulsionar publicação

Antes de tudo, é importante ressaltar que há duas formas de criar anúncios no Facebook. A primeira e mais fácil é pelo impulsionamento ou “boost”. Para criar publicações impulsionadas você precisará uma Página do Facebook e logo depois uma função administrativa, que permite que você faça anúncios.

Para começar:

Passo 1. Acesse a sua Página do Facebook.

Passo 2. Escolha exatamente o que você deseja impulsionar. Selecione um dos posts publicados na sua página para promover.

Passo 3. Selecione Turbinar publicação. Essa opção pode estar no canto inferior direito da publicação. Pode ser que não seja possível turbinar/impulsionar sua publicação, assim como mostra na imagem abaixo. Normalmente, quando isso acontece, é porque o Facebook não conseguiu identificar uma forma de pagamento em sua conta ou também, porque o tipo de post que você quer promover não é permitido. 

como anunciar no facebook ads

Fonte: Reprodução/Facebook Ads

Digamos que a opção de turbinar apareça…

Passo 4. Você precisa inserir os detalhes no anúncio. Não se preocupe com as imagens e o texto da sua publicação, pois serão usados automaticamente, mas para isso, escolha os seguintes detalhes:

  • Público: é necessário escolher um público recomendado ou que crie outro de acordo com as características necessárias.
  • Orçamento total: você pode escolher entre um orçamento recomendado ou um personalizado.
  • Duração: você pode selecionar também um intervalo de tempo recomendado ou optar por uma data de término exata.
  • Forma de pagamento: veja a forma de pagamento. Você pode alterar ou visualizar a forma de pagamento.

Passo 5. Assim que terminar é só clicar em Turbinar.

Com esta ferramenta, será possível criar anúncios nas redes sociais de maneira rápida e podendo usufruir do que a internet pode oferecer.

Gerenciador de anúncios

Já a segunda forma de anunciar no Facebook Ads é o anúncio feito pelo Gerenciador de Anúncios. Basicamente, através dele é possível ter acesso à mais recursos e ferramentas para promover seu negócio.

Saiba mais: Gerenciador de Anúncios do Facebook: o que é e como anunciar

Ao criar um anúncio pelo Gerenciador de Anúncios, o processo é um pouco diferente. A ordem de criação inicia com nível de Campanha, depois vai para nível de conjunto de anúncios e por último o nível de anúncio

como anunciar no facebook ads - Gerenciador de anúncios

Entenda o fluxo de criação de cada uma:

  • Nível de campanha: já aqui você pode escolher o objetivo do anúncio ou o objetivo geral de sua campanha. (curtidas, cliques, conversões, engajamento…)
  • Nível de conjuntos de anúncios: aqui você pode definir o público que deseja alcançar, podendo escolher também onde quer exibir seus anúncios (no Facebook, Instagram, ambos…), definir um orçamento e determinar uma programação.
  • Nível de anúncio: você poderá escolher o formato do anúncio, adicionar textos e links, carregar imagens e vídeos e muitos mais.

Muita coisa? Relaxa! Nós separamos algumas imagens para você. Veja a seguir quais são os 6 primeiro passos que te ajudarão a entender o processo de criação:

Saiba mais: Quais diferenças entre impulsionar e criar anúncio no gerenciador do Facebook?

Passo 1. Quando criar um anúncio pelo gerenciador de anúncios, na coluna da esquerda do seu perfil, vá até a opção “Ver mais” e depois clique em “Gerenciador de Anúncios”, assim como mostra a imagem.

como anunciar no facebook ads

Fonte: Reprodução/Facebook

 

como anunciar no facebook ads

Fonte: Reprodução/Facebook

Saiba mais: Gerenciador de Anúncios do Facebook: o que é e como anunciar

Passo 2. Após clicar em “Gerenciador de Anúncios”, escolha sua conta.

como anunciar no facebook ads

Fonte: Reprodução/ Facebook

Passo 3. Na criação de um anúncio, primeiro escolha um objetivo, ele é tráfego? Engajamento? Visualizações? Isso vai depender da sua necessidade. Escolha um nome, defina o orçamento e o horário da campanha, defina sua audiência e escolha onde veicular o anúncio. Otimizar e personalizar seu anúncio são peças que não podem faltar.

como anunciar no facebook ads

Fonte: Reprodução/ Facebook

Passo 4. Escolha um nome para sua campanha. Não esqueça de escolher um nome que sintetize seu objetivo e que evidencie exatamente aquilo que deseja passar para o seu público.

Passo 5. Defina um formato. Há três formatos que te ajudam na construção de sua campanha: carrossel (2 ou mais imagens ou vídeos roláveis), imagem ou vídeo único (uma única imagem ou vídeo, ou uma apresentação multimídia com várias imagens), coleção (grupo de itens que são abertos em uma experiência móvel em tela cheia).

Passo 6. Publique. Assim que configurar sua campanha, selecione Publicar ou Fechar, caso queira salvar em rascunho. 

Saiba mais: Facebook Ads: Como encontrar inspiração para seus anúncios

Agora, seguindo com o Gerenciador de Anúncios, entenda como funciona a estrutura de sua campanha e como estar mais próximo do seu público.

Como funciona a estrutura de campanha para anunciar no Facebook Ads

No momento de escolher seu objetivo de anúncios, há 3 categorias principais para escolher. Confira a seguir o que cada um desses objetivos faz e como escolher o mais correto para o que você deseja em seus anúncios.

Na etapa “Campanha”, os objetivos de anúncios são divididos em 3 blocos: Reconhecimento, Consideração e Conversão. Veja exatamente como funciona:

Reconhecimento

O “Reconhecimento de marca” é indicado para quem deseja obter mais atenção do seu público. Os anúncios são exibidos para pessoas que são mais propensas a dar atenção e que terão uma proporção maior de retorno (ou um recall de marca) nos próximos 2 a 3 dias.  Já a opção “Alcance”, vai possibilitar que você apresente seu post para o máximo de pessoas, dentro do seu público-alvo escolhido. 

Consideração

Com o objetivo “Tráfego” você sinaliza para o Facebook que deseja que seu público tome uma ação e visite seu site fora do Facebook. Aqui, o segredo está em fazer com que o usuário clique no link no qual ele deve ser direcionado, seja no site ou outro link externo.

Já com o “Envolvimento”, o objetivo é aumentar o envolvimento com sua publicação. O foco deste objetivo é gerar mais engajamento no seu conteúdo, o que tende a funcionar bem como prova social. 

Em “Instalações do Aplicativo”, as pessoas serão direcionadas para a loja, onde elas encontrarão seu app para download. Este objetivo é focado em quem tem algum aplicativo para smartphone e deseja promovê-lo.

Com “Visualizações do vídeo” você tem a opção de promover seus vídeos, com o conteúdo que desejar, aumentando o reconhecimento de marca. O Facebook irá mostrar seu conteúdo para as pessoas com maior probabilidade de assisti-los. 

Usando a opção “Geração de cadastros” você poderá gerar leads mesmo sem ter um site. Com esta opção, os leads são capturados no Facebook e podem ser exportados.

Saiba mais: Facebook Lead Ads: gere leads mesmo sem ter um site

Por fim, o objetivo “Mensagens” é focado para quem deseja gerar mais contatos pelo inbox da sua página no Facebook ou Instagram.

Conversão

Na coluna conversão, as campanhas são mais focadas em conversões fora do Facebook. Elas têm como intuito gerar conversões, vendas e direcionar os usuários ao estabelecimento físico do negócio.

Para utilizar este tipo de objetivo, você vai precisar ter o Pixel do Facebook instalado em seu site. Caso não tenha ele instalado, não será possível rastrear o comportamento dos consumidores no site e entender seu desempenho nas campanhas de conversão.

Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre o novo Pixel do Facebook

Quanto custa para fazer um anúncio no Facebook?

Com o Facebook e Instagram, é possível criar anúncios com orçamentos diários e vitalícios. No diário, funciona por dia, ou seja, quanto será gasto naquele dia, sendo com um valor inicial de R$5,00. O valor depende muito do objetivo da campanha e o alcance que deseja chegar. Por outro lado, com o Vitalício, o valor estipulado é para ser gasto durante um período estabelecido ou de forma indefinida. 

Importante frisar que ambos podem ser pausados a qualquer momento e a cobrança é visualização, de modo geral. Isso significa que você pagará quando seu anúncio for exibido, não apenas quando houveer uma compra, por exemplo. 

Ao criar sua conta de anúncios, a forma padrão de pagamento geralmente é o cartão de crédito. Mas, em alguma situações, usar o Boleto para realizar pagamentos também é possível.

Saiba mais: Como falar com o suporte do Facebook?

Como anunciar no Facebook gratuitamente?

Nós já falamos o que é um Facebook Ads, disponibilizamos um passo a passo de como utilizá-lo, mas e sobre anunciar gratuitamente? Tem como? Não se preocupe! Vamos explorar ferramentas gratuitas que você pode usar diretamente na sua Página sem se preocupar com custos.

Contudo, de forma resumida, não é possível veicular anúncios no Facebook sem pagar. Você pode sim promover seu negócio no Facebook ou Instagram de forma orgânica, mas isso não é considerado anunciar no Facebook.

Para começar a anunciar de forma grátis no Facebook, é preciso saber como é importante conquistar seguidores nas redes sociais. Há como utilizar o Facebook e suas ferramentas no marketing digital a favor de sua empresa e serviços.

Sendo assim, aqui vão algumas dicas de como fazer uma publicidade digital impactante e que cabe no bolso:

Publicações: publicar fotos, vídeos e enquetes é uma forma simples, porém efetiva para envolver seu público com sua marca.

Stories: os stories permitem o compartilhamento de fotos e vídeos curtos. É uma ótima ferramenta para aproximar seu público e conectá-lo com os bastidores. 

Grupos: um espaço que oferece uma interação entre seus clientes e produtos. Fica ainda melhor! Um espaço que pode ser usado para compartilhar interesses, fóruns de discussão e manter uma organização melhor de suas demandas.

Sorteios: Uma forma simples e interessante de atrair mais seguidores e promover seu negócio é realizar sorteios. Um sorteio bem feito pode ajudar a decolar suas vendas.

Saiba mais: Sorteios no Instagram: Como fazer um sorteio de sucesso?

Depois de todas essas informações, não tem como duvidar de que o Facebook é uma excelente ferramenta para atrair clientes e levar o seu negócio para um maior número de pessoas. Mas claro, para isso, é necessário saber como trabalhar com suas campanhas.

O que achou deste guia? Conta aqui aqui nos comentários!

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram

Tags:

Como desativar o Facebook temporariamente?

Como desativar o Facebook temporariamente?

Está precisando de um tempo longe das redes sociais mas não sabe como desativar o Facebook temporariamente? Fique com a gente até o final desse post e confira o passo a passo para desativar sua conta. O Facebook é uma das maiores redes sociais. Apesar de não estar...

Como excluir o Facebook pelo celular?

Como excluir o Facebook pelo celular?

O Facebook é uma das principais redes sociais do mercado. Mas sabia que tem como excluir o Facebook pelo celular? Caso você queira se desfazer da sua conta por algum motivo, é só seguir nosso tutorial para saber como excluir o Facebook pelo celular.  Além de excluir o...

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest