Comidas Japonesas: as 91 mais populares que você precisa conhecer

por | jun 15, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Comidas japonesas vão muito além dos famosos sushi, sashimi e temaki. As receitas mais populares da gastronomia japonesa costumam ter vários legumes, algas marinhas, vegetais, carnes e molhos. Hoje você irá aprender um pouco mais sobre essa culinária e sua grande variedade de pratos e sabores únicos.

Por muito tempo, as comidas japonesas se inspiraram nos pratos chineses, até que passou a ter seu próprio estilo. Havia escassez de alimentos, o que fazia com que os japoneses vivessem da pesca e da caça, justificando o fato da grande maioria dos principais pratos serem à base de frutos do mar e peixe.

A culinária japonesa foi se desenvolvendo cada vez mais, adotando mais outros ingredientes ao seu cardápio, como verduras, arroz e variados tipos de carne, através da influência de diferentes países. Foi no início do século XX que a cultura oriental chegou ao ao nosso país, inclusive com comidas que os japoneses trouxeram para o Brasil.

Além disso, as comidas japonesas são consideradas muito saudáveis, pois possuem ingredientes ricos em nutrientes necessários para o nosso corpo.

Algumas delas se popularizam com mais força em nosso país, como o sushi, que é um dos pratos mais pedidos entre os brasileiros. Mas, hoje você vai conhecer o quanto esse menu pode ser vasto e se apaixonar por cada prato da comida japonesa. Confira a seguir.


Saiba Mais: Finger Food: 61 ideias criativas para impressionar e gastar pouco

Pratos japoneses nomes e fotos

1. Sushi

Vamos começar com ele, o mais famoso de todos os pratos: o sushi. Essa comida típica japonesa é basicamente um bolinho de arroz, que é envolvido em uma alga. Em seu interior, o sushi pode conter diversos ingredientes, como peixe, vegetais ou frutos do mar, por exemplo.

Comidas japonesas

Foto/Reprodução: Freepik

Existem alguns tipos de sushi que são os principais entre as comidas japonesas, são eles: nigiri, temaki, joe, gunkan, hossomaki tekkamaki, hot roll, uramaki e hossomaki kappamaki. Vamos falar um pouco mais sobre cada um desses, para que você possa entender as diferenças entre eles.

Nigiri

O nigiri, conhecido popularmente no Brasil como “niguiri”, é o bolinho de arroz amassado que leva wasabi em sua preparação. Wasabi é um tempero picante que possui uma espessura pastosa e é muito utilizado dentro da culinária oriental.


Já o peixe utilizado no Nigiri varia de acordo com a época do ano, entre os mais utilizados estão o pargo, salmão, peixe-galo, robalo e linguado. Também pode ser colocado camarão ao invés de peixe, ou até mesmo outros frutos do mar.

Tem rolinho que pode levar fruto do mar em cima, como também podem ser grudados no arroz com o molho de acompanhamento. Pode ser também amarrado por uma fina faixa de nori (uma espécie de alga).

Temaki

O temaki é um tanto diferente dos outros, inclusive chama a atenção daqueles que gostam de algo diferente do convencional, ele possui um formato de cone e também possui um tamanho bem superior aos outros tipos de sushi. Seu recheio pode ser variado, porém todos levam arroz e salmão. Além do mais, é possível encontrar também legumes, frutos do mar e frutas junto com o arroz, enrolados pela alga.

Joe

Pode ser chamado também de Jow, Djow ou Djô, esse tipo de sushi é um dos únicos que não utiliza folhas de nori para ser preparado. Os rumores sobre essa criação gira em torno de um chefe de cozinha chamado Joe, que por estar com muitos pedidos acumulados para serem entregues, percebeu que não havia mais folhas de nori para a preparação do sushi.

Joe então, a fim de impedir que seus clientes fossem embora, decidiu inovar na preparação do sushi e ao invés de usar folhas de algas para envolver o arroz, ele decidiu utilizar uma camada fina de salmão. A criação foi um tremendo sucesso, já que deixou um sabor ainda mais atrativo.


Gunkan

A notória diferença entre o gunkan e uma peça de sushi normal está relacionada ao seu tamanho. Ele possui um tamanho inferior e ao invés de levar o recheio no meio, como grande parte das peças, seu recheio é no topo do rolinho. Os recheios variam entre atum, ovas de peixe, salmão e omelete.

Hossomaki Tekkamaki

O hossomaki tekkamaki possui o formato clássico de sushi, é um rolinho de arroz envolvido por folha de nori. Entretanto, a diferença está no seu recheio, que é feito com uma peça de atum. No Brasil, pode ser encontrado ainda com recheios de outros peixes, vegetais ou frutas.

Hot roll

Hot rolls significam “rolinhos quentes”, as peças, nesse caso, são empanadas e fritas, se diferenciando bastante do sushi clássico, que utiliza ingredientes ainda crus. Essa variação surgiu nos Estados Unidos e está entre os preferidos dos brasileiros, principalmente para aqueles que não são adeptos à comida crua.

Essas peças também levam arroz, são envolvidos por folhas de alga, possui recheio e pode ter ainda vegetais, frutos do mar e cream cheese.

Uramaki

A palavra uramaki pode ser traduzida da seguinte maneira: ura: reverso; maki: enrolar. Sim, quer dizer que é uma espécie de sushi enrolado ao contrário. Ficou confuso? Calma, a gente te explica. Tradicionalmente, você já sabe que o sushi é um bolinho de arroz enrolado em uma alga, certo? Mas, nesse caso, é o arroz que fica envolvido na folha de nori e também o recheio.


Os rolinhos podem levar mais de um recheio como peixe com manga ou abacate, salmão com pepino, entre tantas outras opções.

Hossomaki Kappamaki

O hossomaki kappamaki, diferentemente dos outros tipos de sushi que levam frutos do mar ou peixe cru em seu recheio, é recheado exclusivamente com pepino. Logo, a peça é feita com arroz, pepino e alga, sendo uma boa opção, principalmente, para os veganos.

2. Tempurá

Essa é uma comida que possui origem portuguesa, mas se tornou um dos pratos típicos da culinária japonesa. O significado de “Tempurá” mais comum é que a palavra vem de “tempora”,que quer dizer “período de tempo”, estando ligado com a quaresma, época em que os católicos não comem carne vermelha.

O tempurá possui uma massa fluida, que é frita e feita à base de farinha de trigo. Ela pode ser comida com legumes como berinjela, brócolis, cenoura, repolho, batata ou abóbora, por exemplo. Pode ser recheada também com frutos do mar, como o camarão. O prato é sempre acompanhado de molho.

Comidas japonesas

Foto/Reprodução: Freepik


3. Sashimi

O sashimi significa carne perfurada, “sashi”: perfurada; “mi”:carne. É um prato que conta com finas fatias de peixe cru, na grande maioria das vezes são atum ou salmão, porém também pode ser usado frango ou carne bovina. O sashimi pode ser consumido junto com algas, wasabi e molho shoyu.

Comidas japonesas

Foto/Reprodução: Freepik

4. Temaki

A palavra temaki tem o seguinte significado: “te”: mão; “maki”: enrolado. Como mencionado, temaki é um tipo de sushi. Seus recheios mais comuns são salmão, atum, pepino, kani e todos com arroz. O acompanhamento pode ser o molho shoyu, além de ser feito com algas crocantes e secas. Definitivamente o queridinho dos brasileiros.

Comidas japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

5. Harumaki

A palavra Harumaki quer dizer “Haru”: de primavera e “maki”: de enrolado. É o famoso rolinho primavera, trata-se de uma massa fina e bastante crocante, que é enrolada e frita. Seus recheios podem ser variados, os sabores salgados, por exemplo, podem ser feitos com queijo e legumes, já os de doce podem ser de goiabada e chocolate. Se você não é do time do peixe cru, pode começar experimentando essa comida japonesa, que é impossível não gostar.


Comidas japonesas

Foto/Reprodução: Freepik

6. Guioza

Guioza ou gyoza pode ser frito, grelhado, cozido ou feito no vapor. Sua massa é fina e possui formato de mini pastéis, o recheio pode ser de legumes, como também pode ser de carne de porco moída. Geralmente é servido com molho shoyu e é originalmente um prato chinês.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Freepik

7. Sunomono

O sunomono é um tipo de aperitivo, feito com pepino que é cortado em tiras extremamente finas. Esse prato é temperado usando sementes de gergelim (branco ou preto) e o acompanhamento é um molho feito à base de vinagre de arroz. A palavra sunomono quer dizer “coisas avinagradas”.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Freepik


8. Yakitori

Yakitori é um espetinho de frango, famoso e bastante popular em festivais, bares e barracas de rua. Yakitori não é feito exclusivamente de frango, também existem outros tipos de espetos como de carne suína e bovina. Esse prato também pode ser chamado de Kushiyaki, que quer dizer “espeto grelhado”.

Os espetos são consumidos com molhos. Além disso, os espetos podem variar ainda mais como espetinhos de queijos, vegetais, tofu, pimentão, entre outros alimentos.

Comidas japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

9. Yakiniku

Yakiniku é o churrasco japonês, em que o próprio cliente prepara sua carne em uma grelha que fica no centro da mesa dos restaurantes. Esse tipo de restaurante é muito popular no Japão, geralmente as carnes são cortadas em fatias finas e consumidas com molho shoyu.

Além do molho, também pode ser acompanhado de vegetais, arroz, frutos do mar, macarrão, entre outros pratos.


Comidas japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

10. Gyudon

O gyudon é a comida japonesa mais popular do país, principalmente por ser simples e barata. Trata-se de arroz coberto com carne e cebola. A comida é um tanto simples, mas bastante saborosa e por isso é tão famosa entre os japoneses.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

11. Ramen

O ramen também é um dos pratos japoneses mais famosos do país, apesar de ter origem na China. O ramen é um tradicional macarrão chinês, que pode ser preparado com diferentes ingredientes, alguns restaurantes são especializados e trabalham exclusivamente com um tipo de ramen, baseando-se na região em que se encontra.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Freepik


12. Soba

O Soba é um macarrão feito de trigo sarraceno, podendo ser feito para ser consumido tanto quente como frio. Geralmente, o macarrão acompanha tofu, cebola, ovo e massa de tempurá. O prato pode ser bastante diversificado em seus ingredientes de acompanhamento.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

13. Yakissoba

Yakissoba está entre os mais populares no Japão, significa macarrão de soba frito. O macarrão é composto de legumes e verduras, sejam elas cozidas ou fritas. A versão tradicional é preparada da seguinte maneira: os legumes como cebola e cenoura são grelhados em uma chapa junto com frango cortado em cubos e carne vermelha em tiras.

Na preparação, é adicionado óleo de gergelim e molho shoyu. O macarrão vai para a frigideira, em um último processo, para ser frito.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest


14. Udon

Udon é outra espécie de macarrão, que se assemelha muito ao soba, inclusive em relação ao preço. A única diferença, é que o ubon tem uma espessura mais grossa e também é mais branco, pois, ao invés de ser feito com trigo sarraceno, ele é feito com farinha de trigo.

15. Onigiri

Onigiri são os famosos bolinhos de arroz, que são enrolados em uma alga e recheados de frango, atum ou algum outro ingrediente semelhante. Há um tipo de onigiri que ao invés de utilizarem esse recheio tradicional, é utilizado o furikake, que é uma mistura de vários ingredientes picados a fim de temperar o arroz.

O onigiri possui formato triangular, surgiu por volta do século 15, os samurais costumavam guardar bolinhas de arroz dentro de bambus e esse era o seu alimento enquanto estavam nas batalhas.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

16. Karaage

Estes são os tipos de alimentos que são fritos no óleo, de forma que a casca fique bastante crocante e o recheio macio. A massa geralmente é feita de fécula de batata, ovo, farinha de trigo e outros ingredientes que são utilizados para dar um sabor a mais para o recheio, que pode ser frango, carne ou peixe.


Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

Pratos Japoneses quentes

17. Missoshiru

O missoshiru, ou sopa de miso, está entre as sopas mais populares e consumidas pelos japoneses no dia a dia, podendo ser servida em qualquer refeição, seja café da manhã, almoço, lanche ou janta. É um prato muito nutritivo e saudável, além de ser suculento.

A sopa é feita com caldo dashi, que é um caldo de peixe e com pasta de soja. O acompanhamento pode variar, como exemplos temos o tofu e a cebolinha. No Brasil, o prato costuma ser servido com acompanhamentos como arroz e tsukemono, que é uma comida em conserva, e algum tipo de carne como frango ou peixe.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução; Pinterest

18. Nikuman

Nikuman pode ser comparado aos salgados que são vendidos no Brasil, é uma espécie de bolinho cozido que pode ser recheado com carne, feijão doce (azuki), pizza, entre outros ingredientes.


Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

19. Oden

Oden é como uma sopa, os legumes são cozidos no molho dashi (o molho de peixe) e no molho de soja, juntamente com outros alimentos como ovos e tofu. Tudo é mergulhado no molho até que chegue no ponto de cozimento em que estejam muito macios.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

20. Sukiyaki

Sukiyaki é um ensopado japonês feito com carnes em fatias, verduras e legumes. A receita pode levar também tofu, alho poró, udon, moyashi, cogumelos, entre outros ingredientes. Essa comida também é bastante popular entre os japoneses.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest


Pratos Japoneses Frios

Entre os pratos japoneses que são servidos frios podemos listar alguns que já foram citados no início de nosso artigo, como sushi, sashimi e niguiri. Esses alimentos que levam peixe cru em sua composição costumam ser servidos dessa maneira. Confira a seguir mais alguns pratos frios da culinária japonesa.

21. Bara Tirashi

Bara Tirashi é um prato que leva arroz, peixes e legumes. É uma espécie de “misturadão” de sushi, a forma mais comum de ser encontrado é com os seguintes ingredientes: arroz, salmão, pepino e atum, podendo ser incluso também a cebolinha, shissô e gergelim.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

22. Hiyashi Chuka

Hiyashi chuka é um macarrão gelado, sendo um prato típico do verão. O prato é uma combinação do macarrão gelado com outros ingredientes que deixam a comida bem colorida, como cenoura, tomate, pepino, presunto, omelete de ovo cortada, moyashi, frango ou carne de porco grelhada.

Costuma ser servido com um caldo especial, feito de água, molho de soja, vinagre de arroz, sementes de gergelim, óleo de gergelim e açúcar. Também é conhecido como Reimen em algumas regiões ou Hiyashi Ramen.


Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

23. Harusame

O harusame, que significa chuva de primavera, é uma variação de macarrão que é fino e transparente e feito à base do feijão verde, mas também pode ser feito de batata doce ou amido de soja. É muito utilizado para compor saladas, podendo ser usado também no recheio do rolinho primavera e em sopas.

Comidas Japonesas

Foto/Reprodução: Pinterest

Pratos Japoneses Simples e Doces

24. Wagashi

Wagashi é um doce tradicional da culinária japonesa, feito à base de uma gelatina retirada de algas marinhas chamada “kanten”, pasta doce de azuki (feijão japonês) e açúcar. Eles são decorados baseados nas estações do ano e em datas comemorativas do país.

25. Daifuku

O Daifuku é um bolinho japonês feito à base de mochi e farinha de arroz. Seu recheio é de anko (a pasta doce de azuki) e de morangos. Esse doce pode ser encontrado em três cores diferentes, sendo elas verde (sabor de chá verde, branco (que são feitas de arroz) e rosa (sabor de morango).


26. Dorayaki

Esta é mais uma sobremesa recheada com anko, entretanto, trata-se de uma panqueca japonesa que é muito servida para as crianças japonesas. O doce é a sobremesa preferida de uma personagem de Doraemon: o super gato, um famoso anime em nosso país.

Saiba Mais: Animes brasileiros: os melhores para assistir online

27. Warabi Mochi

Warabi Mochi possui uma consistência semelhante à gelatina, é um doce feito de amido de batata doce, polvilhado com uma farinha de soja torrada, chamada kinako.

28. Manju

O manju é um bolinho tradicional japonês, feito com mochi. Também é recheado com anko, podendo ser servido de diversas maneiras, como por exemplo, grelhado no espeto, assado ou ainda acompanhado de creme de laranja.

29. Sanshoku Dango

O Sanshoku Dango é uma junção de três bolinhos de Dango, cada um de uma cor: rosa (representando as flores), verde (representando o crescimento das plantas) e branco (representando a neve). Os bolinhos dango são feitos à base de arroz, que por sua vez é menos pegajoso que mochi.


Esse doce é tradicionalmente consumido durante eventos que celebram a primavera, pois a população pratica um hábito japonês chamado Hanami, que consiste em observar as flores enquanto desabrocham.

30. Taiyaki

Taiyaki é um bolo em formato de peixe, feito com massa de panqueca semelhante à massa das panquecas americanas. A massa leva farinha, leite, ovos, manteiga e açúcar. É muito popular pelas barracas de comidas japonesas espalhadas pelo Japão.

Saiba Mais: Bolos Vulcão: as 7 melhores receitas do YouTube

Comida diária dos japoneses: outros pratos famosos

  • Tofu: queijo de soja
  • Senbei: biscoito japonês
  • Korokke: croquete de purê de batata
  • Natto: soja fermentada
  • Tonkatsu: costelinha de porco empanada e frita
  • Omuraisu: omelete de arroz
  • Kushiage: carne frita no espeto
  • Teriyaki: peixe ou frango com molho de soja doce
  • Donburi: arroz cozido junto com coberturas
  • Omusoba: omelete junto com yakisoba
  • Oyakodon: frango com ovo
  • Unagi: carne do peixe enguia
  • Rebasashi: fígado cru de vitela
  • Fugu: baiacu em fatias
  • Basash: sashimi de carne de cavalo
  • Tataki: atum grelhado
  • Ikizukuri: espécie de sashimi
  • Shabu-shabu: massas, vegetais e carnes cozidos ao molho
  • Yuba: tofu fatiado
  • Edamame: vagem cozida
  • Nikujaga: batata com carne
  • Himono: peixe grelhado e seco
  • Sekihan: arroz com azuki
  • Chankonabe: ensopado
  • Donburi: peixe, carne e arroz
  • Wakame: salada
  • Zoni: sopa samurai
  • Shiokara: peixe ao molho salgado das tripas
  • Goya Champuru: tipo de prato com melão amargo
  • Tsukemono: tipo de salada
  • Somen: macarrão gelado
  • Tonjiro: sopa de carne suína
  • Kinpara: cenouras, renkon e raízes de gobo
  • Ebi furai: camarão empanado
  • Chikuwa: salsicha feita de peixe
  • Tamago kake gohan: ovo cru com arroz
  • Shogayaki: carne suína frita com gengibre
  • Yaki Onigiri: bolo de arroz frito
  • Umeboshi: ameixa amarga e salgada em conversa
  • Sunumono: salada em conserva
  • Kiritanpo: arroz no espeto
  • Kamaboko: bolinho de peixe
  • Shioyaki: peixe grelhado
  • Motsunabe: alimentos cozidos
  • Tazukuri: sardinhas cozidas em shoyu e açúcar
  • Shoga: gengibre em conserva
  • Teppanyaki: frutos do mar, carne e vegetais
  • Mentaiko: Espaguete com ovas de bacalhau
  • Kayu: mingau de arroz
  • Chawanmushi: creme de ovos com peixes, camarão e frango.
  • Hayashi Raisu: arroz com carne
  • Monjayaki: panqueca específica de Kanto
  • Melonpan: pão feito de melão
  • Kenpi: batata doce cristalizada
  • Yokan: gelatina
  • Anpan: pão de feijão doce
  • Shiruko: sopa como sobremesa
  • Kasutera: bolo
  • Anmitsu: tigela de anko, agar-agar e frutas
  • Purin: pudim japonês
  • Kohi Zeri: gelatina de café

Saiba Mais: 210 nomes japoneses femininos populares e seus significados


Entidades: iFood

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas