Coletor menstrual: para que serve e como usar?

por | maio 17, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Você já ouviu falar no coletor menstrual? O copinho feito de silicone hipoalergênico, também conhecido como copo menstrual, é uma alternativa para a higiene pessoal da mulher durante o ciclo menstrual.

Além de ser considerado mais econômico e sustentável, o coletor pode ser mais confortável para a maioria das mulheres por se tratar de uma peça flexível e introdutória.

Apesar de ter sua origem ainda nos anos 30 e ser menos popular que o absorvente comum e o absorvente interno, o produto tem ganhado mais adeptas por uma série de fatores que vamos te mostrar ao longo deste post.

Ainda que existam muitos tabus sobre a saúde íntima feminina e sobre como lidar com a menstruação, vamos responder diversas dúvidas para você se inteirar e, quem sabe, ter uma nova possibilidade para o seu dia a dia, não é mesmo?

Afinal de contas, o que é e para que serve o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um item de higiene pessoal que pode substituir os tradicionais absorventes feitos de algodão e plástico. Esse recipiente é introduzido no canal vaginal e é responsável por coletar o sangue menstrual, diferente das demais opções que absorvem o fluxo.


Geralmente, os copinhos possuem diversos tamanhos adaptáveis ao colo do útero e podem variar de marca para marca. No entanto, os mais conhecidos são aqueles que se assemelham a um sino com uma pequena haste em sua ponta.

Além da variedade nas dimensões do coletor, é possível que você encontre os objetos incolores e transparentes, mas também copos com cores acompanhados de capas esterilizadoras ou suporte para você levá-lo para onde quiser.

Quais as vantagens do coletor menstrual?

Depois de conhecer o tamanho do colo do seu útero e com noção sobre a intensidade do seu fluxo menstrual, é possível escolher modelos que melhor se acomodem ao seu corpo.

O tempo de permanência do dispositivo de barreira no seu corpo pode ser bem maior do que o que você pode estar acostumada. Enquanto os absorventes comuns podem ser utilizados entre 4 e 6 horas e os internos até 8 horas, com o coletor menstrual esse intervalo de troca varia entre 8 e 12 horas.

Com a coleta, o sangue não entra diretamente em contato com o ar. Desta forma, o processo responsável pelo cheiro, a oxidação, não ocorre, o que te deixará livre de odores e ainda manterá a umidade e outros fluidos naturais da vagina.


Como o coletor menstrual pode ajudar o meio ambiente?

De acordo com um artigo publicado pelo Portal G1, estima-se que cerca de 10 bilhões de absorventes descartáveis sejam jogados na natureza todos os anos.

Ainda neste sentido, dados avaliam que uma mulher possa usar aproximadamente 11 mil absorventes durante o ciclo menstrual completo ao longo da vida.

Levando em consideração o tempo médio de decomposição de um único absorvente, que seria de 100 anos, o coletor menstrual auxilia na redução da produção de lixo, uma vez que o seu tempo médio de duração seria entre 5 a 10 anos, ou seja, você leva mais tempo para descartá-lo.

coletor menstrual

Outras pontos positivos do coletor menstrual

  • O tempo de duração dos coletores menstruais colaboram com a economia do valor investido durante o período menstrual;
  • Capacidade de captação de maior quantidade de fluxo;
  • O copo feito de silicone atóxico ou borracha termoplástica diminui o risco de alergia;
  • Não há componentes químicos na sua armação;
  • Reduz a chance da “Síndrome do Choque Tóxico” (SCT) ocasionada por absorventes internos;
  • Se bem colocados, não vazam;
  • Estimula o autoconhecimento do corpo;
  • Evita assaduras.

Como usar o coletor menstrual

No início, é completamente normal apresentar dúvidas quanto ao uso do coletor, mas logo você verá que não existe segredo. Confira!

  1. Higienize bem as mão e não esqueça de lavar o coletor com água morna;
  2. Faça uma dobradura no copinho da forma mais apropriada para a introdução no seu canal vaginal;
  3. Escolha uma posição adequada que facilite o processo de inserção do coletor menstrual: de cócoras, sentada, ou com a perna apoiada no vaso sanitário;
  4. Cada coletor possui uma capacidade de coleta diferente que pode variar entre 5 ml a 15 ml. Atente-se ao seu fluxo e não se esqueça de retira-lo no tempo indicado, entre 8 e 12 horas;
  5. Para retirar, basta apertar um pouco o copinho e puxar;
  6. Descarte o sangue.

É comum que as marcas identifiquem o tamanho dos coletores por A e B, sendo os do tipo B recomendados para mulheres abaixo dos 30 anos de sem filhos e as demais, o tipo A. Essa distinção diz respeito ao assoalho pélvico e elasticidade.


coletor menstrual

Imagem do Pinterest

Dicas importantes sobre o coletor menstrual

Muitas mulheres podem apresentar dúvidas quanto a altura do colo do útero e sobre a intensidade do fluxo menstrual. Para isso, separamos algumas sugestões publicadas pelo Portal Tua Saúde:

coletor menstrual

Imagem/Divulgação: Portal Tua Saúde

 

Imagem do Portal T

Imagem/Divulgação: Portal Tua Saúde

Como fazer a higienização do coletor menstrual?

A higienização é importante para manter a sua segurança e a durabilidade do coletor:


  • Após a retirada e o descarte do sangue, lave o coletor com água morna e sabão neutro;
  • Antes do início do ciclo e no final, em uma panela, coloque água, ferva e, posteriormente, coloque o coletor e deixe por 5 minutos;
  • Este processo também pode ser feito no microondas. Coloque o coletor em um recipiente, adicione água até cobrir o objeto, espere até que a água ferva, retire e espere mais 3 ou 4 minutos com o coletor dentro da água.

Caso você não queira usar uma panela da sua cozinha, não se preocupe! Muitas marcas vendem panelinhas próprias para esta finalidade.

Quais as desvantagens do coletor menstrual?

O uso dos coletores também possuem algumas desvantagens. A maior parte dos problemas estão associados à má higienização que pode corroborar para uma infecção, mas os seguintes pontos também devem ser levados em consideração:

  • Durante a adaptação e o processo de conhecimento do próprio corpo, é possível que você coloque o coletor da maneira equivocada até encontrar a melhor forma de fazer o procedimento. Fique atenta: o fluxo menstrual não vaza;
  • A remoção e higienização em locais públicos pode ser complicada;
  • Para muitas mulheres, o contato com o sangue pode ser um problema e, neste caso, é inevitável;
  • Algumas mulheres podem tem dificuldades devido o tamanho do colo do útero. Lembre-se: não é normal sentir dor.

Perguntas frequentes sobre o coletor menstrual

Posso emprestar o coletor?

Não, o uso é pessoal, exclusivamente seu, a transferência para outra pessoa não é recomendada.

Eu sentirei o coletor dentro de mim?

Não, o correto é não sentir que o coletor menstrual esteja ali. Caso você esteja passando por isto, certifique-se de que o coletor esteja posicionado de forma correta.

O coletor ocasiona dor durante o uso?

Não, o correto é que você não o sinta. Portanto, verifique sua posição e analise se você está realmente usando o melhor tipo e tamanho para o seu corpo.


Posso urinar usando o coletor?

Sim! A falta de conhecimento sobre o próprio corpo ainda faz parte do dia a dia de muitas mulheres. Questões como a saúde da região íntima e sua formação, muitas vezes, por questões culturais e sociais, são tratadas como tabu.

A urina e menstruação são liberadas por partes distintas. A menstruação sai do corpo pela vagina através de um canal chamado canal vaginal. Por sua vez, a urina é expelida pela uretra, parte ligada à bexiga.

Coletor menstrual: para que serve e como usar?

Imagem/Divulgação: Marca Inciclo

Posso praticar exercícios usando o coletor menstrual?

Sim! Não há contraindicações para exercícios físicos.

É possível ter alergia?

Sim. Apesar de ser feito com um material atóxico, ainda é possível que, ainda que raro, em alguns casos, as mulheres desenvolvam algum tipo de irritação.


Posso dormir com o coletor?

Sim, desde que respeite o tempo indicado para higienização, uma vez que, a falta dela pode trazer problemas como infecções.

Mulheres que ainda não tiveram relações sexuais podem usar?

Sim, mas o recomendado é que haja a orientação de um profissional da Ginecologia, pois é possível que haja o rompimento do hímen caso feita a inserção sem o devido cuidado.

Uso DIU, posso usar o coletor?

Sim, mas é preciso atenção para não friccionar parte da estrutura do DIU. Em caso de dúvida, procure uma opinião profissional.

Há contraindicações para o uso?

Todas as mulheres podem usar o coletor menstrual, mas seu uso é contraindicado para mulheres na fase de puerpério devido o risco de infecção e sensibilidade neste período.

Onde comprar o coletor menstrual?

A compra de copos menstruais pode ser feita em farmácias, lojas de conveniência, com revendedoras de determinadas marcas e pela internet.


Aqui separamos uma lista de indicações de coletores e sites recomendados que podem te ajudar neste objetivo:

Como o coletor menstrual pode trazer benefícios para a saúde da mulher?

Muitas práticas podem ajudar uma pessoa a ter uma vida mais saudável e com os cuidados com a região íntima não poderia ser diferente. Após a leitura deste post, você poderá balancear os pós e os contras do uso do coletor menstrual e decidir se este é um bom método a ser testado, mas não se sinta pressionada!

Se você não gostou de algum dos pontos apresentados, muitos outros dispositivos para lidar com a menstruação como calcinhas e shorts absorventes também cumprem bem o propósito e colaboram com a sustentabilidade.

Se você quiser mais informações sobre como o coletor pode ser benéfico para a saúde da mulher, no vídeo do YouTube Coletor menstrual é nojento?“, a especialista em sexualidade Cátia Damasceno traz uma perspectiva sobre como o uso dessa pecinha pode impactar no seu dia.

Não esqueça que o importante é que você se sinta bem consigo mesma e encontre formas que te traga segurança, conforto e saúde.



Entidades: Globo | Pinterest | Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas