Códigos secretos Android: Os 71 principais que você precisa conhecer

por | dez 2, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


O sistema padrão do Android já disponibiliza diversos dados, estatísticas e funções para os seus usuários, o que facilita bastante a acessibilidade e configurações. Mas você sabia que é possível acessar ainda mais recursos? Com os códigos secretos Android é possível ativar uma grande série de informações que ficam em segredo no software do aparelho.

Neste post você vai poder conferir dezenas de códigos para usar no seu celular com sistema Android e acessar os recursos ocultos. Vale dizer que todos os códigos são por USSD. Mas antes de informar os comandos, é preciso passar algumas informações e cuidados que é necessário ter.

O que é USSD?

O USSD é a sigla para Unstructured Supplementary Service Data (Dados de Serviços Suplementares não Estruturados, em tradução direta) pode ser definido como um protocolo de comunicação para celulares. Ao utilizar os códigos USSD a pessoa ganha acesso a recursos escondidos sem a necessidade de instalar um app.

Sendo assim, os códigos secretos Android USSD integra o padrão do telefone do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). Então, diferente do SMS que é utilizado para mandar mensagens de texto entre dois celulares, o USSD determina uma ligação em tempo real entre o seu aparelho celular e uma rede móvel ou que não precisa de servidor.

Como funciona um código USSD?

Para usar o USSD é preciso colocar códigos em formato de números e caracteres a partir do app de discagem de ligação que é encontrado em todos os celulares. Então, quando a pessoa utiliza o código USSD, o telefone manda um pedido a um gateway de rede USSD, que roteia o pedido para um app baseado na web.


Saiba mais: 13 apps para ver filmes e séries no seu Android

Após isso o Gateway de rede volta com um menu baseado em texto que as pessoas podem utilizar para configurar o aparelho. Por exemplo, quando você quer verificar quanto o seu chip tem de crédito e usa o comando: * (número da operadora) # isso é um código USSD.

Os cuidados que é preciso ter com os códigos USSD

É importante deixar claro que esses códigos USSD são atualizados constantemente de acordo com os lançamentos de novas versões do software Android. Além disso, algumas marcas de celular possuem códigos exclusivos, como será mostrado mais adiante. Também tenha em mente que alguns códigos são especificamente da operadora, por conta disso não funcionam em todos os aparelhos.

Sendo assim, caso o código não funcione no seu aparelho, não dê acesso as configurações ocultas, não é que o comando esteja errado, simplesmente o seu aparelho não tem suporte a este código. Então, basta tentar outro.

E sobretudo tenha atenção, alguns códigos precisam ser utilizados com bastante cuidado. Isso porque eles podem fazer o seu aparelho perder mídias ou até mesmo estragar de maneira permanente. Então, se tiver dúvida em usar algum comando, você não pode seguir em frente, procure informação antes em fóruns, no Youtube, redes sociais, assim vai evitar possíveis problemas.


Códigos secretos Android

Agora que você sabe como funciona os códigos USSD, chegou o momento de conferir eles. Sendo assim, veja, a seguir, os comandos.

Saiba mais: Como mudar o visual dos apps do Android: 22 opções

  1. Ver o IMEI

*#06# – anotar o IMEI é importante caso você precise bloquear o dispositivo.

  1. Desligar o celular

*#*#7594#*#* – aqui o seu aparelho vai desligar de forma direta, sem precisar apertar o botão power e nem mesmo precisa passar pelo menu.

  1. Informações complementares do celular

*#*#4636#*#* – é exibido informações do uso da bateria e também dados sobre o Wi-Fi que o aparelho está conectado. Além disso, também é mostrado algumas informações gerais.


  1. Restauração de fábrica

*#*#7780#*#* – esse código vai restaurar o seu aparelho de forma automática, ou seja, vai apagar todos os aplicativos, mídias e dados gerais. Não use como teste, só digite se realmente quiser restaurar o seu smartphone.

  1. Entrar no menu EPST

##778 + ligação – entra no menu EPST. Código válido apenas em alguns aparelhos.

  1. Backup de mídias

*#*#273283*255*663282*#*#* – este é um dos códigos mais úteis de toda a lista. Com ele você pode fazer um backup das suas fotos e vídeos do seu aparelho Android.

  1. Teste do GPS

*#*#1472365#*#* – esse código tem a função de fazer um teste de GPS do seu dispositivo. Caso ocorra algum problema com ele, esse comando pode ser uma maneira de achar se está tudo funcionando conforme como deveria ou a possibilidade de encontrar algum erro.

  1. Verificar informações do firmware do aparelho

*#*#1234#*#* – mostra informações das versões de software do firmware do seu celular.


  1. Checar o endereço Mac do Wi-Fi

*#*#232338#*#* – dependendo da situação, esse código também pode ser de grande importância. Com ele você pode verificar o endereço Mac do seu Wi-Fi conectado.

  1. Teste avançado do GPS

*#*#1575#*#* – este código abre mais funções para poder testar o GPS do seu dispositivo.

  1. Verificar dados do E-mail

*#*#36245#*#* – este código não é algo que usuários comuns do Android precisem usar, já que ele exibe dados de depuração do e-mail principal cadastrado no seu dispositivo.

  1. Mostra os eventos armazenados no calendário

*#*#225#*#* – mostra os dados que estão armazenados no aplicativo do seu calendário.

  1. Informações sobre a câmera

*#*#34971539#*#* – aqui você pode checar algumas informações da câmera do seu celular.


  1. Teste de brilho interno

*#*#0842#*#* – esse código só deve ser feito se você tiver um conhecimento mais avançado no sistema Android. Com ele você pode fazer uma série de teste da iluminação interna do celular.

  1. Teste do touchscreen

*#*#2664#*#* – esse é mais um código que também exige certo conhecimento do sistema Android. Aqui você poderá fazer testes do touchscreen do seu telefone.

  1. Informações do software e hardware do aparelho

*#12580*369# – diferente de outro código mencionado anteriormente, este além de mostrar informações do software, também exibe dados do hardware.

  1. Condições de bloqueio do aparelho

*#7465625# – este código permite verificar o status em tempo real do bloqueio do dispositivo.

  1. Teste do Wireless

*#*#232339#*#* – esse é mais um código que tem a função de fazer testes no seu smartphone, no caso, é com a à LAN Wireless. Só digite esse comando se realmente precisar, não faça testes e se você não tiver certeza do que está fazendo, é melhor não prosseguir.


Saiba mais: App para descobrir senha de WiFi: confira os 10 melhores

  1. Teste da tela LCD

*#*#0*#*#* – este código é especifico para aparelhos com tela LCD.

  1. Teste de som

*#*#0289#*#* – esse comando liga um teste rápido de som.

  1. Informações do touchscreen

*#*#2663#*#* – com esse código você vai poder verificar algumas informações sobre o touchscreen do seu dispositivo.

  1. Teste do sensor de aproximação

*#*#0588#*#* – caso você queira testar o sensor de aproximação do seu dispositivo é só esse código. Contudo, ele só funciona em um número pequeno de aparelhos.


  1. informações da memória RAM

*#*#3264#*#* – esse código é bem legal, com ele você consegue verificar informações sobre a memória RAM do seu smartphone.

  1. Teste do Bluetooth

*#*#232331#*#* – se o seu Bluetooth apresentar problemas, você pode usar esse código para fazer alguns testes, não é garantia que ele volte a funcionar, mas ao menos pode dar uma base para se chegar a uma solução.

  1. Dados do Bluetooth do celular

*#*#232337#*# – esse código pode ser usado como completar ao anterior. Aqui você consegue dados mais detalhados do Bluetooth.

  1. Verificar o USB

*#08008# – o comando é mais para aparelhos antigos, ele não funciona em dispositivos atuais. De toda forma, esse código tem a função de verificar o status do USB do seu telefone.

  1. Modo de serviço

*#0*# – o modo de serviço libera várias opções de configurações que estão ocultas em seu aparelho. Só mude algo se souber o que está fazendo.


  1. Modo de testes

*#*#197328640#*#* – já o modo de testes só deve ser acessado se você tiver um bom conhecimento do sistema Android, já que nele é possível fazer várias mudanças em seu aparelho.

  1. Verificar informações do software

*#*#1111#*#* – está é mais uma alternativa de verificar as informações do software do seu dispositivo.

  1. Verificar informações do Hardware

*#*#2222#*#* – já este comando é especifico para ver informações do hardware do dispositivo.

  1. Configurações de diagnóstico

*#9090# – Este código pode ser útil, mas é necessário atenção ao usar ele, já que será exibido as funções diagnósticas do seu celular. Então, ele não é recomendado para qualquer pessoa. Além disso, ele só é ativado em alguns aparelhos.

  1. Modo de registro de ligações

*#*#8351#*#* – este código é bem legal, com ele é possível ativar a discagem de números através da voz. Mas, infelizmente, ele só funciona em aparelhos mais antigos.


  1. Desativar o modo de registro de ligações

*#*#8350#*#* – se você ativou a função anterior e não curtiu, para desativar vai precisar digitar esse código.

  1. Teste de sinal

*#*#7262626#*#* – utilizar esse comando abre a possibilidade de entrar no teste de campo, que serve para verificar a intensidade do sinal que o seu aparelho está recebendo.

  1. Apagar a conta do Google cadastrada

*#*#7780#*#* – esse código é mais para aparelho antigos. De toda forma, ele também precisa de cuidado se for usar, já que ele remove todas as contas do Google que estão cadastradas no celular.

  1. Informações do Google Play Services

*#*#426#*#* – esse código exibe informações do aplicativo Google Play Services.

  1. Exibir informações do código universal do produto

*2767*4387264636* – esse é mais um código que só funciona em aparelhos mais antigos. Com ele é possível verificar o código universal de produto do aparelho.


  1. Configurações de atualização

*#8736364# – este código é meio obsoleto pois ele só tem a função de levar você para a aba de atualização do Android, algo que pode ser feito facilmente nas configurações do aparelho.

  1. Status de consumo de dados

*#3282*727336*# – este código ajuda a você acompanhar o consumo dos status de dados do seu celular.

  1. Menu de criação de dados

*#273283*255*3282*# – mais um código que exige atenção e cuidado, sendo assim, ele só é recomendado para pessoas com conhecimentos técnicos do sistema Android. Com isso, esse comando vai te levar para o serviço de criação de dado do aparelho.

  1. Outras informações do firmware e do hardware

*#*#4986*2650468#*#* – esse comando libera um outro menu que mostra informações diferentes de outros códigos que também tem a função de exibir dados do firmware e do hardware.

  1. Verificação do build do dispositivo

*#*#44336#*#* – com esse comando é possível ver informações sobre a build do celular, por exemplo, como o código da versão do Android instalada.


  1. Taxa de radiação

*#07# – este código é no mínimo curioso, com ele é possível verificar a Taxa de Absorção Específica (SAR) do dispositivo. Lembrando que a SAR é o índice de energia eletromagnética emitida por dispositivos de comunicação que não possuem fio, como celulares e tablets, na qual o tecido biológico do corpo absorve.

  1. Painel HSDPA e HSUPA

*#301279# – use esse comando para verificar o painel de controle HSDPA e HSUPA, que são informações relacionados a rede móvel do dispositivo.

  1. Teste do leitor ADC

*#0228# – este código está disponível apenas em alguns dispositivos, na qual o comando permite verificar status do leitor ADC, que é um componente de hardware do celular.

  1. Hard reset

*#*#786#*#* – use esse código para fazer de forma mais direta um Hard Reset no seu dispositivo.

  1. Menu Superuser

*#*#7873778#*#* – este é um comando muito útil, desde que você tenha conhecimento avançado no sistema Android. Neste menu você tem acesso a várias configurações do software do celular.


  1. Verificar atualizações do sistema

*#*#2432546#*#* – tem como verificar essa informação pelas configurações do celular, mas ao digitar este código aparece de forma imediata se tem atualização do software disponível.

  1. Firmware da câmera

*#34971539# – esse código não é para configurar a câmera, ele serve apenas para conferir informações sobre o firmware da câmera do seu aparelho.

  1. Factory Keystring

*#7284# – também só use esse código se você tiver um conhecimento mais avançado, já que ele libera acesso ao Factory Keystring do celular.

  1. Informações da bateria

*#0228# – esse código é destinado para aparelhos mais antigos. Nele é possível verificar informações detalhadas da bateria do aparelho.

  1. Seleção da banda RF

*#2263# – outro código que está relacionado a banda de rede do aparelho, no caso, o RF.


Códigos exclusivos da marca do aparelho

A Samsung é a empresa que mais possui quantidade de códigos exclusivos para os seus smartphones. Contudo, vale dizer que alguns dos recursos também estão disponíveis nos comandos gerais. De toda forma, confira, a seguir, os códigos específicos para as marcas dos dispositivos.

Códigos secretos para aparelhos Samsung

52. *#0*# – acesse a aba de diagnóstico

53. *#011# – exibe informações da rede e da operadora

54. *#0228# – exibe o status da bateria

55. *#0283# – entra no menu de teste de Loopback


56. *#0808# – acesse as configurações de USB

57. *#1234# – verifica a versão do software

58. *#2663# – mostra de forma detalhada a versão do firmware

59. *#7353# – acesse o menu de teste rápido

60.*#2683662# – entre no modo de serviço


61. *#34971539# – mostra informações de firmware da câmera.

Códigos secretos para aparelhos Xiaomi

62. *#*#64663#*#* – acesse o menu de teste

63. *#*#6485#*#* – mostra informações sobre a bateria

64. #*#564548#*#* – mostra dados da versão da MIUI.

códigos secretos android - Foto 1

Códigos secretos para aparelhos Motorola

65. *#*# 2486#*#* – acesse o menu de serviços


66. *#07# – acesse dados regulatórios

67. ##7764726 – abre o menu do serviço escondido do Motorola Droid.

Códigos secretos para aparelhos ASUS

68. *#07#: abre informações regulatórias;

69. 12345+= – acesse o modo de engenharia do celular. O surpreendente é que nesse caso, o comando tem que ser feito no app nativo da calculadora do aparelho.

Códigos secretos para aparelhos LG

70. *#000000#: acesse o menu de serviço


71. ###337*07#: veja informações para retornar o dispositivo às configurações de fábrica.

Saiba mais: Os 10 melhores emuladores de Android para PC


Entidades: Android

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores