Coaching profissional: Como saber se você precisa de um?

por | dez 16, 2021 | Notícias | 0 Comentários


Antes de sabermos se você precisa ou não de um coaching profissional, é preciso entender com mais detalhes o que um coaching realmente faz, como ele trabalha e quais são seus objetivos.

A tarefa de aprender esses pontos poderá facilitar o seu entendimento no futuro sobre a sua situação, além de ter uma maior facilidade na hora de decidir se precisa ou não de um coaching profissional.

O coaching vai te ajudar a definir o que você realmente quer, seja como um profissional novo no mercado ou como um mais experiente, você precisa saber o que realmente quer e onde deseja chegar na sua carreira. O objetivo do coaching é te auxiliar na descoberta de formas para alcançar o seu próprio objetivo.

Cada profissional pode ter a própria maneira de ajudar os seus clientes nessas descobertas, mas o objetivo sempre é auxiliar e ajudar.

Um outro ponto que o coaching profissional irá auxiliar na vida do cliente é saber balancear a vida pessoal e a profissional. E uma forma de fazer isso é trabalhar o lema “primeiro escolher a vida que se quer e, somente depois, a carreira que irá caber nela”.


Mas não é só isso. Dependendo da situação, ele também irá te ajudar nos estudos para concursos públicos, no seu crescimento profissional, mudanças e escolha de uma nova profissão e muito mais.

Saiba Mais: O que faz e como ser um Copywriter profissional?

Situações que você pode precisar de um coaching profissional?

Existem várias situações em que o coaching profissional pode ser bastante útil para o seu cliente e outras pessoas.

Separamos algumas das situações mais comuns e que podem acontecer com qualquer um em qualquer carreira, para servir como exemplo:

  • Ter seus valores contrariados por ações da própria empresa em que trabalha;
  • Sente uma falta de propósito e sentido na sua carreira e não sente mais a mesma alegria e satisfação pelo próprio serviço;
  • Sente que as suas habilidades estão sendo desperdiçadas pela empresa e na função que você está exercendo na mesma;
  • Não se sente seguro e não possui a própria autonomia, confiança e liberdade para realizar as próprias escolhas referentes a sua carreira.

Para saber se você está ou não passando por esses tipos de situações, você não precisa ficar atento somente a sua situação psicológica, já que é normal o seu corpo apresentar sintomas que indicam esses problemas.


É preciso ficar atento aos sintomas físicos e mentais, pois é normal que muitas vezes não percebemos essas situações no início, mas sim com o passar do tempo.

Alguns pontos que você deve prestar atenção com o seu corpo para identificar essas situações são:

  • Falta de ar;
  • Medo;
  • Angústia;
  • Desconforto;
  • Excesso de sono ou insônia;
  • Irritabilidade e paralisia.

Saiba Mais: Como ganhar dinheiro em casa? As 23 melhores ideias para trabalhar por conta

O que um coaching profissional faz?

Agora que você já sabe o que o coaching profissional faz e algumas das principais situações em que você deve procurar o seu auxílio, é importante saber como o profissional irá te ajudar.

Inicialmente, o coaching buscará prestar um auxílio para compreensão emocional, ambição, propósito de vida e visão. 


Para conseguir realizar isso com qualidade, ele vai utilizar técnicas e ferramentas para ensinar e estimular a autopercepção do cliente sobre o seu entorno, melhorando sua tomada de decisão e compreensão. Para que você compreenda de forma mais esclarecedora, é possível separar o papel do coaching da seguinte forma:

  1. Compreensão de quem você realmente é: através do seu perfil emocional, exercícios práticos, testes e perfil pessoal, você poderá realizar uma análise atual para compreender quem é você;
  2. Descobrir quem você quer ser a partir deste ponto: você deve identificar novas possibilidades, caso queira, através do que faz atualmente e onde suas buscas e ações atuais refletem com seus objetivos futuros. Para esses casos, é indicado que você monte um plano de carreira e de vida profissional para auxiliar no alcance do seu objetivo;
  3. Preparação para estar pronto para ser quem realmente quer ser: você precisa definir quais são as suas capacidades a serem desenvolvidas para que possa chegar a ser quem você quer ser. Aqui, vale citar o desenvolvimento de neuro atitudes, competências de uma Metodologia Atitude Emocional, como criatividade, comunicação, planejamento e resolução de problemas, além de outros que pode ajudar no processo.

Assim que você finalizar o trabalho com o coaching profissional, deverá conseguir realizar os seguintes exercícios: 

  • Ter um foco pessoal para se modificar, desenvolver e após isso, auxiliar no desenvolvimento de pessoas próximas;
  • Adquirir um posicionamento para que você possa alcançar quem quer ser, ignorando o pensamento alheio e focando no bem próprio;
  • Ter uma forma de equilibrar as maneiras de olhar para os outros e para si mesmo, mantendo sempre o foco;
  • Construir novas regras para a sua vida ou aprimorar as que já tenha, transformando a estrutura de sua vida e crenças limitantes;
  • Compreender qual é o seu objetivo de vida e determinar quais são os seus valores e crenças;
  • Aceitar quem são aqueles próximos de você e seus defeitos, procurando sempre atuar e manter uma boa convivência ao seu redor;
  • Ter um maior desenvolvimento emocional e manter a maturidade do mesmo;
  • Ter inteligência emocional e equilíbrio para observar o que acontece ao seu redor e entender o que pode e o que não pode mudar;
  • Valorizar a si próprio e compreender quem você é no momento e onde quer chegar com o tempo;
  • Ter a capacidade de entender, gostar de transformações e aceitar as mudanças, tendo a coragem de correr riscos para que novas oportunidades e possibilidades apareçam;
  • Saber equilibrar a sua vida pessoal e profissional, sem causar estresse e desconforto uma na outra;
  • Desenvolver uma rotina para manter a qualidade de vida e ter um tempo para si próprio.

Saiba Mais: Como trabalhar com conserto de celulares?

Sinais de que você pode estar precisando de um coaching profissional

Além das pontos citados acima, existem alguns outros sinais principais que podem indicar que você precisa de um coaching profissional. São eles:

1. Sofrer com ansiedade na hora de finalizar metas e ter seus resultados abaixo do esperado

Esse tipo de sentimento é mais comum em funcionários que exercem funções multitarefas, sofrendo uma sobrecarga de trabalho.


Neste tipo de situação, o coaching irá auxiliar na hora de fazer com que suas atividades virem práticas, saindo do papel, e grande parte do auxílio prestado será focado na organização.

2. Ter problemas na hora de desenvolver pessoal e equipe

Com o tempo, começaram a surgir cada vez mais pluralidades de pessoas com perfis diferentes no mesmo time, o que pode dificultar para que o responsável mantenha o controle da equipe e contribua para seu desenvolvimento.

Isso acontece pois é cada vez mais difícil disponibilizar o que cada um desses perfis precisa para trabalhar.

O coaching profissional irá utilizar ferramentas, metodologias e técnicas para ajudar a melhorar o desempenho e potencializar a assessoria dos colaboradores e trabalhar a percepção de cada um da equipe. Para que isso aconteça perfeitamente, será necessário que o gestor se esforce para se aprimorar e saber lidar com todas as frustrações humanas que podem atingir a sua equipe. 

Com isso, será feito um gerenciamento das expectativas de melhoria de carreira de cada um, nas reclamações, insatisfações com o comando do time e ainda saber como motivar e aprimorar o trabalho do colaborador de forma efetiva. 


3. Ter a necessidade de alavancar a sua carreira, mas não sabe como

Se você já chegou no que seria o auge da sua carreira, sem mais nenhum cargo acima do seu, mas ainda tem a necessidade de continuar crescendo, então um coaching profissional pode te ajudar.

Existem diferentes formas de crescer dentro de uma empresa. E quando alcançamos o limite de cargos, podemos crescer em conhecimento, expertises e especialidades.

O autodesenvolvimento é uma das principais funções e objetivos a serem alcançados pelo coaching. O autoconhecimento pode te transformar em um chefe melhor, potencializando ao limite as suas habilidades de liderança, levando em consideração os seus objetivos pessoais e sonhos, além de beneficiar a própria empresa durante a sua carreira profissional.

Saiba Mais: 5 vantagens de trabalhar com Marketing Digital

Quando buscar um coaching profissional?

Coaching profissional: Como saber se você precisa de um?

Quando você quiser alcançar alguns objetivos na sua carreira, o coaching profissional poderá ser a solução neste processo.


E alguns desses “Quando” profissionais são:

  • Quando você busca uma maneira de se preparar e ser um líder melhor para sua equipe;
  • Quando você quer melhorar sua carreira ao máximo e buscar se aprimorar sempre como profissional;
  • Quando você já é um líder de uma equipe, mas quer desenvolver ainda mais suas habilidades e, consequentemente, a produtividade de seu time, melhorando as suas capacidades de gestão;
  • Quando você quer ter um maior reconhecimento profissional por seus superiores, pelo mercado ou pelos próprios colaboradores;
  • Quando você busca desenvolver novas habilidades e competências para ser sempre um profissional melhor do que era ontem;
  • Quando você está buscando criar o seu próprio negócio, o coaching pode te ajudar a alcançar o seu objetivo da melhor forma;
  • Quando sentir que não está produzindo o bastante, o coaching pode auxiliar no aumento de sua produtividade;
  • Quando estiver tendo dificuldades de manter o foco em seus objetivos e tarefas.

Saiba Mais: Trabalhar em casa: boas práticas para se manter produtivo


Entidades: Linkedin

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores