Chá revelação: 7 ideias simples para impactar e gastar pouco

por | maio 9, 2022 | Notícias | 0 Comentários


A gravidez é cheia de fases e um dos momentos mais esperados pelos pais é o chá revelação, onde eles descobrem o sexo do bebê. As festas de chá revelação ficaram muito populares por todo o mundo, e ao contrário do que possa parecer, elas podem ser simples e ainda assim muito impactantes.

O chá revelação é uma comemoração que se originou nos Estados Unidos e logo ganhou espaço em nosso país. Sucintamente, os pais da bebê reúnem aquelas pessoas que são importantes em suas vidas, que fazem parte de seu ciclo social, e revelam o sexo da criança através de brincadeiras ou objetos que escondem a cor azul (para menino) ou rosa (para menina).

Existem inúmeras maneiras para se revelar o sexo do bebê, podendo ser originais, baseadas em algo único e particular para família, como uma composição de uma música, por exemplo.

Hoje, nós traremos várias ideias diferentes de como organizar a festa, como fazer a revelação, inspirações de decoração, ideias de brincadeiras para entreter os convidados e uma lista de sugestões de presentes.

Saiba Mais: Presente de Dia das Mães 2022: melhores ideias até R$100


Como organizar um chá revelação

Escolha uma pessoa para guardar o segredo

Antes mesmo de fazer a ultrassom para a descoberta do gênero, os pais precisam escolher uma pessoa que ficará responsável por guardar a informação e auxiliar nos preparativos do chá revelação.

É ela quem irá organizar o grande momento da descoberta. O ideal é que esta pessoa esteja presente no dia da ultrassom para a descoberta do sexo, para que assim ela já fique com o resultado em mãos.

É importante ressaltar que a mamãe deve conversar com o seu médico antes, explicar que não deseja saber o sexo da criança e que essa informação deve ser entregue diretamente para aquela pessoa, escolhida para guardar a informação.

Lista de convidados

Antes de começar a planejar toda a logística da festa, é importante ter em mente a quantidade de convidados. Será preciso pensar na quantidade de comida, bebida e se será necessário alugar mesas e cadeiras, entre outras coisas.

Então, a segunda tarefa a ser realizada na organização do seu chá revelação é fazer uma lista de convidados.


Data, horário e lugar

Após feita a lista de convidados, é hora de escolher uma data para o evento. Dê preferência a um final de semana, pois, geralmente, é quando as pessoas estão de folga de suas rotinas de trabalho e estudo.

Defina também um horário, se deseja que seja durante o dia ou durante a noite. Se você deseja fazer muitos registros desse momento, talvez durante o dia seja a melhor opção, já que a luz estará favorável para que sejam valorizados o ambiente e a decoração nas fotos.

Já a escolha do local é uma decisão que precisava levar alguns pontos em consideração, tudo dependerá da quantidade de convidados e qual a maneira será utilizada para fazer a revelação.

Se a quantidade de pessoas for muito grande, vale a pena pensar em casas de festas. Mas, caso seja algo mais reservado, até mesmo a sua casa pode ser o lugar escolhido. Fique atenta, pois caso a revelação seja feita por meio de fogos de artifícios ou fumaça colorida, você precisará realizar o chá revelação ao ar livre.

Tema da festa

Na grande maioria das vezes, a decoração e o tema de chá revelação são simples e tradicionais. As cores azul e rosa são utilizadas e para decoração, capricham nos balões e usam pontos de interrogação para representar o segredo. Entretanto, você pode buscar por algo mais elaborado e diferente.


O tema deve estar ligado aos gêneros masculino e feminino, como por exemplo, lacinhos e bigodes, ursinhos azuis e ursinhos rosas, piratas e sereias e assim por diante. Esse é o momento que você pode usar e abusar da criatividade.

Envio dos convites

O momento ideal para enviar os convites aos seus convidados, seria de 3 a 4 semanas antes da data da festinha, para que assim todos possam se organizar para marcar presença. O convite pode ser tanto físico, quanto virtual.

Informações primordiais que devem estar no convite: data, horário, local e alguma outra informação que julgue necessária, como vestimenta (se houver uma específica) e solicitação de confirmação de comparecimento, até uma semana antes.

Pense nas comidas e bebidas

É hora de planejar o que será servido aos seus convidados durante o chá revelação. Tendo definido o horário, fica mais fácil determinar isso. Se a festa for de dia, durante a tarde, algumas opções são salgadinhos, sanduíches naturais, torradas com patê e pão de queijo.

Uma mesa de frutas ou de frios também é uma opção. Para bebidas, sucos de frutas naturais, chás e refrigerantes. Os pais devem decidir se servirão bebidas alcoólicas. Além disso, é legal pensar em uma sobremesa, como brigadeiros e cupcakes.


Inspirações de decoração

Sobre a cor da decoração

Agora, vamos para a parte mais esperada: a decoração. Antes de mais nada, você deve ter em mente que não precisa seguir o padrão da grande maioria dos chás revelação, onde as cores usadas são azul e rosa, para representar menino e menina, respectivamente.

Ainda que azul e rosa sejam cores com muita relevância nesse momento, você pode escolher outras cores para fazer essa representação. Use a criatividade, mas não se esqueça que você deve preferir as mais neutras para que o cenário não fique confuso e nem fuja da proposta inicial.

Alguns exemplos seria variar no tom de azul e rosa ou usar as cores verde água, para representar menino e lilás ou roxo, para representar menina. Veja algumas inspirações do Pinterest:

chá revelação
chá revelação
chá revelação

Tema da festa e itens de decoração

Após definida a cor, você deve pensar em um tema. O foco principal é a distinção entre menina e menino, mas você pode personalizar como bem entender e isso pode ser feito de diversas maneiras.

Muitas pessoas usam ursinhos de pelúcia para compor o cenário, outras preferem variar com bichinhos como elefante, panda, personagens de desenhos infantis, entre outros. Fica a critério dos pais e de quem está organizando o chá revelação.


O tema pode ser baseado nesses bichinhos ou qualquer outro personagem. Veja a seguir algumas inspirações:

Urso Panda

chá revelação
chá revelação

Mickey e Minnie

chá revelação

chá revelação
chá revelação

Elefante

chá revelação
chá revelação

Ursinho

chá revelação
chá revelação

Saiba Mais: Penteados para festa: 50 modelos para se inspirar e arrasar

Ideias para chá revelação simples e barato

Chegou o momento de saber como montar um chá revelação, com direito a tudo que foi apresentado e o melhor: gastando pouco! Sabemos que economizar nesse momento é essencial, por isso, vamos te ensinar a montar a sua festa.

1. Cenário

A fim de economizar, saiba que você pode fazer o cenário em casa com materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados. Tanto as mesas, quanto o painel e as bandejas de decoração podem ser feitas de papelão! Veja o passo a passo ensinado no canal “Vídeo Aulas Decoração”:

2. Arco de balão

Os balões são elementos principais em uma decoração, principalmente quando se trata de um chá revelação. Aquele arco lindo pode ser feito em casa, com poucos materiais e o resultado fica incrível. Aprenda a fazer, vendo o passo a passo no canal “Gi – Buba DIY”:


3. Bolo

O bolo pode ser mais simples, apenas como parte da decoração, como também pode ser utilizado para fazer a revelação. Confira mais algumas inspirações de bolos e docinhos temáticos:

chá revelação
chá revelação
chá revelação
chá revelação

chá revelação
chá revelação

chá revelação
chá revelação

4. Lembrancinhas

As lembrancinhas são opcionais, mas também podem ser inseridas no seu chá revelação sem grandes gastos. Veja algumas dicas interessantes e baratas:

Sabonetinhos em formato de pé

Sabonetinhos são uma ótima alternativa para dar como lembrancinha aos seus convidados. Eles podem ser comprados, mas também podem ser feitos de forma caseira, como a Nani Silva ensina em seu canal:

Mini difusor de ambiente

Um mini aromatizador de ambiente é uma lembrancinha fofa e elegante, ao mesmo tempo. Aprenda a fazer:

Mini vela aromatizada

Mini velas são mais uma opção para fazer, lembrando que você pode personalizá-las de acordo com o tema da festa, acrescentando cores ou decorando de outras maneiras. Veja como fazer:


Mamadeiras de acrílico recheadas e docinhos

chá revelação

Chupetas personalizadas

chá revelação
Chaveirinhos de E.V.A

chá revelação

5. Chá revelação Ideias para revelar

Através do bolo

Muitas escolhem essa forma de revelar o sexo do bebê. Por fora, o bolo é unissex e de acordo com o tema da festa, ele é recheado com a cor que representa ou menina, ou menino. O recheio pode ser ainda confetes azuis ou rosas no centro do bolo.

Balões recheado de papel azul ou rosa

Outra maneira muito utilizada para o momento da revelação é através de um balão. A pessoa responsável precisa colocar dentro do balão a cor que representa o sexo do bebê, geralmente azul ou rosa. Os papais então estouram o balão juntos, na frente de todos, para revelar o mistério.

Balões de gás

Outra alternativa, também com balões, é encher balões de gás de cor rosa ou azul e “esconde-los” dentro de uma caixa de papelão. Os pais fazem a contagem regressiva, e ao chegar no 1 abrem a caixa e os balões sobem, colorindo o céu e revelando o segredo.

Vendando os pais

Uma ideia muito legal e que foge um pouco do padrão, seria vender os pais e pintar suas mãos para que eles as coloquem em uma camiseta branca. Ao serem desvendados, descobrem o sexo do bebê.

Através de música

Por que não compor uma música para fazer a revelação?! É uma forma muito especial para revelar o sexo do seu bebê, que ficará eternizado na vida de todos que estiverem presentes.


6. Brincadeiras para fazer com os convidados

Para garantir a diversão de todos e gerar ainda mais expectativa, você pode inserir brincadeiras durante o chá revelação. Veja alguns exemplos:

Apostas

Quem não gosta de uma boa aposta? Uma boa ideia é usar um quadro negro e escrever uma divisão entre menino e menina. Anote a quantidade de convidados que acham que o bebê é do sexo feminino, e quantos acham que é do sexo masculino. Após a revelação, distribua recompensas para aqueles que acertaram.

Para variar a brincadeira, a mãe pode ficar ao lado da lousa para que os convidados analisem o formato da barriga e tentem adivinhar dessa maneira. Crenças antigas dizem que a barriga pontuda, por exemplo, significa que é um menino, mas se a barriga estiver oval, quer dizer que é menina.

Circunferência da barriga

Tudo que você vai precisar para essa brincadeira é de um rolo de barbante. Funciona da seguinte maneira: Cada convidado deve cortar um pedaço do barbante, de um tamanho de acordo com o tamanho da barriga da mãe. Cada um colocará em volta da barriga, quem acertar ou chegar mais perto da medida, é o vencedor.

Roupa rosa ou azul

Você pode pedir aos convidados que eles se vistam de acordo com o palpite de cada um (se menina ou menino), mas não se esqueça de especificar as cores no convite, caso não sejam os tradicionais rosa e azul.


Saiba Mais: Nomes para meninos: 231 ideias para seu bebê

7. Dicas de presentes

Nada melhor do que economizar no chá revelação e ainda ganhar presentes! Pensando nisso, você também pode sugerir presentes aos seus convidados e fazer uma lista com algumas opções. Confira alguns exemplos:

  • Fraldas
  • Lenços Umedecidos
  • Almofada de amamentação
  • Roupinhas
  • Mamadeiras
  • Babador
  • Mordedor
  • Bolsa de maternidade
  • Álbum de fotos

Não há regras ou um manual de como fazer um chá revelação, você pode optar por maneiras tradicionais, como também pode ser autêntica e revolucionar com ideias próprias. Este é um dos primeiros acontecimentos da magia que é ter um filho, portanto pense e faça tudo com muito carinho.

Saiba Mais: Aplicativos de Grávidas: os 10 melhores para baixar


Entidades: Pinterest

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.