Casa de taipa: como surgiu e modelos para te inspirar

por | jun 10, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Você já ouviu falar da chamada casa de taipa? Este é um método de construção vernacular, que usa madeira e barro como base para a construção da casa. A casa de taipa pode ser feita com dois tipos de taipa diferentes, este será um dos pontos que vamos abordar neste artigo sobre as casas de taipa.

Este é um tipo de construção que marcou história no Brasil, especialmente nas regiões nordeste e norte. A casa de taipa se destaca por ser uma construção sustentável, uma técnica bastante usada na bioconstrução. Muitas pessoas pensam que uma casa de taipa só pode ter uma aparência rústica, mas na verdade existem algumas construções bastante modernas e sofisticadas, como você pode conferir nos exemplos separados ao final deste texto.

Então, neste post você vai saber os principais pontos necessários sobre a taipa, a construção da casa de taipa e a história que essa técnica possui no Brasil. 

Saiba Mais: Limpeza de pele: 6 dicas simples para fazer em casa

O que é usado na casa de taipa?

Antes de saber como fazer a casa de taipa, você precisa entender mais a respeito. A taipa é um método construtivo vernacular que cria moradia com uso de madeira, terra e bambu, dependendo do tipo de construção que você deseja. Existem dois tipos diferentes de taipa, a de mão e a de pilão. Confira mais sobre as duas:


Taipa de mão

casa de taipa

Imagem: Sienge

Um método de construção mais antigo, a taipa de mão consiste na construção de casa de taipa com a formação de vão no entrelaçamento de madeiras. Durante a obra, esses vãos acabam sendo preenchidos com terra para dar mais firmeza a casa.

Essa é uma técnica que também é conhecida por outros nomes, como taipa de sopapo, pau a pique e taipa de sebe.

Taipa de pilão

casa de taipa

Imagem: Cidade e Cultura

A construção de casa de taipa com a técnica de taipa de pilão se destaca por ter uma estrutura mais durável e resistente. Este método consiste em comprimir a terra para que ela tenha um formato próximo ao de madeiras ou os chamados taipais.


Depois, é feita uma camada de 15 cm de altura com barro compactado. 

Saiba Mais: Os 5 melhores exercícios funcionais para emagrecer em casa

Qual é a origem da taipa?

Quando falamos da taipa de mão, é inconclusivo o tempo exato em que ela começou a ser usada, porém, no oriente, ela é usada desde tempos remotos e suas origens vêm dos romanos. Contudo, na África, a utilização da taipa na construção acontece desde antes da colonização européia.

Com o tempo, a taipa passou por uma evolução devido a descoberta de novos materiais e técnicas de construção. Um grande problema que a casa de taipa tinha era o rápido apodrecimento da madeira fixada ao solo, assim, isso foi deixado de lado e as amarrações começaram a serem feitas com arame ou fibra vegetal.

Ao contrário da taipa de mão, sabemos que a taipa de pilão se originou na China, mais especificamente pelo povo Longshan, que fizeram as primeiras construções com essa técnicas entre 2.600 e 1.900 a.C. A taipa de pilão foi bastante utilizada na construção de casa de taipa e outras obras ao norte da Índia e no Himalaia, em monastérios budistas. 


Com os séculos, a taipa de pilão foi se espalhando pelo mundo, chegando até o Norte da África e no Oriente Médio. Inclusive, foi construída uma cidade inteira pelos romanos com esta técnica, a cidade de Cartago, embora atualmente seja possível ver somente as ruínas. A taipa também marcou a história da arquitetura graças aos romanos, que levaram a técnica para a Europa.

Saiba Mais: Receitas para Airfryer: as 8 melhores para fazer em casa

Como a taipa foi usada no Brasil colônia?

Não sabemos quando exatamente a técnica de taipa começou a ser utilizada no Brasil, porém, alguns pesquisadores afirmam que ela pode ter surgido no país com uma mistura de técnicas portuguesas, africanas e indígenas. Assim, a taipa foi bastante utilizada na época do Brasil colônia, uma parte bastante importante da arquitetura colonial portuguesa.

Isso aconteceu especialmente devido a vedação interna que as construções da época possuíam. A taipa era bastante usada também na construção de casas rurais e senzalas. Porém, essa técnica não foi utilizada somente na construção de casa de taipa mais simples, já que as casas dos senhores de engenho também eram construídas com a taipa, mais especificamente entre os séculos XVI e XVII.

Em Minas Gerais, as igrejas construídas durante o período de mineração do país também foram feitas utilizando a taipa. Alguns exemplos bastante famosos são as Igrejas de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, e Nossa Senhora das Mercês e Perdões, em Ouro Preto.


Com o tempo, as paredes de alvenaria substituíram a taipa das igrejas. 

Saiba Mais: Convites de casamento: 20 modelos para se inspirar

Quais são as vantagens e desvantagens da casa de taipa?

Uma casa de taipa possui diversas vantagens, mas como nem tudo são flores, essas construções também possuem algumas desvantagens. Entre as principais vantagens que podemos citar, temos:

  • Risco baixo de acontecer incêndio;
  • Excelente isolamento acústico e térmico;
  • Pouco impacto no meio ambiente;
  • Custo baixo de construção.

Agora, quando falamos das principais desvantagens de uma casa de taipa, temos que citar:

  • Permeabilidade do barro;
  • Falta de padronização da construção;
  • Alta possibilidade da madeira ser atacada por insetos, mas nesse caso, isso acontecerá se ela for construída de forma errada. 

Saiba Mais: Casas pré-fabricadas: 7 inspirações para construir a sua


Quais são as etapas de construção de uma casa de taipa?

Agora que você já está por dentro da história e do que é a taipa, vamos mostrar as etapas necessárias para construir uma casa de taipa, veja a seguir:

1. Fundação de concreto ou pedra

A primeira coisa que uma casa de taipa precisa ter é uma base sólida, seja de concreto ou de pedra, protegendo, dessa forma, as paredes contra a umidade. É indicado que as ripas da base sejam enterradas a aproximadamente 30 cm do chão.

Para servir de base para as paredes, a fundação da casa também precisa da colocação de vigas baldrames.

2. Trama de bambu ou madeira

Normalmente, as tramas de madeira são feitas com varas de eucaliptos ou bambus, sendo posicionadas de forma horizontal e vertical, também amarradas entre si. Antigamente, no começo do uso da taipa, era comum utilizar cipó ou outros materiais semelhantes encontrados na natureza para as amarrações.

Atualmente, é comum utilizar pregos, fibras de cipós e arames. Mas é importante ter em mente que os espaçamento entre as varas não pode ser maior que 15 cm. 


3. Usar a terra da região para o adobe

Após tudo isso, será preciso fazer a barração da casa de taipa, ou seja, é a hora de preencher as tramas de madeira com o barro. Para garantir que todos os espaços sejam preenchidos, é sugerido que três barramentos sejam feitos. É extremamente importante que nenhum buraco da construção fique vazio, pois isso pode comprometer a estrutura após a secagem do barro e até ataques de insetos.

Agora, se a casa de taipa será pintada ou não, vai depender da aparência que você queira para a construção.

4. Trabalho da casa de taipa é leve

Uma dica muito importante é utilizar materiais leves na construção da casa de taipa, especialmente no telhado, já que o barro utilizado na parede não é muito resistente à compreensão. É comum utilizar materiais da própria área para o telhado, como sisal, barnaúba, palha de coqueiro, palha de buriti, sisal e entre outros.

A única exigência é que o material tenha cerca de 50 cm, ou mais, de beiral, para proteger as paredes contra chuva.

Saiba Mais: Como ganhar dinheiro em casa? As 23 melhores ideias para trabalhar por conta


Onde no Brasil ainda é possível encontrar a casa de taipa?

Em várias regiões do Brasil ainda é possível encontrar algumas casas de taipa, especialmente em áreas do interior no norte e nordeste. Isso porque as famílias que costumam viver nessas regiões não possuem condições financeiras para construir uma casa de alvenaria.

Porém, já não é mais estranho encontrar pessoas que busquem viver mais próximos da natureza e ter moradias sustentáveis investindo na construção de uma casa de taipa. Esse tipo de casa pode até mesmo ser usado junto de tecnologias para usar energia solar.

Exemplos de casa de taipa moderna

Por fim, também separamos alguns projetos mais modernos de casa de taipa que podem chamar a sua atenção, podendo utilizar até mesmo materiais mais modernos e sofisticados, que resultam em uma aparência bastante interessante e bonita. Confira:

Saiba Mais: Mercado online: 10 melhores apps para comprar sem sair de casa



Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas