Call to Action: 5 formas de usar para converter mais leads

por | dez 1, 2020 | Marketing de Conteúdo | 0 Comentários

Call to Action, também conhecido por CTA, é uma estratégia para preparar sites, email marketing e anúncios, que levam o usuário a uma tomada de ação.

Normalmente, essas ações visam converter uma visita em uma venda. Mas há outros objetivos que o CTA pode ajudar na consolidação da sua marca. Vamos primeiro entender o que é call to action.

CALL TO ACTION: O QUE É?

Call to action por tradução significa “chamada para ação”. Como dito anteriormente, é uma estratégia que leva o usuário a realizar um determinado movimento dentro da navegação.

São exemplos de CTA, botões com comandos como: clique aqui, download, comprar, ver mais e outros.

Além disso, o call to action pode ser um link que te direciona para outro conteúdo. O CTA pode ser também um espaço para você preencher seu e-mail em troca de um benefício.

Portanto, podemos dizer que o CTA é uma orientação de quais passos um usuário deve seguir. É uma forma de incentivar seu público a agir para que sua empresa atinja um objetivo.

Normalmente, esses objetivos estão em levar o seu lead para o próximo nível do funil de vendas.

CALL TO ACTION: FINALIDADES

Como falamos anteriormente, o objetivo macro de um CTA é levar os seus leads a uma próxima etapa no processo de venda, ou seja, amadurecer a relação e o contato que você tem com esse público.

Para fazer isso, existem diversas formas para aplicar um CTA. Vamos analisar as opções que mais encontramos, principalmente quando nos depararmos com uma campanha.

1. Assinar uma newsletter

No marketing digital, essa é uma das maneiras mais comuns para gerar leads. Esse tipo de CTA tem por objetivo alimentar a lista de e-mails.

Por meio dessa lista, a organização irá manter contato com esse cliente, entregar conteúdo relevante, ofertar seu produto, anunciar promoções de venda, etc.

Sendo assim, o usuário demonstra interesse no conteúdo compartilhado por sua empresa ao assinar uma newsletter. Logo, ele avança do topo do funil de vendas para a parte intermediária.

2. Sugerir um download 

No marketing digital, isso é chamado de recompensa. Possui o mesmo objetivo de gerar leads e alimentar uma lista de contatos.

A organização primeiramente oferece uma recompensa, que nesse caso é em forma de download de um material.

Esse material pode ter vários formatos. Pode ser um e-book, uma planilha de apoio, um podcast, um checklist, o resultado de um teste gratuito, etc.

O importante é que essa recompensa seja de valor para o seu público. Só assim, o CTA cumprirá o seu objetivo e levará o usuário a efetivamente se cadastrar na sua lista.

3. Engajamento nas redes sociais

Um exemplo de call to action muito comum. Normalmente, quando terminamos a leitura de um texto, encontramos botões para compartilhar o conteúdo com nossos seguidores nas redes sociais.

Com esse tipo de CTA, as organizações buscam aumentar seu tráfego por meio das redes sociais. Há plugins que facilitam essa ação oferecendo a opção de compartilhamento automático com apenas um clique.

4. Encaminhar para sua landing page

Aqui temos um exemplo de call to action que também pode servir para gerar tráfego em landing pages. Porém, é mais comum encontrarmos esse CTA para encaminhar o lead para a página de vendas.

Ou seja, o processo final do funil de vendas, onde sua persona deixa de ser lead e passa a ser seu cliente.

É nessa página que você irá fazer a apresentação do seu produto e dar condições do cliente realizar a compra.

5. Mais seguidores para suas redes sociais

Quando você gera engajamento, a maioria do público atingido pode estar interagindo pela primeira e única vez com sua página.

Ao incentivar que os usuários te sigam nas mídias sociais, será mais fácil manter um relacionamento com esse possível cliente. Como: apresentar produtos e serviços, divulgar promoções, solicitar a indicação de um amigo, etc.

6. Gerar tráfego para o seu blog

Quando você gera tráfego para seu blog ou até mesmo para um artigo, você consegue melhorar o seu posicionamento nos sites de busca, como o Google, por exemplo.

Ao melhorar seu ranqueamento, mais facilmente sua marca será encontrada por possíveis clientes.  Nesse sentido, muitas estratégias de call to action tem por objetivo estratégias de SEO.

7. Participar de um evento 

Convidar seu público para participar de um evento também pode ser feito com o recurso de CTA. Seja um treinamento, uma palestra ou um evento online.

Você pode incluir um convite online para que seu público se inscreva em seu evento. Uma ótima estratégia é divulgar esse convite em suas redes sociais.

8. Responder uma pesquisa

Outra forma eficiente de usufruir do call to action, é incentivar seu público a responder pesquisas. O objetivo aqui é levantar informações que tenham relevância para o seu negócio.

Por exemplo: realizar pesquisa de satisfação do usuário, avaliação de atendimento, opinião sobre um determinado produto.

Saiba Mais: O que é copywriting e mais 6 dicas para uma copy que converte

CALL TO ACTION: ONDE APLICAR O SEU CTA

Depois de exemplificar os principais objetivos buscados com estratégias de call to action, vamos mostrar onde essas estratégias podem ser aplicadas. Mas lembre-se sempre de alinhar estratégia com objetivos.

1. Em uma landing page

A primeira e mais óbvia opção é usar o CTA em seu site. Afinal ele foi criado para vender, não é mesmo?

Digamos que essa é uma opção “quente” para se aplicar um call to action. Isso porque, se o lead pesquisou e acessou o seu site é porque ele tem algum interesse em alguma oferta.

Nesse sentido, por que não instigar essas pessoas a tomar uma ação? Você pode adicionar botões como: ofertas da semana ou compre agora, por exemplo.

2. No e-mail marketing

Impossível para quem trabalha com marketing digital não aplicar táticas de CTA ao disparar um email marketing. Afinal, eles foram enviados justamente para instigar o potencial cliente a uma ação.

Essas ações quando feitas via lista de e-mails podem ter objetivos diversos: gerar leads, anunciar uma promoção, testar seus leads, etc.

3. Nas redes sociais

Quem nunca arrastou para cima um Stories no Instagram, para Saber Mais, que atire a primeira pedra. Esse é um ótimo exemplo de como podemos aplicar o call to action nas redes sociais.

Além do Instagram, existem outras redes sociais que você precisa promover o inbound marketing da sua organização, através do recurso de CTA.

São alternativas de redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, Pinterest, etc. Além disso, vale pesquisar as redes sociais próprias para nichos específicos, que já possuem um público segmentado de acordo com interesses em comum.

4. Em seus anúncios (ao investir em links patrocinados)

Se você não utiliza o CTA ao criar seus anúncios, saiba que está perdendo uma ótima chance de potencializar seus resultados.

Como nos anúncios os textos são curtos, a melhor estratégia é utilizar o call to action “bem direto”, como: “compre agora” ou “quero me inscrever”.

Aqui é necessário caprichar na copy para obter os resultados esperados.

5. Em materiais compartilhados

Sabe aquele e-book que você ofertou como recompensa na sua estratégia de CTA? Pois então!

É possível inserir dentro dele um call to action. E não há problema algum nisso. Você pode, por exemplo, deixar uma mensagem assim:

“Continue seus estudos acessando o nosso blog. Clique aqui e leia mais!”. Isso serve para direcionar novamente esse lead para sua página e aumentar as chances de sua taxa de conversão crescer também.

CALL TO ACTION: COMO MENSUTAR SEUS RESULTADOS

Cada estratégia de CTA pode ter uma maneira diferente para que você analise os seus resultados.

Uma alternativa é acompanhar as métricas de análise disponíveis pelas ferramentas. Como por exemplo: Google Analytics ou o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Agora, se você usa uma ferramenta de auxílio para o disparo dos seus e-mails marketing, provavelmente essa ferramenta também irá disponibilizar dados para sua observação.

Faça testes A/B e verifique que tipo de CTA leva mais o seu publico a ação. Além das frases de convite para a ação, teste cores, modelos e posições de botões.

Outra alternativa é aplicar a mesma estratégia de call to action em ambientes diferentes e verificar qual converteu mais usuários.

CALL TO ACTION: CONCLUSÃO

Existem várias formas para que você potencialize os seus resultados. Quando alinhado com uma estratégia de conteúdo, certamente o CTA é um desses fatores de potencialização.

Antes de criar o seu call to action, busque referências em sua caixa de e-mails, redes sociais, sites concorrentes e de grandes referências de mercado. Certamente isso irá te inspirar.

Agora se você quer melhorar seus resultados, então mão-na-massa!

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