Calendário Lunar: os 8 melhores apps e sites para acompanhar

por | jun 21, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Você tem o costume de acompanhar o calendário lunar? Ficar de olho nas fases da lua pode ser importante, pois esse fenômeno influência vários ciclos do planeta, seja no mar, na migração de animais ou na vegetação. Ainda há pessoas que acreditam que a mudança da lua pode influenciar no corte de cabelo e até mesmo na gestação.

Saiba Mais: Horóscopo Chinês: Qual seu signo e previsões para o ano?

De toda forma, ficar por dentro dos ciclos e acompanhar em que fase a lua está no momento, pode trazer várias vantagens, por exemplo, para os pescadores e agricultores, ou ainda para as pessoas que são entusiastas com a astronomia.

Dessa forma, o ciclo lunar em volta da terra dura por volta de 28 dias para ficar completo e tem oito fases, na qual as quatro principais são: nova, crescente, cheia e minguante — e outras que são quatro de transição.

Os 8 melhores aplicativos e sites para acompanhar o calendário lunar

Então, para te ajudar a acompanhar as fases da lua, confira os melhores sites e aplicativos do calendário lunar 2022 e posteriores. Vale ressaltar que a lista não se trata de um ranking, ela está organizada de forma aleatória e há apps para aparelhos com o sistema Android e iOS.


1. My Moon Phase

A lista começa com a indicação do My Moon Phase, um app de calendário que mostra tudo sobre as fases de momento da lua e as que ainda vão acontecer. Ele tem uma interface bem simples, prática e fácil de entender. Como esse aplicativo indica o ciclo lunar de qualquer data do calendário, você pode planejar eventos e atividades com base nas fases que estão chegando.

Outra função bem interessante é que, como a fase da lua pode mudar ligeiramente ou muito visivelmente conforme a localização geográfica, o app deixa você ajustar a localização de forma manual ou escolher de maneira automática.

Também há uma ferramenta que mostra o quão nublado estará o céu na região onde você mora. Isso contribui para saber se a lua vai poder ser vista ou não em um especifico momento. Além disso, informa quando vai ocorrer a lua cheia, lua nova e quarto minguante.

O My Moon Phase ainda tem um espaço que indica os momentos da hora dourada e da hora azul, para que você saiba quando é o melhor momento para tirar fotos. Ainda é possível conferir informações bem bacanas, como: a altitude de um determinado ponto, a distância do momento entre a lua e o nosso planeta e a idade da lua.

O app também dispara notificações para alertar quando a lua estiver na fase que você escolheu. O aplicativo está disponível para celulares com o sistema Android e iOS.


2. Fases da lua (Phases of the Moon)

O Fases da lua oferece para os usuários uma interface de uma lua em 3D que pode ser arrastada e girada. Com isso, é possível ter uma melhor compreensão da aparência da lua no momento. Esse recurso só pode ser usado devido a simulação da superfície lunar feita pela NASA, que recebe o nome de: “missão de reconhecimento lunar”.

Ainda vale destacar que a imagem lunar gerada é atualizada em tempo real.

calendario lunar - foto 3Foto: Divulgação/ M2Catalyst, LLC.

Caso deseje ver as condições das fases da lua de maneira mais rápida e sem precisar entrar no app, basta usar o widget que ele traz. Também existem alertas e mensagens sobre as fases da lua, com lembretes sobre os eventos lunares que você pode customizar e configurar como quiser.

Além de ser possível conferir a fase da lua atual ou futura, você ainda pode verificar as do passado. Esse aplicativo está disponível apenas para celulares com o sistema Android.


3. Star Walk 2

O Star Walk 2 oferece para os usuários ferramentas que são mais amplas em relação as informações sobre os astros, e ainda oferece o recurso de realidade aumentada ao dizer as posições das constelações em tempo real.

Então, para achar a lua, você deve procurar o satélite no espaço de busca. O app irá indicar a sua localização. Com um movimento de pinça na tela para dar zoom no local, ele se apresentará em uma versão 3D da lua com a sua atual frequência de iluminação.

calendario lunar - foto 2Foto: Divulgação/ Vito Technology

O Star Walk 2 está disponível na versão web e para dispositivos móveis com o sistema Android e iOS.

4. Daff Lua

O Daff Lua é mais um aplicativo capaz de indicar as fases da lua do momento e das datas futuras. Mas além disso, ele mostra outras informações, como a idade da lua, o horário do nascer e o pôr da lua, a sua locomoção, o zodíaco, altitude e azimute lunar, o sol, mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e outros planetas que formam o nosso sistema solar.


Ele também tem a ferramenta de indicar a duração do dia, o equinócio, o solstício e as posições da lua em qualquer momento. Ainda é possível usar widgets com diferentes funcionalidades.

Você também consegue personalizar as notificações e colocar lembretes sobre as fases da lua, o nascer do sol, lua cheia, entre outros eventos do seu interesse. Esse é mais um aplicativo que está disponível apenas em smartphone com o sistema Android.

5. Sky Map

O Sky Map é o aplicativo mais popular da lista, tanto que ele já possui mais de cinquenta milhões de downloads no Google Play Store, com nota 4.1 de 5 em 490 mil avaliações. Vale destacar que esse app fez parte do Google, mas foi abandonado e depois renasceu através de um grupo de desenvolvedores.

Sendo assim, o aplicativo pode ser definido como espécie de mapa planetário com realidade aumentada, que usa os recursos de orientação e localização do aparelho para indicar o que está logo atrás dele.

A plataforma deixa procurar por planetas, estrelas e outros corpos estelares, podendo filtrar o que será mostrado na tela. Ainda há um recurso noturno que coloca o brilho da tela quase que no mínimo e destaca todos os textos e dados em vermelho escuro, o que contribui no acompanhamento do céu.


Você pode fazer o download do aplicativo no Google Play Store.

6. Moon Phase Calendar

Agora, se você estiver procurando um aplicativo simples, com a menor complicação possível, então pode ser uma boa opção testar o Moon Phase Calendar. Ele oferece recursos básicos, como o calendário das fases da lua, indicando quando é lua nova, quarto crescente, lua cheia ou quarto minguante.

Aqui você também pode receber notificações de alertas de quando será as fases da lua. O aplicativo está disponível para aparelhos móveis com o sistema Android.

7. Sky Guide

O Sky Guide é outro aplicativo que trabalha em conjunto com a câmera do seu aparelho para indicar e mostrar dados sobre estrelas, satélites, galáxias, constelações, planetas, a lua e muito mais.

Ao todo, são 2,5 milhões de estrelas que estão registradas e o app até informa quando vai ser a próxima chuva de meteoros que irá acontecer na sua localização exata. É permitido mudar a data para obter a posição de cada astro do céu e até configurar para que uma mensagem de alerta seja disparada para o seu Apple Watch, quando um evento astronômico estiver perto de acontecer.


A plataforma só está disponível para os usuários de iPhone.

8. Sky View Lite

Para encerrar a lista, a última indicação é o Sky View Lite. Esse é mais um app que usa os sensores do aparelho para saber a orientação e a posição no planeta, mas deixa a câmera ligada para poder oferecer uma das melhores experiências de realidade aumentada.

Vale ressaltar que o Sky View Lite é um pouco diferente de todos os apps que estão listados neste post. Ele não é um aplicativo voltado para as fases da lua, mas ainda assim é possível acompanhá-las. Você só precisa fazer uma pesquisa pelo satélite da Terra e a plataforma irá indicar à sua atual posição, com dados sobre o nível de iluminação no dia.

No aplicativo, você pode verificar galáxias, estrelas, constelações, inclusive com os desenhos que elas significam, planetas, até satélites e a Estação Espacial Internacional. O Sky View ainda permite verificar a trajetória de qualquer objeto que é visível na tela do celular.

calendario lunar - foto 1Foto: Divulgação/ Terminal Eleven


Ainda é importante dizer que o aplicativo é gratuito, mas também há uma versão premium que tira os anúncios do menu, e deixa os usuários procurarem por mais satélites, mostra mais nebulosas, galáxias e exibe todas as oitenta e oito constelações.

O app pode ser baixado na Google Play Store e na Apple Store.


Entidades: Android | Apple | Google | iOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas