Bitcoin wallet: Para que serve e como usar? Confira nossas dicas

por | dez 16, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Se você pretende ou até mesmo já investe em criptomoedas, é preciso saber logo de cara que não é indicado deixar seus ativos na conta da Exchange. A recomendação ideal é selecionar uma bitcoin wallet para guardar as suas moedas digitais.

A bitcoin wallet é importante para você não ter prejuízo, caso você deixe suas criptomoedas na conta da corretora e algo inesperado aconteça com ela. Dessa maneira, é possível encontrar no mercado várias bitcoin wallets, o que faz necessário conhecê-las para saber qual se encaixa melhor na sua demanda.

O que é bitcoin wallet?

A bitcoin wallet pode ser definida como uma carteira digital que armazena criptomoedas, sendo que cada uma possui sua própria chave pública e privada, que são códigos em um formato de sequências de números e letras. A partir disso, é possível fazer transações financeiras.

Saiba Mais: Mercado Bitcoin Login e como criar sua conta do zero

É importante ficar atento com o uso das chaves para evitar possíveis problemas. A chave pública pode ser mandada a outros usuários para receber as criptomoedas. Contudo, a chave privada não pode ser compartilhada, já que ela permite a comercialização ou a transferência das suas moedas digitais.

Todas as movimentações que envolvem as transferências de criptomoedas ficam marcadas em um ambiente virtual com o nome de blockchain, que é uma espécie de livro contábil. Essa plataforma funciona como um gigantesco banco de dados público que guarda todas as informações das transferências concretizadas desses ativos virtuais.

Através da blockchain, é permitido fazer operação, armazenar dados e acompanhar os seus bitcoins ou qualquer outro tipo de criptomoeda com maior segurança, caso ocorra ataques hackers.

No Brasil, há duas modalidades vitais de bitcoin wallet: a primeira é a online, que são consideradas como carteiras quentes. A segunda é a offiline, conhecidas como carteiras frias. Ainda existem subcategorias dentro delas, que são:

  1. Carteiras Quentes:
  • Carteiras da web;
  • Carteiras móveis;
  • Carteiras para desktop.
  1. Carteiras frias:
  • Carteiras de hardware;
  • Carteiras de papel.

Cada uma das modalidades oferece vários recursos e ajudam as pessoas que desejam investir em um período a longo prazo ou até mesmo só fazer o day trade. Vale destacar que as carteiras frias não precisam estar há todo momento conectadas na internet. Com isso, esses criptoativos podem ser carteiras de hardware ou de papel.

O ponto positivo das carteiras quentes é que as transferências das moedas virtuais podem ser concretizadas de maneira rápida. Por consequência, essa categoria é mais usada pelos usuários que fazem muitas operações. Já o principal ponto negativo é que elas podem ser vulneráveis a ataques hackers.

As carteiras frias não oferecem uma simplicidade de transferências das moedas digitais e nem são tão imediatas igual as carteiras quentes. Em contrapartida, essa modalidade é bem mais segura, porque ela não fica online há todo o instante.

Qual é a melhor bitcoin wallet do mercado?

É importante deixar claro desde agora que escolher uma bitcoin wallet não é uma tarefa tão simples. Isso porque cada plataforma possui pontos positivos e negativos que são relevantes e podem fazer diferença para a sua demanda.

Ou seja, cada modalidade disponibiliza serviços que são atrativos para vários tipos de pessoas e para outras não é tão interessante.

Para tentar te ajudar a escolher a bitcoin wallet que mais se enquadra no seu perfil de investidor, a seguir vamos indicar uma lista de dicas com as melhores bitcoin wallet de cada modalidade para que você possa fazer a sua análise e selecionar a que se encaixa com sua demanda.

Carteiras web para criptomoeda

Com as carteiras web, os usuários podem acessar as informações direto do navegador do computador. De forma geral, elas têm o funcionamento como uma extensão do browser ou site.

Nessa modalidade, é possível fazer transferências imediatas das criptomoedas, mas sofre com a vulnerabilidade de ataques hackers.

Algumas opções dessa categoria para criptoativos são os seguintes:

StormGain

A StormGain é uma das melhores opções gratuitas de bitcoin wallet. Nela, os usuários podem guardar outras criptomoedas além do bitcoin, pois é uma ferramenta multimoeda.

Sendo assim, essa plataforma tem o funcionamento ligado com a corretora de criptos. A administração e os modos de fazer transferências das moedas digitais são bem funcionais.

O maior ponto positivo dessa wallet bitcoin é que ela tem a praticidade das carteiras quentes, mas oferece uma segurança semelhante das carteiras frias. Isso ocorre devido uma parte das moedas digitais que ficam guardadas em carteiras quentes são usadas para auxiliar as transações. Contudo, a maior parte se encontra em uma carteira fria, o que certifica a segurança do seu dinheiro.

Já o maior ponto negativo dessa plataforma é que ela só aceita as seis criptomoedas mais populares do momento, que são:

  • Bitcoin (BTC);
  • Bitcoin Cash (BCH);
  • Ethereum (ETH);
  • Ripple (XRP);
  • Litecoin;
  • Tether (USDT).

Sendo assim, a StormGain pode ser usada na web através de computadores com sistemas Windows, Linux ou MAC OS. Os usuários também podem acessar a plataforma com celular Android ou iOS.

Coinbase

A Coinbase é uma das maiores e mais usadas corretoras de criptoativos dos Estados Unidos. Além disso, essa plataforma é uma das maiores exchanges do mundo.

Por conta disso, muitos investidores consideram a Coinbase como a melhor carteira web para BTC.

A ferramenta permite fazer a conexão entre a conta bancária da pessoa com a bitcoin wallet, o que ajuda no momento de realizar a transferência dos ativos. Ela também oferece segurança para todos os seus usuários.

Saiba Mais: Como criar uma conta na Coinbase?

Um diferencial bem bacana é que a Coinbase disponibiliza categorias de contas para pessoas que querem apenas fazer serviços básicos e uma modalidade para funcionalidades avançadas.

Freewallet

O grande destaque da Freewallet é que ela aceita mais de trinta tipos de criptomoedas, o que é um número muito bom. Mas, infelizmente, vale dizer que a plataforma não está em português do Brasil.

As moedas virtuais podem ser enviadas entre contas de forma gratuita e a segurança é feita com o código PIN e 2FA. Também vale destacar que a plataforma possui a ferramenta de exchange. Isso quer dizer que os usuários podem concretizar as compras dos ativos digitais dentro da própria Freewallet.

Carteiras móveis

As carteiras móveis para moedas digitais se destacam pela sua praticidade, pois o usuário pode instalar o aplicativo da plataforma, o que faz toda a diferença em relação as carteiras quentes. Essa diferença acontece porque ao desligar a internet do aparelho, a carteira vai se tornar fria.

Então, como dica, vale alertar que se você precisa usar o seu celular o dia inteiro, essa modalidade de Bitcoin wallet pode não ser tão interessante. Uma forma de resolver isso é ter um dispositivo somente para administrar os criptoativos e outro para usar no dia a dia.

Com isso dito, veja as melhores alternativas para carteiras móveis:

BRD

A BRD é uma bitcoin wallet bem conceituada no mercado. A plataforma aceita as seguintes criptomoedas:

  • Bitcoin;
  • Bitcoin Cash;
  • Ethereum;
  • Vários tokens ERC-20.

Os ativos não suportados mandados para sua carteira BRD vão ficar inacessíveis e a plataforma não reembolsa. Então, para evitar a perda dos ativos, não envie criptomoedas sem suporte para sua carteira BRD.

Também vale destacar que a ferramenta é bem simples de entender e possui boa acessibilidade em sua navegação. Sobre a segurança, a plataforma permite que o usuário administre as suas chaves como quiser, além de exigir uma senha de, pelo menos, doze caracteres.

O app da BRD está disponível para celulares com o sistema Android e iOS.

Infinito Wallet

Agora, se você está procurando uma carteira móvel que ofereça mais opções de moedas, a Infinito Wallet pode ser uma boa opção, pois ela aceita as seguintes moedas virtuais: BTC, ETH, XLM, BCH, LTC, DASH, DOGE, NEO, GAS, ETC, EOS, ADA, ONT, BNB, TOMO, TRON, ATOM, USDT, INFT, ERC20, NEP-5, BEP-2 e tokens TRC-10.

Outro ponto positivo é que o visual do app é bem bonito e moderno, além de ser fácil de usar. Além disso, a Infinito Wallet conta com a ferramenta de exchange.

Caso queira testar a plataforma, é preciso baixar o aplicativo no Google Play Store ou na Apple Store.

Green Address

Essa é mais uma plataforma que deixa o usuário ter o controle total das chaves privadas, ou seja, pode usar da maneira como bem entender. Sendo assim, um outro atrativo fica na questão da segurança já que, segundo a própria Green Adress, a plataforma tem ferramentas contra ameaças de clonagem e roubo.

Como ponto negativo, diferente das duas plataformas citadas anteriormente, o aplicativo Green Address não é simples de entender e a sua acessibilidade precisa ser melhorada para o melhor uso dos usuários. Além disso, outro ponto negativo é que as transações têm taxas variáveis.

Sendo assim, a instalação e a utilização da plataforma são gratuitas. Entretanto, as transações têm um custo que varia conforme com a demanda dentro da ferramenta. Também vale ressaltar que o PIN e a senha são elaboradas pelo servidor da empresa e não pelo usuário. Cabe a você decidir se essa particularidade é boa ou ruim.

De toda forma, a Green Address é mais recomendada para telefones Apple, mas os donos de Android também podem baixar o aplicativo.

Carteiras de desktop

As carteiras de desktop podem ser usadas a partir de um aplicativo que é instalado no PC. Então, da mesma maneira que as carteiras móveis, a modalidade desktop tem o funcionamento de carteira quente sempre que estiver conectada à internet ou pode ser fria ao desligar a conexão do computador com a internet.

Assim como acontece com os celulares, você pode ter uma máquina dedicada apenas para fazer os seus negócios com as moedas digitais.

Dessa forma, a carteira na modalidade desktop é vista com maior segurança do que a carteira web, pois pode ser transformada de forma fácil e ágil em carteira fria. Então, confira algumas indicações de bitcoin wallet na versão de desktop.

Electrum

A carteira Electrum recebe destaque por ser segura, bem leve e, por consequência, rodar em vários computadores, mesmo os mais antigos. Sendo assim, o aplicativo está disponível para os sistemas Windows, Linux, Mac, Pyton e Android.

Contudo, tenha em mente que a plataforma não é das mais simples para usar, ela possui certa complexidade. Isso deve-se porque a Electrum não tem mensagens com dicas para os novos clientes. Outro ponto negativo é que ela só aceita Bitcoin.

Bitcoin Armory

A Bitcoin Armory é uma das carteiras mais antigas no mercado e o tempo rendeu respeito para a plataforma por conta da segurança dada aos usuários. Além disso, é importante destacar a privacidade disponibilizada para os investidores.

Entretanto, aqui se repete o ponto negativo da complexibilidade em usar a plataforma, já que ela é mais recomendada para o usuário que já dominam bem as ferramentas de carteiras digitais. Ao contrário da indicação anterior, a Bitcoin Armory disponibiliza uma série de tutoriais em vídeo, mas vale ressaltar que estão todos em inglês.

Portanto, como ponto negativo, a plataforma disponibiliza suporte apenas para o Bitcoin, leva bastante tempo para sincronizar e exige muito armazenamento de memória da máquina.

Bitcoin Core

A Bitcoin Core é a plataforma oficial do Bitcoin. Por conta disso, ela é altamente recomendada para guardar suas moedas digitais. As vantagens dessa ferramenta é a disponibilidade de trinta idiomas e a garantia de um grande nível de segurança.

Os pontos negativos são basicamente os mesmos da indicação anterior, ou seja: a dificuldade em usar a ferramenta e a alta demanda de memória do PC.

O app está disponível para os sistemas Windows, Mac OS X, Linux (tgz) e ARM Linux.

Carteiras de hardware

A carteira de hardware é da modalidade fria, porque só se conectam com a internet no momento que o usuário vai realizar a transferência da criptomoeda. Por conta disso, esse tipo de carteira pode ser considerada a mais segura entre todas as modalidades listadas até o momento.

A segurança é devido a dificuldade do hacker teria em invadir uma carteira que fica online por um menor período de tempo enquanto é feito o processo de transferência das moedas virtuais. Sendo assim, veja, a seguir, algumas recomendações desse tipo de serviço.

Ledger

A Ledger é uma empresa que oferece para os seus clientes diferentes modalidades de carteiras. Dentre todas as suas opções, a que mais se destaca é a Ledger Nano S, que é um hardware que produz e guarda as chaves privadas.

bitcoin wallet - foto 1Foto: Divulgação/Leager

Isso quer dizer que as chaves privadas são armazenas na wallet, o que certifica a segurança. Com isso, essa carteira possui criptografia e toda vez que ocorrer uma transação é necessário usar as chaves privadas.

Também vale destacar que esse hardware tem o tamanho de um pen drive, ou seja, é possível andar com ele e guardar bem. Ainda é importante ressaltar que o dispositivo é compatível com os principais sistemas operacionais.

O ponto negativo desse esquema é que ele não é prático durante o processo de transferências imediatas. E, obviamente, a pessoa precisa comprar o hardware.

Trezor

O aparelho da Trezor conta com vários processos de segurança, por exemplo, o dispositivo estabelece o código PIN no próprio hardware e tem a eficácia de utilizar assinaturas múltiplas. Além disso, existe a compatibilidade multiplataforma.

bitcoin wallet - foto 2Foto: Divulgação/ Trezor

A Trezor aceita as principais criptomoedas do mercado, como o: Bitcoin, Bitcoin Cash, Bitcoin Gold, Dash, Dogecoin, Litecoin, Namecoin, Vertcoin, Zcash, Ethereum, Ethereum Classic, NEM, Stellar, Theter, EOS, Monero, MakerDAO, entre várias outras.

O grande ponto negativo fica por conta do alto preço do dispositivo.

Coolwallet

Com um design bem inusitado e curioso, a Coolwallet tem um visual parecido com o cartão de crédito, mas com uma pequena tela e botões inclusos.

Para que ele funcione, é preciso instalar um aplicativo e parear os aparelhos via Bluetooth,

bitcoin wallet - foto 3Foto: Divulgação/ Coolwallet

Além do seu visual pequeno e chamativo, ele conta com outras vantagens bem interessantes, como:

  • Fácil acessibilidade em seu sistema;
  • Aceita as moedas digitais mais populares;
  • Pode ser conectado com telefones;
  • Tem resistência contra água.

Apesar de aceitar as moedas mais usadas no mercado, o seu catálogo de aceitação é pequeno, suportando as seguintes moedas: BTC, XRP, ETH, LTC, BCH, BNB, Horizen, ICX, e tokens ERC-20.

Carteiras de papel

Com tanta tecnologia à disposição em diversas áreas da vida, fica até difícil acreditar que uma grande segurança de criptoativos pode vir de uma simples folha de papel. Mas de fato isso pode acontecer na prática.

Dessa maneira, as carteiras de papel são bem diferentes de qualquer outra modalidade. Isso ocorre porque elas não funcionam em estruturas de aplicativos, no formato ligado diretamente online e nem de hardware. Na prática, a carteira é um pedaço de papel que possui a sua chave privada. E é exatamente por conta disso que essa modalidade pode ser considerada muito segura.

Outro ponto positivo é que essa carteira passa por um processo fácil para ser criado, utilizado e guardado. Isso acontece por conta da sua praticidade e alta segurança. Essa carteira costuma ser utilizada por pessoas que têm grandes quantias de criptoativos e não precisam usar várias vezes as moedas ao longo do dia.

Como ponto negativo, é um material frágil que pode acabar estragando bem facilmente por se tratar de um papel, além de ter a possibilidade de perder.

Você pode encontrar no mercado vários criadores de chaves privadas para imprimir e administrar sua carteira de papel com um código QR para criptomoedas. De forma geral, essas plataformas têm um funcionamento bem parecido um com o outro.

Como dica, na hora de produzir as chaves na sua carteira de papel, para que tenha total segurança, é indicado que faça o download do HTML no seu PC e acesse ele sem estar conectado com a internet.

BitAdress

A BitAdress é usada diretamente do navegador. O processo é bem simples, só é preciso ficar passando o mouse no local indicado.

Dessa maneira, essa plataforma além de oferecer o serviço de carteira de papel, ela tem uma ferramenta que permite armazenar na memória do computador uma frase em vez de imprimir ou acessar via QR Code as suas chaves privadas e as chaves públicas.

Bitcoin.com

O Bitcoin.com permite que os seus usuários tenham uma carteira de papel com praticidade e segurança. A plataforma usa o navegador do PC para produzir a carteira, sendo que nenhuma informação é enviada aos servidores do site ou para a internet.

Só lembrando que os dados disponibilizados na ferramenta são frios.

Walletgenerator.net

E para encerrar as recomendações, a última indicação é do site Walletgenerator. Nele, também é possível produzir chaves públicas e privadas de forma aleatória. O seu funcionamento é bem parecido com o BitAddress. Só que neste caso também não é enviado seus dados para a internet.

Qual bitcoin wallet devo usar?

Como já mencionamos no inicio do conteúdo, escolher qual é a melhor modalidade de carteira não é uma tarefa simples. Com todas as informações que leu, é possível fazer uma análise das principais características das carteiras virtuais.

De toda a forma, o ponto importante ao selecionar a bitcoin wallets que mais se enquadra com seu perfil é ter em mente que essa ferramenta serve para bloquear as suas criptomoedas, transferir e, principalmente, deixar o Bitcoin com a maior segurança possível.

Sendo assim, faça alguns testes, veja a plataforma que mais te agrada, até mesmo porque várias ferramentas são gratuitas. Só fique atento que algumas plataformas podem cobrar para fazer as transferências, como foi mencionado ao longo do texto.

Saiba Mais: Como investir em Bitcoin: Por onde começar sua carteira de investimentos

Continua depois da publicidade

Entidades: Android | Apple

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil

Pin It on Pinterest

Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr