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Bio do Instagram: 6 dicas para ter uma biografia poderosa

por | ago 21, 2020 | Instagram | 0 Comentários

A Bio do Instagram é muito importante pois é o primeiro contato do seu público com o perfil. O usuário vê a foto, depois o que você escreveu e só então vai verificar o seu feed. Por isso, ela deve ter todas as informações que o seguidor precisa sobre a sua empresa.

Feita da forma correta, ela ajuda a promover o seu produto ou serviço e faz com que o cliente em potencial siga e acompanhe seu perfil.

O QUE COLOCAR NA BIO DO INSTAGRAM

O aplicativo disponibiliza um espaço pequeno para que você possa falar de você ou do seu negócio na Bio do Instagram. Por esse motivo, é importante conhecer primeiro as opções disponíveis, já que essas informações vão transmitir aquilo que você quer passar para seus seguidores.

Lembre-se: a primeira impressão, normalmente é a que fica.

O Instagram disponibiliza os seguintes recursos na Bio de perfis comerciais:

  • Foto do perfil;
  • Nome: informe seu nome, da sua marca ou empresa;
  • Nome de usuário: é a sua @;
  • Site: aqui você pode colocar qualquer link, falaremos disso mais abaixo no post;
  • Bio: são 150 caracteres para você fazer uma breve descrição de você ou do seu negócio;
  • Página: é possível vincular uma página do Facebook ao seu Instagram. Isso será essencial na hora de fazer anúncios;
  • Categoria: escolha a categoria que melhor descreve a sua empresa;
  • Opções de contato: o nome já diz, mas daremos mais informações ao longo do texto;
  • Exibição do perfil: escolha se deseja exibir ou não no perfil a categoria e as informações de contato;
  • Botões de ação: ele conecta seu perfil com outros serviços online.

DICAS PARA UMA BIO DO INSTAGRAM PODEROSA

Por ser um dos espaços mais importantes da rede social, é primordial pensar estrategicamente em o que colocar na Bio do Instagram. Afinal, são apenas 150 caracteres disponíveis.

Em vista disso, separamos algumas dicas pra te ajudar a criar uma biografia do Instagram poderosa e atrair mais seguidores.

Lembrando que algumas sugestões desse post são opcionais. Você não precisa utilizar todas. Fica a seu critério aplicar ou não, ok?

1. TENHA UMA FOTO CHAMATIVA

A foto não é necessariamente a Bio do Instagram, mas ela é um item importante do perfil, já que é responsável pela primeira impressão do usuário. É essencial cuidar da parte visual do marketing digital da sua empresa, e isso começa pela foto.

A ideia é que a foto seja chamativa, que represente de alguma forma o seu negócio ou você. Ela precisa destacar você ou a sua marca, dependendo de qual seja o seu posicionamento.

2. COLOQUE SUA PALAVRA-CHAVE

Palavra-chave é o termo que resume o seu objetivo ou da sua empresa. Através dela, as pessoas poderão te encontrar, pois elas ajudam nas buscas por perfis.

Alguns usuários preferem usar a palavra-chave no nome de usuário. Mas se não for o seu caso, você pode usar logo no início da sua Bio do Instagram. Se o seu negócio for local, o uso da palavra-chave adicionado a localização pode ajudar os usuários a te encontrarem na busca.

Se você possui uma loja de maçãs caramelizadas, por exemplo, coloque em qual cidade se localiza. Dessa forma, se alguém digitar na busca “maçãs caramelizadas Curitiba”, a probabilidade da sua empresa estar nos resultados é maior.

Bio do Instagram

3. DEIXE CLARO O QUE A PESSOAS PODEM ESPERAR DO SEU PERFIL

É mesmo muito importante dizer às pessoas o que elas encontrarão ao seguir o perfil da sua empresa. Isso faz com que a probabilidade de clicarem no botão Seguir seja maior, uma vez que aquilo interessa ao seguidor.

Você pode fazer isso em forma de tópicos, ou também utilizando hashtags. Só cuidado para que não fique confuso e nem muito poluído. Se for usar hashtags no perfil, escolha as melhores e preste atenção nas palavras que escolher, já que algumas ficam difíceis de ler.

Por exemplo, escrever que você é uma Consultora de Negócios é mais fácil de ler, do que #consultoradenegócios.

Bio do Instagram

4. TENHA UMA CHAMADA PARA AÇÃO

Chamada para ação vem do termo em inglês do marketing digital, call to action (CTA), que nada mais é do que pedir ou orientar seu seguidor a fazer alguma ação. No caso da Bio do Instagram, você pode colocar o site ou o link do seu WhatsApp e, logo acima, pedir para o seguidor entrar no site ou fazer o pedido no zap.

É muito comum os usuários colocarem em suas legendas dos posts ou falarem nos Stories, para o seguidor acessar o link da Bio do Instagram. Essa é outra forma de chamada para ação, já que não é possível colocar links nas legendas e o “arrasta pra cima” dos Stories é só pra quem tem mais de 10 mil seguidores.

Se sua empresa tem site, perfil nas redes sociais vizinhas e o WhatsApp para atender os clientes, com o Linktree é possível colocar todos os links na sua biografia do Instagram. Temos esse post do blog que explicamos o passo-a-passo de como usar essa ferramenta e ter vários links no seu Instagram.

Caso não tenha um link fora do Instagram, você pode pedir para os seus seguidores assistirem os Stories, acessarem um determinado destaque do seu perfil ou fazer o pedido via Direct.

5. EMOJIS PODEM AJUDAR

Emojis são aqueles símbolos muito utilizados, principalmente em outras redes, como aplicativos de trocas de mensagens, que substituem frases ou palavras, uma emoção ou uma ação. Para alguns negócios, usar emojis no Bio do Instagram pode ser uma forma diferente e criativa de passar uma mensagem e mostrar o que a empresa faz.

Como comentamos antes, avalie quais dessas dicas condiz com seu negócio e aplique. Os emojis na Bio do Instagram devem ter contexto e serem usados moderadamente, afinal nem todo mundo pode saber o significado exato da figurinha.

Aqui temos o exemplo de uma padaria que fez uso dos emojis pra exemplificar alguns produtos que os seguidores encontrarão na sua loja. E ainda os usou para ilustrar que tem estacionamento para bikes, vagas preferenciais e que só pode entrar usando máscara.

Bio do Instagram

Para colocar emoji na sua Bio do Instagram, você também pode utilizar sites como o Facebook Symbols. Acesse clicando aqui, escolha o emoji e automaticamente ele será copiado. Depois é só colar na sua própria biografia.

6. COLOQUE SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO

Se você tem um perfil da sua empresa no Instagram, é fundamental que ele seja do tipo Comercial. Além do acesso aos insights, com ele é possível adicionar os contatos comerciais do seu negócio na Bio do Instagram.

O seu perfil ainda não é o comercial? Não se preocupe! Aprenda como converter um perfil pessoal em um perfil comercial no Instagram acessando esse post.

Em Editar Perfil, você encontra o espaço para adicionar suas Informações comerciais públicas. No menu de Opções de contato, é possível adicionar um email, telefone (ou o WhatsApp) e endereço, se seu negócio for local.

Bio do Instagram: 6 dicas para ter uma biografia poderosa

Não esqueça que é uma boa opção manter sempre a sua Bio do Instagram atualizada. Além disso, você deve utilizar o maior número de recursos do app que puder. Tudo pode ajudar na hora da decisão de seguir seu perfil (ou não).

Depois dessa revisão, é só colocar a mão na massa!

Você sabia que tem como agendar post no Instagram de graça? Nesse post do blog, explicamos como fazer isso!

Se quiser, cola aqui nos comentários como está a sua Bio do Instagram pra gente saber se seguiu as dicas.

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