Continua depois da publicidade

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

por | maio 12, 2021 | Facebook | 0 Comentários

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso “branco” apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada. 

Confira a seguir como usar a biblioteca de anúncios no Facebook e Instagram e como ela pode te ajudar a ter ideias incríveis para criar suas campanhas. Este é um recurso gratuito, que qualquer um pode acessar e usar os insights para melhorar seus resultados. 

O que é a biblioteca de anúncios do Facebook?

A biblioteca de anúncios do Facebook é um espaço onde você confere todos os anúncios que uma conta está rodando. Este recurso foi lançado há alguns anos com o propósito de trazer mais transparência para os anúncios veiculados na rede social.

Grande parte disso se deve aos problemas identificados no caso Cambridge Analytica, que mostrou como os anúncios no Facebook foram usados para direcionar o resultado das eleições nos Estados Unidos e as votações do Brexit. 

Saiba mais: Gerenciador de Anúncios do Facebook: o que é e como anunciar

Como acessar a biblioteca de anúncios no Facebook? 

Todas as contas de anúncios no Facebook precisam estar vinculadas a uma página ou a uma conta no Instagram. Desta forma, sempre que um anúncio aparecer para você, ele estará ligado a esta página ou perfil. O acesso à biblioteca de anúncios no Facebook pode ser feito de duas formas. A mais simples é através do link direto. Confira o passo a passo a seguir:

Acessar a biblioteca de anúncios pelo link

Passo 1. Logado no Facebook, acesse a biblioteca de anúncios através deste link 

Passo 2. Selecione a categoria do anúncio (todos os anúncios ou temas, eleições ou política)

Passo 3. Digite o nome da página ou empresa que você deseja saber quais anúncios ela está veiculando. 

Biblioteca de Anúncios do Facebook - 1

Ao encontrar a empresa ou página, basta acessar e conferir mais informações sobre ela. Através da biblioteca de anúncios, é possível conferir todas as campanhas que a empresa está rodando. Os anúncios ativos veiculados ficarão disponíveis e, através de um ícone na parte superior, você poderá saber se ele está rodando no Facebook, Instagram ou outros posicionamentos. 

Biblioteca de Anúncios do facebook - 2

Acessar a biblioteca de anúncios pela página

Outra forma de acessar a biblioteca de anúncios é através da página da empresa no Facebook. Vamos supor que você recebeu um anúncio, gostou e quer saber quais outras campanhas a empresa está rodando. Para isso, basta seguir os passos a seguir:

Passo 1. Acesse a página que está rodando o anúncio. 

Passo 2. Vá até a sessão “Transparência da Página”

biblioteca de anuncios do facebook - 4

Passo 3. Clique em “Ver tudo”

Passo 4. Vá até a opção “ir para a Biblioteca de Anúncios”

Você poderá ver todos os anúncios ativos daquela empresa, quando eles foram criados e várias outras informações da campanha. 

Como acessar a biblioteca de anúncios no Instagram

Assim como no Facebook, para rodar um anúncio no Instagram é preciso que a empresa tenha um perfil vinculado à conta. No Instagram, você pode acessar a biblioteca de anúncios de qualquer conta de forma simples. Confira como:

Passo 1. Acesse o perfil da empresa que você deseja saber quais anúncios ela está rodando. 

Passo 2. Toque nos 3 pontinhos no canto superior direito da tela. 

Passo 3. Acesse a opção “Sobre esta conta”

Biblioteca de anuncios - Instagram1

Passo 4. Vá até a opção “Anúncios ativos” para acessar a biblioteca de anúncios pelo Instagram

Biblioteca de anuncios no instagram

Quais as vantagens em usar a biblioteca de anúncios no Facebook? 

Este recurso liberado pelo Facebook pode ser útil de várias formas. Se você souber usar de forma estratégica, poderá ter muitos benefícios em suas campanhas. Confira algumas sugestões de como usar a biblioteca de anúncios do Facebook e Instagram. 

Espionar a concorrência

Sem dúvida, uma das utilidades mais práticas da biblioteca de anúncios é poder “dar uma espiadinha” no que seus concorrentes estão anunciando. Como este é um recurso aberto e qualquer um pode usar, você pode acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo para atrair clientes. 

Vale a pena conferir o que seus concorrentes estão fazendo e listar quais os diferenciais que eles estão focando em seus anúncios. Esta estratégia de marketing, também conhecida como benchmark, pode ajudar a trazer ideias de como você pode explorar os diferenciais do seu negócio. 

Encontrar ideias em líderes do mercado

Grandes empresas acabam tendo uma vantagem sobre as menores por terem equipes compostas por vários profissionais. Desta forma, elas geralmente possuem recursos para inovar em suas campanhas e estudar o mercado. 

Por este motivo, você não precisa começar do zero. Você pode ver através da biblioteca de anúncios, o que estas empresas estão fazendo e se inspirar. Qualquer pessoa pode ter acesso às campanhas de anúncios de qualquer empresa. 

Com isso, você pode pegar ideias de frases, criativos, imagens, direcionamentos e aplicar em sua estratégia de marketing digital nas redes sociais. Apesar de você não ter dados sobre o direcionamento do anúncio, qual público está sendo impactado e se aquela campanha está tendo sucesso, esta é uma forma interessante de pegar ideias e testar. 

O que avaliar na biblioteca de anúncios no Facebook? 

Além das ideias de campanhas e saber o que a concorrência está usando, há várias ideias que você pode tirar ao usar a biblioteca de anúncios no Facebook. 

Anúncios rodando por mais tempo

Mesmo sem acesso aos valores gastos e resultados dos anúncios, você pode avaliar algumas coisas para saber se aquele anúncio está indo bem ou não. Ao acessar a biblioteca, use os filtros e a opção “Impressões por data” para saber quais anúncios estão rodando há mais tempo

Biblioteca de Anúncios - Insights

Através desta informação, você poderá saber quais campanhas estão no ar por mais tempo, o que é um indício de que aquele anúncio está bom uma boa performance. 

Posicionamentos utilizados

Outro dado que você pode avaliar é quais posicionamentos a empresa está usando para rodar seus anúncios. Se ela veicula mais anúncios no Instagram, pode ser que esta rede social seja mais rentável. Se ela rodar os anúncios em todos os posicionamentos, pode ser interessante você replicar a estratégia. 

Criativos mais usados

Outro insight que você pode ter ao usar a biblioteca de anúncios e avaliar quais os criativos mais usados pela empresa. Eles usam mais vídeos, fotos, carrosselIsso pode trazer novas ideias de como você também pode rodar suas campanhas e ter uma base para quais formatos de conteúdo usar. 

Páginas de conversão

Avalie também quais links a empresa está usando. Para onde ela está direcionando seus clientes. Isso pode ajudar a saber quais produtos ela identificou como mais rentáveis. Se você tem um e-commerce, por exemplo, avaliar isso pode ajudar a filtrar produtos com mais potencial de vendas. 

CTAs e copywriting mais usados

Outro dado que você pode avaliar são as chamadas para ação e ter ideias de copywriting para seus anúncios. Ao ler o que uma grande empresa ou um concorrente está dizendo em seu anúncio e usar isso como fonte de criatividade. 

A biblioteca de anúncios no Facebook é uma ótima ferramenta para qualquer anunciante usar para ter ideias e novas estratégias. Com acesso liberado para qualquer um, fazer uma pesquisa antes de criar seus anúncios pode ajudar a gerar mais resultados, simplesmente observando o que concorrentes ou outras empresas estão fazendo. 

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram

Tags:

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

Mais do que uma rede social, o Facebook oferece serviços que vão além de curtir, comentar e compartilhar. Um exemplo desses recursos é o Facebook Watch, plataforma de streaming da empresa. A ferramenta permite que os criadores de conteúdo e veículos de mídia possam...

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Embora o Facebook ainda seja uma rede social muito utilizada em todo o mundo, é fato que seu app ocupa muito espaço no celular. Além do mais, se você quiser utilizar o bate papo e trocar mensagens no seu smartphone, precisa ter um segundo aplicativo chamado Messenger,...

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

Se você anuncia no Facebook, em algum momento já deve ter recebido ou lido alguma informação sobre as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads. A nova postura da Apple em relação ao rastreamento de usuários dentro de aplicativos para dispositivos que rodam o iOS está dando...

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram? Não tem jeito! Se você quer que os seus posts nas redes sociais alcancem cada vez mais pessoas e tenham cada vez mais visualizações, precisa saber responder essa pergunta. Além do mais, essa é uma outra maneira de conseguir...

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Por aqui estamos sempre frisando o potencial que o Facebook tem para alavancar qualquer negócio. Entre tantas formas de se ganhar dinheiro na internet, uma delas é ser um afiliado. Dito isso, hoje vamos falar sobre o Facebook ads para afiliados.  Quem atua no mercado...

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Pretende começar a vender produtos na internet? Caso sua resposta seja sim, criar catálogo de produtos no Facebook pode ser uma ótima alternativa para sua loja virtual. Com as redes sociais, você pode anunciar os itens que pretende comercializar e adicionar...

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites, essa é a nova iniciativa do Facebook anunciada em abril de 2021. Trata-se de um conjunto de ferramentas de áudio, com o objetivo de oferecer aos usuários da rede social, experiências em áudio, assim como acontece na concorrente Clubhouse. As novas...

Atividade fora do Facebook: como controlar sua privacidade

Atividade fora do Facebook: como controlar sua privacidade

Não é de hoje que somos alvo de fake news. Uma que está rodando por aí é sobre a Atividade Fora do Facebook. A partir do momento em que repassamos uma informação sem realizar a checagem do conteúdo somos responsáveis pela propagação da notícia. Foi justamente isso que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest