Banco BMG consignado: quais as regras para seu empréstimo?

por | dez 7, 2021 | Bancos | 0 Comentários


Um empréstimo pode ser um caminho mais imediato para tirar uma pessoa do vermelho, até mesmo porque vários bancos não exigem o motivo do porquê o dinheiro está sendo pedido. E uma das diversas possibilidades de adquirir esse tipo de auxílio financeiro é através do Banco BMG consignado.

Sendo assim, conseguir liberar empréstimo na modalidade consignado no BMG não é uma tarefa tão complicada. Basta ter a consciência e seguir todas as condições e particularidades desse serviço para não ter dor de cabeça no futuro.

Saiba Mais: Como solicitar o cartão de crédito do Corinthians?

Neste post, você pode conferir as regras de como obter um empréstimo consignado no BMG, quem tem direito a esse serviço, os valores das taxas, os convênios ativos que são aceitos, o tempo de espera para obter resposta da solicitação da vantagem, entre outras informações.

Banco BMG consignado: como funciona e valor das tarifas

O serviço de empréstimo consignado do Banco BMG concede o benefício aos servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS a fazer o empréstimo consignado. Isso porque essa instituição financeira faz contato com o local em que o cliente trabalha. Assim, os juros do empréstimo podem ser diminuídos, o que torna uma grande vantagem para os beneficiados.


Dessa maneira, o salário do cliente já vem descontado de forma automática. Isso faz com que o Banco BMG consignado tenha certeza que não vai ocorrer atrasos nos pagamentos das mensalidades do empréstimo.

E é por conta disso que não acontece a verificação no SPC e Serasa. Com isso, o nome do cliente pode estar restrito que não vai ocorrer problema ao solicitar o serviço de empréstimo financeiro.

No Banco BMG consignado, os clientes podem dividir o seu empréstimo em até 96 mensalidades fixas, com a possibilidade de quitar antes do prazo combinado. Ou seja, é permitido pagar mais de uma parcela por vez, caso o cliente deseje.

Sobre as taxas, a tarifa de juros do empréstimo no Banco BMG consignado está em 1,80% no mês. Já o valor da taxa de juros do cartão de crédito consignado está em 2,70% no mês.

Como as parcelas são fixas, mesmo antes de pegar o empréstimo é possível fazer a conta de quanto vai pagar pelos juros no final da quitação.


Vale ressaltar que a instituição financeira não específica o valor necessário da renda mínima para ser aprovado no pedido de empréstimo consignado.

Quem pode pedir o empréstimo no Banco BMG consignado?

O empréstimo do Banco BMG consignado pode ser pedido pelas seguintes pessoas:

  • Aposentados;
  • Pensionistas do INSS;
  • Servidores públicos;
  • Militares das forças armadas (de acordo com o convênio);
  • Funcionários com carteira assinada.

Convênios ativos para empréstimo consignado

Conheça os convênios válidos para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos que podem ter acesso ao empréstimo consignado BMG:

  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE);
  • Gov. MG;
  • Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG);
  • Policia Militar (PMMG);
  • Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM);
  • Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG).

Qual a margem consignável?

A margem consignável é o valor limite, definido pela lei, para que o custo das mensalidades possa ser abatido do salário ou benefício, no caso do empréstimo consignado.

Saiba Mais: Qual o melhor banco digital para empréstimo?


O valor mais alto que é permitido ser descontado do salário para o abatimento de uma mensalidade do crédito consignado do Banco de Minas Gerais é de 40%, do qual até 35% da remuneração pode ser abatido por mês, e 5% para a quitação do cartão de crédito consignado.

Como solicitar empréstimo no Banco BMG consignado?

É necessário ter uma conta digital no Banco BMG consignado para solicitar o seu empréstimo. O lado bom disso é que o processo desse serviço é bem simples. Além disso, a conta apresenta algumas vantagens que podem ser interessante no seu dia a dia.

Assim, o primeiro passo é acessar o site do Banco BMG e ir na aba de empréstimos consignados. Nessa página, você precisa clicar em “Abra sua conta e simule”. Vai ser aberto uma janela para começar o processo de abertura da conta digital.

De início, você vai precisar preencher seu nome completo, e-mail, número do seu celular e o CPF. Após isso é só seguir com as instruções do site.

Você pode baixar o aplicativo BMG, disponível para celulares com sistema Android e iOS. O app tem a opção de pedir a solicitação do empréstimo consignado. Por esse meio, além de precisar preencher seus dados pessoais, vai ser necessário também enviar os seguintes itens:


  • Tirar e enviar uma foto sua para o app conta digital do BMG;
  • Tirar a foto de algum documento seu, pode ser seu RG ou CNH;
  • Enviar foto do comprovante de residência;
  • Mandar foto dos dois últimos comprovantes de rendimentos, na qual mostra os valores recebidos no intervalo de um ano;
  • Mandar foto dos dois últimos extratos originais de crédito do salário.

Banco BMG consignado - foto 1Imagem: Divulgação/ BMG Banco Digital

Independente de usar o site ou o aplicativo, o processo para a abertura da conta é igual. Portanto, use a plataforma que for mais do seu agrado.

Com tudo pronto, agora basta acessar conta BMG no site ou pelo app e começar o processo de solicitação do serviço. Além disso, vale ressaltar que pra fazer o empréstimo a instituição financeira também disponibilizou um número de WhatsApp.

Pelo aplicativo mensageiro, é possível obter atendimento para adquirir o empréstimo. Basta seguir as instruções.

Os prazos para receber o benefício do Banco BMG consignado

Há vários prazos para a instituição financeira conceder o empréstimo consignado, dependendo da modalidade de empréstimo que será pedido. Dessa maneira, é importante conhecer as características e prazos desse tipo de serviço no Banco de Minas Gerais.


  • Empréstimo consignado para servidores públicos federais: essa modalidade de empréstimo demora de 48 a 72 horas para o dinheiro ser depositado na conta do cliente. E lembrando que esse tipo de empréstimo só pode ser feito se o BMG possuir convênio e a averbação é realizada pelo próprio órgão pagador;
  • Empréstimo consignado para aposentados e pensionistas: essa modalidade de empréstimo demora de três a cinco dias úteis para o dinheiro ser depositado na conta do cliente aposentado. O tempo de espera é feito conforme a análise do banco e o diálogo com a previdência. A averbação nesta situação é realizada pela própria previdência social, por meio do Dataprev que só efetivamente finaliza o processo se o aposentado tiver margem consignável;
  • Novo empréstimo consignado: a análise demora em média de três a cinco dias úteis para ser aprovado ou não;
  • Cartão de crédito consignado: a análise demora em média de três a cinco para ser divulgada;
  • Refinanciamento ou portabilidade de crédito: demora em média de quinze a vinte dias úteis para ser aprovado ou não.

É importante deixar claro que a aprovação de crédito vai depender da análise interna do banco e não é divulgado o que é levado em consideração nesse processo. Entretanto, caso você deseja saber com detalhes todo o procedimento do caso ou quer realizar uma nova tentativa de empréstimo se a primeira tentativa foi negada, o BMG recomenda que entre em contato com a Central de Relacionamento no seguinte número: 0800 031 8866.

Saiba Mais: Como aumentar o Score Serasa: 5 dicas infalíveis

Vantagens e desvantagens do empréstimo do Banco BMG consignado

Antes de pegar um empréstimo com o banco, seja qual ele for e, não importa se é empréstimo pessoal ou consignado, é preciso pensar bastante antes de tomar qualquer decisão.

Não adianta ir atrás desse serviço para pagar dívidas e no final das contas só expandir mais dívidas. Além disso, é necessário ter em mente os pontos positivos e negativos desse benefício.

Saiba Mais: Como fazer um empréstimo no Caixa Tem?


Dito isso, confira, a seguir, as vantagens e desvantagens de pegar um empréstimo no Banco BMG consignado.

Vantagens do empréstimo do Banco BMG consignado

  • Tarifa de 1,80% ao mês, o que pode ser considerado baixo;
  • O banco não faz consulta no SPC ou Serasa;
  • Possibilidade de ter muitas parcelas de pagamento, no caso, até 96 mensalidades para realizar a quitação da dívida;
  • Existe a possibilidade de fazer a quitação de uma só vez;
  • Pode ser usado até 35% da margem consignável;
  • Caso deseje, há a possibilidade de pedir o cartão consignado BMG.

Desvantagens do empréstimo do Banco BMG consignado

  • Por se tratar de um empréstimo consignado, não é permitido adiar o pagamento das mensalidades. Com isso, caso acontece um imprevisto e você não consiga pagar a prestação, não será permitido negociar dívida para adiá-la para o mês seguinte;
  • Você não pode escolher uma data para pagar o empréstimo porque a dívida é debitada assim que o seu salário cair na conta;
  • Para conseguir o empréstimo consignado, é obrigado ter uma conta digital BMG.

Entidades: BMG

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores