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Balanced Scorecard: o que é e como fazer?

Você sabe o que é e como fazer Balanced Scorecard? Confira nesse post tudo que você precisa saber a respeito.
Sumário

Caso você seja dono de uma empresa ou até de um pequeno negócio, você pode até não saber o que é Balanced Scorecard (BSC), mas provavelmente se preocupa com o cenário e as atividades de curto prazo da sua empresa. Você também pode estar se perguntando como se aprimorar e ter uma empresa ainda mais forte em um futuro próximo. 

Para manter a organização das atividades, você deve ter um planejamento semanal e diário para manter o negócio e a empresa em linha. Embora essa organização e atividades próximas sejam de extrema importância para o funcionamento e prosperidade da empresa, a ocupação diária pode acabar fazendo com que você se esqueça de se preocupar com o futuro do seu negócio.

É preciso ter uma visão do seu futuro e traçar um plano para alcançar essa imagem no tempo determinado.

Com essa ferramenta, é possível conectar os objetivos a longo prazo com os resultados e preocupações que você está tendo no presente. Abaixo, você encontra mais detalhadamente o que é e como você pode aplicar o BSC na sua empresa.

Saiba Mais: O que é POP e como aplicar no seu negócio

O que é Balanced Scorecard?

Balanced Scorecard (BSC) em português, sendo traduzido de forma livre, pode significar algo como “Indicadores de Desempenho”. Esse conceito foi criado nos anos 90 pelos professores David Norton e Robert Kaplan.

Esta metodologia pode ser considerada um modelo de gestão estratégica. Um dos principais objetivos de sua criação foi o de mudar a visão de que é necessário dar foco e destaque aos indicadores financeiros e contábeis para ter um negócio de sucesso.

Ao mesmo tempo, ele também foi criado para poder desenhar planejamentos e definir estratégias de forma muito mais abrangentes, aprimorando ainda mais as empresas.

Vantagens do Balanced Scorecard

O BS pode trazer diversas vantagens para a sua empresa, caso seja utilizado corretamente. Veja abaixo alguns desses benefícios:

1. Visão simples do planejamento

Apesar de ser um importante documento, ele possui uma linguagem bem simples e de fácil compreensão, afinal, não adianta você ter o melhor planejamento do mundo se os funcionários da empresa não conseguem entender a linguagem. Assim, o BSC consiste justamente em pegar os principais fatores que poderão contribuir para o crescimento da sua empresa e organizá-los de forma simples.

Dessa forma, todos os colaboradores terão facilidade para entender as principais metas e objetivos do negócio. As atividades de cada um também ficarão claras, e isso vai diminuir a chance de possíveis erros. Além do mais, os problemas de comunicação interna serão minimizados, e isso poderá otimizar ainda mais o trabalho geral dos funcionários. 

2. Aperfeiçoamento contínuo

Uma outra vantagem desse documento é que você não precisará ficar fazendo várias versões com o tempo. Ele permite que sejam feitas apenas atualizações, ou seja, um aperfeiçoamento necessário com o tempo. Basta ficar de olho no caminho que a empresa está seguindo e nas suas necessidades.

Sempre que uma nova meta for alcançada, ou uma nova necessidade surgir, o quadro será renovado pelo responsável, servindo também como uma ferramenta para melhorar o desempenho de todos. É sempre importante ter uma forma de gestão adaptável, pois o mercado está cada vez mais competitivo em praticamente todas as áreas. 

3. Integração entre indicadores tangíveis e intangíveis

Quando se trata de unir os indicadores tangíveis e intangíveis, o BS se destaca como um dos primeiros modelos de gestão estratégica. Com ele, é possível comprovar que não são somente os indicadores contábeis e financeiros que definem o sucesso de uma empresa.

O BSC envolve pontos complexos de negócio, levando em conta tanto o mercado como o cliente, o conhecimento da própria empresa e aprendizado. O relacionamento com os colaboradores também são levados em conta e se tornam essenciais neste documento.

Saiba Mais: Live Commerce: o que é e porque está bombando?

Objetivos do Balanced Scorecard

Para que a metodologia funcione, é preciso seguir uma determinada ordem que irá definir o direcionamento da empresa baseado nas iniciativas estratégicas traçadas. Isso fará com que todo o planejamento estratégico, aos poucos, se concretize até que se torne completamente real. 

O primeiro passo é definir os objetivos primários de cada perspectiva que você tiver do seu negócio. Você vai entender mais sobre as perspectivas do BSC mais a frente.

Após isso, será preciso definir quais são os indicadores que ficarão responsáveis por medir se os objetivos traçados estão ou não sendo alcançados com o tempo. A última etapa será criar processos, ações e/ou projetos que irão atuar para melhorar os indicadores, facilitando que os objetivos traçados sejam alcançados. 

Como aplicar na sua empresa?

Caso você queira nortear o seu BS com maior precisão, existem alguns caminhos que você pode seguir. Eles irão te auxiliar na hora de analisar o desempenho da sua empresa. Esses caminhos também podem ser chamados de perspectivas. São eles:

1. Perspectiva de Finanças

Você pode pensar que neste momento estamos sendo meio contraditórios, já que dissemos que o foco não eram os indicadores contábeis e financeiros. Contudo, a ideia era justamente essa: não focar apenas neles. Isso não quer dizer que esses indicadores não devem ser levados em conta. Afinal, o que faz os negócios e as empresas funcionarem é o dinheiro, não é mesmo?

Nessa perspectiva, serão avaliados todos os objetivos financeiros da sua empresa, sejam de longo, médio ou curto prazo. Mas também deverão ser levadas em conta as expectativas dos investidores.

Para facilitar isso, você pode usar algumas métricas:

  • Lifetime Value ou somente LTV;
  • Retorno Sobre Investimento ou apenas ROI;
  • Custo de Aquisição de Clientes, ou também conhecido apenas como CAC;
  • Churn Rate;
  • Ticket Médio.

Lembre-se que essas métricas sempre precisam estar de acordo e alinhadas com o seu nicho e tipo de negócio, levando em conta o que é relevante no seu mercado de atuação. 

2. Perspectiva dos Clientes

Diferente da perspectiva financeira anterior, a perspectiva foca na participação no mercado e no relacionamento com cliente, onde devem estar concentrados praticamente todo o esforço da empresa.

Nesse caso, o foco principal deverá ser as estratégias a longo prazo, para que o seu negócio tenha uma quantidade de clientes maior no futuro. Alguns pontos principais que se deve ficar de olho são: aquisição de clientes; lucratividade de clientes, levando em conta o Perfil do Cliente Ideal (ICP); e a retenção de clientes. 

Embora façam parte do mesmo quadro, é importante ressaltar que as perspectivas também são independentes. Assim, para poder alcançar as expectativas financeiras citadas acima, será preciso ter uma boa relação e atendimento com os clientes.

3. Perspectiva dos Processos Internos

O foco principal dessa perspectiva é identificar e aperfeiçoar os processos que mais causam um impacto na sua empresa. Podemos dizer que o foco passa a ser a qualidade dos processos internos, que precisam se tornar cada vez mais assertivos com o objetivo de alcançar a sua qualidade máxima para o benefício do negócio.  

Dito isto, não basta apenas ficar atento aos processo internos da empresa. Também pode ser necessário criar novos processos do zero para facilitar o alcance dos objetivos, além de tornar as estratégias mais acessíveis.

Os indicados abaixo podem servir para medir a qualidade dos processos que serão analisados:

  • Inovação;
  • Produtividade;
  • Compliance;
  • Atendimento ágil ao cliente, trabalho no pós-venda;
  • Algumas outras métricas relacionadas ao desempenho interno.

4. Perspectiva de Aprendizado e Conhecimento

A última, mas não menos importante das perspectivas diz respeito ao aprendizado e conhecimento.

O foco principal será focar no aprendizado da empresa, através do conhecimento e experiência adquiridos com o tempo. E para que todos os objetivos estratégicos e metas traçados sejam alcançados, é preciso pessoas, sejam funcionários ou clientes.

No caso dos funcionários, representam bons colaboradores alinhados com o pensamento da empresa, além de terem qualificação para o mercado. Alguns pontos que você, como dono de empresa e negócio, pode investir são:

  • Clima organizacional – indicador;
  • Disponibilizar treinamentos e formas para capacitar seus funcionários;
  • Trabalhar em iniciativas que possam promover a satisfação dos funcionários;
  • Aplicação e/ou criação assertivas de um Código de Cultura.

Saiba Mais: Klickpages: o que é e como funciona

Construindo o mapa estratégico do Balanced Scorecard

O BS pode ser visto como um documento semelhante à Análise SWOT, ou seja, um mapa de estratégias ou um quadro de resumos com os conceitos do BSC que serão implementados na sua empresa.

Você pode montar um de forma bem simples. Basta montar um quadro dividido entre as quatro perspectivas que citamos acima e os elementos do BS. Contudo, caso você queira um documento mais completo, pode acabar encontrando modelos que também inserem alguns fatores interligados por linhas, representando as metas de forma independentes.

Por último, você irá acrescentar os objetivos que você pretende alcançar, os indicadores, metas e ações, tudo nos espaços de cada perspectiva para facilitar o entendimento. Você também terá que levar em conta todos os pontos de vista possíveis a respeito das perspectivas e das metas.  

Algumas ferramentas podem te auxiliar a criar uma tabela completa e fácil, como o próprio Excel da Microsoft, post-its, quadros físicos, cartolinas, cadernos e etc.

Saiba Mais: ActiveCampaign: o que é e como funciona

Exemplo de Balanced Scorecard

Abaixo, você encontrará três exemplos que são totalmente hipotéticos, mas esquemáticos e que podem te ajudar a ter uma ideia.

Embora você possa acrescentar coisas ou montar a estrutura básica de uma forma que seja mais fácil de entender para você, é sempre bom ter uma ideia de como montar esse documento e como você pode colocá-lo em prática na sua empresa:

Exemplo 1: Uma cervejaria artesanal

Balanced Scorecard
Imagem: Venki

Exemplo 2: Uma joalheria

Balanced Scorecard
Imagem: Venki

Exemplo 3: Um E-commerce

Balanced Scorecard
Imagem: Venki

Saiba Mais: Wise Up Online: o que é e como funciona?

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