Continua depois da publicidade

Engajamento no Instagram: 2 táticas para evitar se você quer promover seu negócio

por | set 12, 2018 | Instagram | 4 Comentários

Você sente que seu engajamento no Instagram é baixo ou tem diminuído a cada dia? Isso pode ser o reflexo de algumas atitudes que você tem tomado para administrar a sua conta na rede social.

Assim como em outras mídias, o que se espera no Instagram é o aumento da visibilidade de sua marca, gerando envolvimento do público com seu perfil, seja por meio de novos seguidores, por curtidas, comentários ou directs.

Por que o engajamento é importante?

Um estudo realizado em 2017, pela Socialbakers, empresa de análise de mídias sociais, mostrou que o alcance orgânico do Instagram é maior, se comparado ao Facebook.

O estudo, que analisou mais de 40 mil posts no Instagram e mais de 144 mil posts no Facebook, apontou que o alcance orgânico médio do Instagram é de 25%, enquanto no Facebook é de 7%.

Engajamento no Instagram: 2 táticas para evitar se você quer promover seu negócio

Hoje, ainda é mais fácil conseguir alcance orgânico dentro do Instagram, do que no Facebook. Mas, isso não é garantia de que seu conteúdo será entregue a todos os seus seguidores.

O Instagram, assim como o Facebook, possui um algoritmo que analisa o que é mais relevante para cada usuário. Esse filtro é feito com base em três variáveis: tempo da postagem, engajamento e relacionamento.

O algoritmo prioriza as postagens mais recentes, bem como analisa quais publicações o usuário tem maior interação, seja por curtidas ou comentários. Além disso, o algoritmo tem a função de verificar com quais contas o perfil do seu negócio interage mais.

Por isso é tão importante que você gere engajamento com seu seguidor, para que ele, além de acompanhar seu conteúdo, curta, comente ou lhe envie mensagens por direct. Pois assim, você consegue um alcance cada vez maior dentro do Instagram.

É como um mantra: quanto maior o seu engajamento, maior será o seu alcance! Repita mais uma vez!

Existem muitas táticas que podem ser usadas para aumentar seu engajamento. Você pode conferir várias neste post.

Agora, além de táticas que você pode fazer, é importante saber táticas que você deve evitar.

Pensando nisso, separei duas práticas para você banir do seu cotidiano dentro do Instagram:

1. Automação nem sempre é legal

Bots é a abreviação da palavra robots, ou seja, robôs. Eles são muito utilizados em diversos locais da internet. Mas, até que ponto eles te ajudam realmente?

Dentro do Instagram, é comum os usuários utilizarem os robôs para interagir com seus seguidores, sendo por curtidas, respostas a comentários ou pelo envio de mensagens por directs.

Engajamento no Instagram: 2 táticas para evitar se você quer promover seu negócio

Interagir com seu seguidor é muito importante e isso faz com que sua empresa esteja mais próxima do seu cliente. O grande problema da automatização da interação é que você deixa a pessoalidade de lado. Os robôs respondem os comentários genericamente e, uma hora ou outra, o seu potencial cliente identifica que não está sendo respondido por uma pessoa.

É comum que ocorram erros com os bots. Um exemplo é o uso de robôs para o envio de mensagem automática quando um perfil te segue. Acontece que, às vezes, o robô erra e envia mensagens para um perfil que não te segue realmente. Isso faz com que as suas interações passem a ser consideradas como spam e você pode ter problemas com a própria política de uso do Instagram.

Vale lembrar que o uso de robôs no Instagram não tem a ver com a automatização de mensagens dentro do Messenger no Facebook.

Os robôs do Facebook Messenger

Outro canal em que o uso de robôs é comum é no Facebook Messenger. Apenas para deixar claro, não estamos falando desses robôs. No contexto do Facebook Messenger, os robôs podem ser utilizados para agilizar o atendimento do seu negócio e outros recursos.

Os bots do Messenger respondem pessoas que entraram em contato com seu negócio e que, portanto, tem real interesse em conversar com sua empresa. Por isso, utilizá-los pode ser uma tática importante para o seu negócio.

Entenda melhor porque usar os robôs do messenger no seu negócio.

Lembre-se: os bots do Instagram realizam uma determinada atividade massivamente. Curtem excessivamente, comentam alguma frase padrão muitas vezes, seguem ou deixam de seguir perfis de forma automatizada.

Resumindo, a automação de atitudes dentro do Instagram, ao invés de auxiliar seu negócio, pode apenas “queimar seu filme”. Foque no comportamento natural e preze pela humanização no seu relacionamento com o cliente.

2. Seguidor não paga conta

Comprar seguidores não é legal para o seu negócio por vários motivos. Primeiro, quando se compra seguidores, as contas que passam a te seguir geralmente são fakes, portanto estão ali apenas para fazer volume.

O comum em contas que realizam esse tipo de prática é uma explosão de seguidores do dia para a noite. Mas, se analisarmos o perfil desses seguidores, notamos que são contas de diversos países, normalmente, alheios a empresa.

Isso nos leva a segunda questão: quem te segue pode não ter nada a ver com seu negócio. O que é péssimo, já que o usuário sequer se importa em ver seu conteúdo e, por consequência, não irá se engajar em suas postagens, quem dirá converter.

Engajamento no Instagram: 2 táticas para evitar se você quer promover seu negócio

Ao comprar seguidores se passa a encher a conta com usuários que nunca vão, efetivamente, comprar da sua empresa. São apenas números dentro do seu perfil, que por fim, não resolvem em nada!

Além disso, pode ser que seu público note essa prática e você perca a credibilidade junto aos seus seguidores reais. Afinal, você terá um alto número de seguidores, mas um baixo engajamento.

Nunca esqueça: seguidor não paga a conta! O que realmente importa são pessoas que estão interessadas no seu conteúdo e que querem saber mais sobre sua empresa.

E O QUE ACONTECE SE VOCÊ INSISTIR NESSAS PRÁTICAS?

O uso de automação para gerir suas interações dentro do Instagram pode irritar seu público, já que não é feito de forma pessoal. Isso pode apenas queimar sua empresa com os usuários que realmente estão interessados nela, deixando de receber interações genuínas.

Se por um lado a compra de seguidores lota seu perfil, por outro, os seguidores não passam de números que, possivelmente, não vão agregar o seu negócio.

O Instagram está sempre ligado em quem utiliza excessivamente automações, o que não é bem visto pela política de uso da rede social. Se seu perfil estiver ligado a práticas de spam, ele pode ser bloqueado.

O que vale é a interação real, por mais que ocupe certo período do seu cotidiano. Separe alguns minutos para interagir com uma parte de sua audiência, se não for possível com todos. Preocupe-se em atrair novos seguidores, que tenham real interesse no seu conteúdo, ao invés de pagar por eles.

Gostou das dicas? Conta para gente aqui nos comentários quais táticas de engajamento você usa no seu perfil!

CONTINUE NO BLOG

Bem, aqui nesse texto falamos das atitudes que você deve evitar se não quer que seu engajamento caia.

Mas, se você quer que seu Instagram seja bem visto, quais tipo de postagens deve começar a fazer?

Preparamos um texto que vai te auxiliar a montar a sua agenda de conteúdo.

7 TIPOS DE POSTS PARA BOMBAR NO INSTAGRAM DA SUA EMPRESA

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Quer fazer seus Stories durarem mais de 24 horas no seu perfil? Aprenda como colocar fotos no destaque do Instagram. Deste modo, as pessoas poderão acompanham suas postagens à qualquer hora e momento. Lançado em 2018, os destaques do Instagram foram criados para...

Como fazer filtro no Instagram?

Como fazer filtro no Instagram?

Os filtros são um grande sucesso no Instagram, pois disponibiliza diversas opções para auxiliar os seus usuários na hora de publicar conteúdos, seja fotos, vídeos ou Instagram Stories. Neste post, vamos te ensinar como fazer filtro no Instagram. Antes, essa função só...

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Mesmo quem gosta bastante de tatuagem muitas vezes não tem coragem de tatuar o próprio rosto. A novidade é que há um filtro bem realista no Instagram que te ajuda muito a "matar" essa curiosidade. Neste post verá como usar o filtro tatuagem. Se você for uma pessoa que...

Template Instagram: 19 opções de edição

Template Instagram: 19 opções de edição

A ferramenta de Stories do Instagram permite que você realize diversos tipos de postagens e interações com seus seguidores na rede social. Você pode postar vídeos, fotos, fazer enquetes e até lives, sozinho ou com convidados. Entre essas interações, uma das mais...

Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

Para quem trabalha ou quer trabalhar com Instagram, é sempre importante ter uma quantidade considerável de seguidores para facilitar o trabalho e aumentar ainda mais o alcance. Mas conseguir aumentar o número do seu público real que te segue pode ser um pouco...

O que postar no stories do Instagram? 15 ideias para copiar

O que postar no stories do Instagram? 15 ideias para copiar

O Stories do Instagram é uma ótima ferramenta para interagir com seus seguidores e trazer mais dinâmica para o seu perfil. Além do mais, ele pode acabar atraindo mais pessoas para te seguir e gerar mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas você sabe o que...

Copie e Cole essas 27 dicas de enquete para Instagram

Copie e Cole essas 27 dicas de enquete para Instagram

As enquetes nos stories do Instagram podem trazer ainda mais dinâmica para o seu perfil, então se você utiliza a rede social como uma ferramenta de trabalho ou se quer ter uma interação maior entre seus seguidores, as enquetes podem ser uma poderosa arma para isso....

As 105 melhores frases para Stories do Instagram

As 105 melhores frases para Stories do Instagram

Quem nunca sofreu com a falta de criatividade na hora de definir a legenda, descrição de fotos e vídeos ou as frases para Stories do Instagram? Em várias ocasiões, escolher essas frases pode demorar mais do que tirar a própria foto, por exemplo. É preciso saber a...

16 melhores brincadeiras para Stories do Instagram

16 melhores brincadeiras para Stories do Instagram

Se você é uma pessoa que gosta do Instagram, então os Stories é um recurso que você não pode deixar de usar. Além de ser dinâmico, ela também disponibiliza diversas outras funções de interação com seus seguidores, inclusive algumas brincadeiras que podem ser bem...

As melhores dicas de conteúdo para Instagram

As melhores dicas de conteúdo para Instagram

Se você trabalha com o Instagram ou está começando a utilizar a rede social e tem como objetivo crescer cada vez mais, é preciso saber como produzir mais conteúdo e o que faz o perfil ser mais notado e ter mais acessos. Com o objetivo de te ajudar com isso, separamos...

Como postar Stories do Instagram pelo computador?

Como postar Stories do Instagram pelo computador?

Já está sabendo que é possível publicar fotos e vídeos no Stories do Instagram pelo computador? Sim! Um dos recursos mais aguardados por quem divulga seu negócio ou trabalha com redes sociais, está finalmente disponível. Mesmo sendo uma ferramenta que tem um “prazo de...

4 Comentários

  1. Thaís

    Boa tarde Camila, tudo bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida sobre patrocínio no facebook e instagram. Qual o impacto de fazer posts patrocinados diariamente somente com dark post em vez de patrocinar os posts que estão disponíveis na página?
    Estamos pensando em trocar o formato o qual fazemos impulsionamento, hoje, temos que esperar os posts agendados no Mlabs entrarem na página para então fazer os patrocinados. A ideia é deixar programado em dark post para, por exemplo 1 semana, mas não chegamos a uma conclusão uníssona sobre afetar a qualidade e quantidade de pessoas e também sobre diminuir ou não o engajamento na nossa página do insta.

    Aguardo ansiosamente seu retorno!!
    Beijos, Thaís

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Thaís
      Acredito que diferença é que esses posts não serão acessados de forma orgânica e você não terá eles aparecendo no seu perfil, o que pode impactar se você deseja ter prova social no conteúdo que fica nas suas mídias.
      Usamos os anúncios estilo dark post geralmente para conteúdos que são direcionados para públicos específicos do funil.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  2. sarah thais oliveira magalhães

    gostei muito da parte de compra de seguidores, sempre ouvi muita gente falando que é bom e tal, mas eu sempre tive
    medo de fazer essa prática. estou na luta, fazendo testes e testes para entender os gostos da minha audiência e melhorar cada vez
    mais o engajamento!

    Responder
    • Camila Porto

      Oi, Sarah
      Que bom que te ajudamos com essa questão. Foque em construir uma audiência qualificada, isso certamente te trará melhores resultados.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest