Aulas online: Como se organizar? 5 dicas para manter o foco

por | mar 12, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Muito antes de vivermos uma pandemia mundial, as aulas online já eram tendência, uma forma contemporânea de aprendizado. Nesse texto iremos abordar um tema que pode contribuir muito com a sua busca por conhecimento. Aulas online: como se organizar? Como adaptar o estudo à rotina e aprender de verdade?

Em um mundo cada vez mais corrido, tudo o que pode ser feito para otimizar nossa rotina é sempre bem-vindo. Nesse sentido, os treinamentos e graduações a distância vieram para levar conhecimento àqueles com pouco tempo disponível. 

Se pararmos para analisar, a educação à distância é uma tendência forte que se manterá no mercado. Isso porque, ela traz um conceito muito importante de otimização de recursos, seja de tempo, de espaço físico ou de alcance de mercado. 

Saiba mais: Qual é o melhor curso de marketing digital?

Um profissional ou instituição que atenda seus alunos de forma virtual, consegue de uma forma muito mais rápida disseminar seu conteúdo entre seu público. Agora, é possível prestar um atendimento aos alunos, sem a limitação física de espaços das salas de aulas. 

Por outro lado, os alunos, não precisam perder horas no trânsito para se deslocar até uma universidade ou escola. Além disso, dependendo da forma como o conteúdo é oferecido, muitos podem inclusive criar seu próprio cronograma de estudo. 

É nesse ponto que muitos estudantes se perdem e acabam não conseguindo alcançar seus objetivos e concluírem seus estudos. Se você está com um curso parado há meses ou investiu dinheiro em um curso e sente que não aprendeu nada, esse texto é para você! 

Aulas online: Como se organizar? 5 dicas para manter o foco 

Com a chegada de um novo ano, sempre volta também uma rotina cheia de compromissos. Trabalho, escola, academia, cursos. Todos aqueles projetos que foram colocados em uma lista na virada do ano, precisam ser cumpridos. 

Ao longo dos meses, porém, muitas vezes não conseguimos cumprir metade dos objetivos que listamos. Por isso, manter um planejamento e um cronograma com seus estudos, pode ser crucial para que você não entre na estatística das metas furadas. 

Hoje vamos dar algumas dicas preciosas para que você usufrua do seu tempo de estudo da melhor forma possível. 

1) O espaço 

Para que você mantenha a concentração, é muito importante que você procure um lugar para estudar que atenda alguns requisitos. Esse espaço precisa ser isolado, sem ruídos e distrações. 

De preferência, escolha um cômodo em sua casa que fique mais afastado dos demais, avise seus familiares que irá assistir suas aulas e que não gostaria de ser interrompido. Uma dica bacana aqui é deixar um bilhetinho na porta, para evitar que alguém bata sem necessidade. 

Saiba mais: Trabalho home office: Ideias para montar um escritório com R$500

Atente-se a sua mesa de estudo, mantenha ela organizada e confortável. Vale a pena investir em uma cadeira e mesa para garantir seu conforto ergonômico. Quanto mais desconfortável o local, menos tempo você conseguirá ficar sentado.   

Opte por um local com boa iluminação e ventilação. Assim como a cadeira e a mesa ideal, isso lhe proporcionará mais conforto e evitará a fadiga. 

2) Evite distrações 

Isso é mais do que óbvio, mas o que na prática pode ser feito para evitar as distrações? 

Primeira dica é: coloque seu celular no silencioso e de preferência distante da sua mesa de estudos. No entanto, se você precisa do aparelho para estudar, silencie as notificações de redes sociais.

Evite estudar com a televisão ligada, por mais que você sinta facilidade para estudar com o som da tv, alguma notícia ou cena pode tirar sua atenção. Se isso acontecer por diversas vezes, o tempo de estudo começa a se prolongar e você pode colocar todo o seu cronograma em risco. 

Mantenha um horário fixo de estudo e um tempo mínimo predeterminado. Fechar um horário em sua agenda, evita que você assuma mais compromissos que pode cumprir e deixe seus estudos em segundo plano. Além disso, a carga horária mínima diária ajudará a prever quando irá concluir seus estudos e a manter o foco. 

3) Crie um cronograma de estudos 

Crie uma planilha, pode ser no Word ou no Excel, com data para iniciar e concluir  seus estudos. Divida o conteúdo em tópicos e distribua entre as datas. O cronograma melhora a sua gestão do tempo, deixa de forma mais visual, os degraus que você precisa escalar. 

Saiba mais: Como montar um currículo: 4 regras básicas para evitar erros

Entre as vantagens de se ter um cronograma de estudos bem definido, está o fato de você poder acompanhar a sua evolução no conteúdo. Nada mais motivador do que olhar para as metas que conseguiu atingir, nesse caso, os conteúdos que conseguiu concluir. 

4) Estabeleça metas e recompensas 

Uma forma de seguir à risca o que estabeleceu em seu cronograma de estudo, é estabelecer pequenas recompensas quando concluir um objetivo. Por exemplo: após 3 aulas eu posso assistir Netflix, ou ainda, depois de concluir um capítulo posso comprar um marca texto diferentão para minha coleção de canetas. 

Esses pequenos mimos nos motivam a alcançar nossas metas, logicamente isso só funciona se você for sincero com o alcance de suas metas. 

5) Teste o que funciona com você 

Essa certamente é nossa dica ouro. O mais importante que seguir à risca as dicas anteriores é saber o que funciona melhor com você, para alcançar os seus objetivos. 

Nesse sentido, não hesite em descumprir alguma regra tida como certa na hora de se aplicar nas aulas onlines. Lembre-se que você é um ser único e diferente dos alunos de sua turma. 

Saiba mais: Ergonomia Home Office: 12 dicas para adequar o trabalho

Aulas online: 4 Ferramentas auxiliares 

Assim como as aulas presenciais precisam de uma sala de aula para acontecerem, as aulas onlines precisam de um ambiente virtual para serem transmitidas.

Os ambientes virtuais mais conhecidos são o Zoom e o  Google Classroom. Entretanto o ambiente virtual é responsabilidade da sua escola ou curso. São eles quem irão definir onde a aula virtual irá acontecer e apenas irão disponibilizar a você o acesso às aulas. 

Porém existem outras ferramentas que podem te auxiliar na organização dos seus estudos. Vamos focar nessas ferramentas:

1)  A primeira  delas é o Trello, que pode te ajudar na organização do seu cronograma de estudos. 

Aulas Online - Trello

2) Google Forms é uma ferramenta para criação de formulários e coleta de respostas. Com ele, é possível criar testes online e armazenar as respostas por tempo indeterminado. 

Aulas online - Formulários Google

3) Google Docs é nossa terceira indicação. Ele é um editor de documentos muito parecido com as ferramentas do pacote office.

A diferença é que é totalmente grátis e funciona de forma online. Isso quer dizer que você tem a opção de armazenar no drive e compartilhar com os demais alunos para edição. Ideal para fazer resumos dos estudos, tirar dúvidas ou até mesmo, trabalho em grupos. 

4) E já que citamos o Google Drive, ele é uma ótima opção de armazenamento em nuvem. Além de facilitar o compartilhamento dos arquivos nele salvo, é uma forma de proteger seus conteúdos de uma possível pane em seu computador ou notebook.

Além disso, armazenar seu material de estudo na nuvem, facilita o seu acesso de qualquer dispositivo, até mesmo do seu celular. 

Aulas online - Google Drive

Essas ferramentas podem ser facilitadoras no processo do ensino, não só na mão dos estudantes. Se você está pensando em dar aulas de forma virtual e ser o professor da vez, considere facilitar esse processo com o uso dessas indicações. Faça um bom planejamento do conteúdo e estude quais ferramentas se adaptam melhor ao seu propósito. 

Leia mais: Pesquisa no Google: conheça 15 truques para buscas precisas

Aulas online: Conclusão 

Para estudar de forma online, basicamente você precisa de um computador ou qualquer outro dispositivo tecnológico ( tablet, celular ou outros) e uma boa conexão com a internet. 

Esse é o ponto de partida para que você consiga estudar diretamente do conforto do seu lar. Porém, nesse texto podemos ver, que várias outras medidas podem ser adotadas por um estudante para tornar o seu processo de aprendizagem mais organizado e produtivo.

Muitos alunos não se dedicam ao planejamento de seus estudos. Isso pode fazer com que o conteúdo não seja absorvido de forma satisfatória e todo o tempo dedicado ao curso seja desperdiçado.

Para que isso não aconteça com você, nossa dica final é: mais importante do que assistir uma aula, é alcançar um objetivo ao final de cada vídeo assistido. 

Seja um novo conceito aprendido, uma dúvida da aula anterior sanada. Busque ao final de cada dia de estudo registrar em suas anotações, qual foi o seu maior aprendizado naquele dia.

Ao final do curso você verá a concretização do aprendizado. Se você é um estudante que está vivendo os desafios de estudar na solidão de casa, deixe um comentário aqui e nos conte qual o seu maior desafio nesse processo de ensino à distância?

Continue no blog

Continua depois da publicidade

Entidades: Google | Netflix

Tags:

Cashback do milhão: como participar da promoção do Magalu?

Cashback do milhão: como participar da promoção do Magalu?

Cashback do milhão é uma promoção realizada pela Magalu onde os participantes concorrerão a prêmios semanais de 100 mil reais e a um grande prêmio de 1 milhão de reais no sorteio final. Como participar do cashback do milhão? Para participar da promoção você deve...

Como acompanhar minha inscrição no Enem?

Como acompanhar minha inscrição no Enem?

Você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Caso sua resposta seja "sim", saiba como acompanhar minha inscrição no Enem para consultar todas as informações da prova. Seja no site ou no aplicativo, além de poder fazer o cadastro para o exame, é possível...

20 filmes de ação na Amazon Prime Video

20 filmes de ação na Amazon Prime Video

Filmes de ação na Amazon Prime Video: vem conferir a lista que fizemos com os melhores filmes do gênero, afinal de contas nada melhor do que relaxar assistindo a um bom filme no conforto de sua casa ou com seus amigos, não é mesmo?  Pensando nisso, separamos alguns...

Filmes recomendados Netflix: os nossos 30 favoritos

Filmes recomendados Netflix: os nossos 30 favoritos

A Netflix é um dos principais, se não o principal serviço de streaming para os amantes de cinema contando com diversos filmes e séries disponíveis em seu catálogo. Contudo, quais são os filmes recomendados Netflix? Aqueles mais assistidos e mais populares da...

Como destrancar o nariz: os 10 melhores métodos

Como destrancar o nariz: os 10 melhores métodos

Você sabe como destrancar o nariz de forma natural? Listamos alguns métodos que podem ajudar a solucionar esse problema, confira nosso post.  A congestão nasal pode virar um incômodo muito grande em nossa vida. Parece simples, mas o nariz entupido à noite, por...

Como abrir uma franquia Madero?

Como abrir uma franquia Madero?

Um dos principais restaurantes no mercado, o Madero se destaca especialmente pelo seu hambúrguer, com o slogan “o melhor hambúrguer do mundo”. Assim, a reputação do negócio só foi subindo cada vez mais e já era de se esperar que mais pessoas iriam querer fazer parte...

Como quitar um financiamento e pagar menos juros?

Como quitar um financiamento e pagar menos juros?

Você sabia que tem como quitar um financiamento mais rápido e pagar menos juros? Sim! é possível e pasmem: a quantidade de juros que você paga em cima da sua dívida é quase 3 vezes maior do que o valor que você deve. Por exemplo, digamos que você tenha feito um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest