Audiência do Instagram já supera o Facebook

por | jun 16, 2021 | Notícias | 0 Comentários


Você sabia que a audiência do Instagram já supera o Facebook em números? As redes sociais diariamente ajudam as pessoas a manterem contato com os outros e ainda permitem que elas se informem a respeito de praticamente tudo que acontece ao redor do mundo.

Em uma época onde a internet é dominada por redes sociais como Twitter, Tik Tok e Facebook, quem vem ganhando cada vez mais força e, consequentemente, cada vez mais o público é a plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram.

Saiba Mais: Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

Audiência do Instagram já supera o Facebook é confirmado pela pesquisa da SocialBakers

Informações obtidas do relatório Social Media Trends Report, realizado pela empresa de marketing global de mídia social SocialBakers, mostram dados referentes ao quarto trimestre de 2020, ou seja, na reta final do ano.

De acordo com a pesquisa, o Instagram alcançou a marca de ser algumas vezes maior, cerca de 34,7% do que a rede social concorrente Facebook. Vale ressaltar que as duas plataformas pertencem a Mark Zuckerberg, que também adquiriu o WhatsApp


Audiência do Instagram já supera o Facebook

Contudo, mesmo que a audiência do Instagram já supera o Facebook de forma geral, a rede social fica ainda mais na frente do Instagram quando se trata de anúncios publicitários. As informações do relatório mostram que as marcas ainda preferem o Facebook na hora de anunciar, já que 61,9% dos anúncios feitos por essas empresas estão na timeline dessa plataforma. 

Os dados também mostram que a porcentagem caiu em quase 10% em relação ao ano de 2019, já que no quarto trimestre daquele ano, os anúncios feitos pelas marcas são 70,1% concentrados na timeline do Facebook. Mas mesmo assim, ainda podemos perceber que o Facebook continua sendo o preferido pelas empresas na hora da propaganda. 

Saiba Mais: 28 dados do Instagram que você precisa conhecer

Ainda em relação ao mesmo período de tempo em 2019, a pesquisa destaca que o Instagram supera a concorrência e teve um aumento de 11,3% na base de usuários. O Facebook não teve a mesma sorte e sofreu uma queda muito grande de usuários, cerca de 17,6%.

No entanto, mesmo com as diferenças entre as duas plataformas, a SocialBakers ainda afirma que tanto o Facebook quanto o Instagram tiveram um aumento excelente quando se trata de anúncios gerais.


Na comparação ano a ano, as duas redes sociais cresceram cerca de 56%, já o dinheiro investido nos anúncios teve um aumento de 30%.

A principal indústria responsável por assumir a liderança desse crescimento foi o setor automotivo, com uma alta de 102%. Já a indústria de bebidas alcoólicas ficou em segundo com uma crescente de 81%, seguido pela indústria de comércios eletrônicos com 66% de alta.

Saiba Mais: Atividade fora do Facebook: como controlar sua privacidade

O que levou a preferência de anúncios no Facebook?

O Facebook é conhecido por ter conteúdos mais informativos do que o Instagram, sendo uma ótima opção para você alcançar determinados nichos do mercado.

Assim, vemos que ele tem um perfil bem diferente do Instagram, que possui uma maior facilidade de conseguir engajamento. Isso faz com que ele seja muito mais propenso para conteúdos criativos e crescimento do reconhecimento de marcas para seu público ao invés de anúncios de serviços e de produtos.


Saiba Mais: Como anunciar no Facebook Ads?

Audiência do Instagram já supera o Facebook para o ano de 2020

O SocialBakers não pára por aí e afirma que o ano de 2020 foi bem diferente dos anteriores para as redes sociais, por conta da pandemia. Assim, as consequências devem refletir por anos ou até serem permanentes nas plataformas digitais.

A pesquisa ressalta que para conseguir atender todos os consumidores e público com suas exigências, será preciso uma grande quantidade de trabalho, ainda maior do que antes da pandemia. Isso pode prejudicar várias empresas, pois nem todas conseguem manter o alto engajamento que é necessário nas redes sociais.

As empresas que conseguirem se adaptar às novas tendências e maior uso das redes sociais ainda precisarão continuar aprimorando suas habilidades e continuar gerando formas de inovações para continuar com sucesso digital e nas redes sociais como Facebook e Instagram.

É importante deixar registrado que a pesquisa Social Media Trends Report estudou perfis de diversas marcas mundiais e influenciadores digitais com suas publicações entre os meses entre outubro e dezembro de 2020.


A pesquisa também considerou a base de seguidores de cada um e possíveis mudanças de estratégias de marketing e publicações feitas pelos perfis.

Saiba Mais: Estúdio de Criação do Facebook, Instagram e YouTube: Como usar?


Entidades: Facebook | Instagram | WhatsApp

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas