12 aplicativos para assistir aulas online

por | jul 14, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

A possibilidade de assistir aulas online nunca foi algo muito estranho para uma parte dos estudantes.

Diversos cursos de especialização e graduação, especialmente em faculdades particulares, cursinhos de vestibular, cursos de línguas, além de diversos outros, oferecem essa opção de educação a distância (EAD) para os estudantes.

Com a pandemia, assistir aulas online se tornou algo ainda mais frequente e normal, já que as instituições de ensino tiveram que ser fechadas. Assim, a educação a distância se tornou necessária para que os estudantes continuassem com sua rotina de estudos.

Contudo, diversos especialistas e portais especializados já deram sua opinião de que assistir aulas online e a educação a distância vieram para ficar, mesmo após a melhora dos números da pandemia.

Por isso, separamos os principais aplicativos e ferramentas para assistir aulas online, que servem para auxiliar tanto professores como alunos durante o aprendizado online. Confira abaixo:

Saiba Mais: Aulas online: Como se organizar? 5 dicas para manter o foco

Plataformas para assistir aulas online

1.Google Classroom (Google Sala de Aula)

Também conhecido como Google Classroom, você pode usar essa ferramenta para assistir aulas online no seu computador, mas também em seu smartphone com sistema Android ou com sistema iOS.

Assistir aulas online

Imagem: Google

Ao criar sua conta, você pode definir se irá entrar como professor ou como aluno. A escolha desse perfil irá influenciar o seu nível de acesso à plataforma e limitar (ou não) que você não veja dados dos outros alunos e vice-versa. 

Os professores conseguem gerar um código de acesso para adicionar os alunos às turmas ou enviar convites para eles entrarem nas salas. Vale ressaltar que podem ser criadas várias salas para a mesma turma.

Ou seja, professores de diferentes disciplinas podem alcançar seus alunos sem precisar criar diferentes turmas.

Assim, os docentes conseguem enviar conteúdos para estudo, materiais extras, atividades e trabalhos para serem feitos em casa. Tudo isso fica salvo no menu “Mural” do Classroom. Eles também podem anexar documentos no formato PDF.

Além disso, é possível criar pequenos formulários como exercícios para os alunos responder com textos curtos.

Mas não acaba aí. Os professores e alunos também podem entrar em contato um com outro e inserir comentários nos documentos enviados, o que facilita demais o trabalho de assistir aulas online.

Saiba Mais: Como usar o Google Classroom?

2. Kahoot!

Com uma proposta de ensino bastante peculiar, divertida e curiosa, o Kahoot! pode ser acessado tanto no computador como por aparelhos com sistema iOS e Android.

Para começar, o app de assistir aulas online está em inglês para estimular o aprendizado do idioma nos estudantes. Além do mais, conteúdos únicos relacionados à História, Ciência, Matemática e Geografia estão disponíveis.

O aprendizado é feito através de quizzes de perguntas e respostas e outros tipos de jogos. Os alunos podem participar de forma individual ou em grupo.

Os professores que buscam aumentar seus recursos para ensinar a distância podem criar salas para os alunos e gerar um PIN, para que apenas as pessoas que o possuam possam acessar.

Assim, o aplicativo pode ser a opção perfeita para sair do tradicional e incentivar os estudos através de uma metodologia divertida.

3. Quizlet

O aluno que acessar o Quizlet pode navegar no app ao escolher entre as funções “Criar sua própria lista” ou “Encontrar materiais de estudo”.

Como os próprios nomes sugerem, os usuários da primeira opção podem criar os materiais de estudo por conta própria, Já na segunda opção, eles podem encontrar os conteúdos de ensino que já estão disponíveis na plataforma. 

Você também pode encontrar alunos e professores conhecidos no menu “Usuários”, caso eles também usem a plataforma. Com a ferramenta de lupa, você pesquisa para encontrar as turmas e listas de conteúdo.

Você pode fazer a busca através de palavras-chaves relacionadas ao assunto de seu interesse. Por exemplo: se está buscando conteúdos de história, digite o período, como “2ª Guerra Mundial”.

O Quizlet também oferece a opção de “Cartões”, para te ajudar a fixar mais o conteúdo dentro das listas.

Na aba “Aprender”, você pode testar seus conhecimentos, mas em “Avaliar” é onde você tem acesso a todo seu progresso desde que entrou no app.

Você pode utilizar a ferramenta “Combinar” para estudar por meios de jogos interativos. Essa ferramenta também pode ser uma ótima escolha para auxiliar nas aulas presenciais e para quem tem que assistir aulas online.

Além do site, o Quizlet está disponível na Play Store e na App Store.

4. ClassDojo

Uma outra plataforma que você pode utilizar para assistir aulas online é o ClassDojo, disponível no próprio site e para aparelhos com sistema iOS e Android.

Caso você seja aluno, só poderá acessar o site quando receber um código de seu professor. Uma outra opção é escanear um QR Code que serve para liberar o acesso para a turma. 

Originalmente, esse app era focado para auxiliar o aprendizado presencial, mas nada impede dele também ser usado para a educação a distância, contando que tenha um professor responsável.

Caso você acesse como professor, será possível adicionar e remover alunos e criar turmas de estudo. O acesso também pode ser liberado para os pais observarem o desenvolvimento escolar de seus filhos. 

O ClassDojo possui algumas ferramentas bastante interessantes, como o “Aleatório”, que escolhe algum aluno aleatoriamente para responder alguma questão feita pelo professor.

Essa ferramenta também pode ser usada para definir a ordem de apresentação de trabalhos, correção das atividades e etc.

Outras alternativas também deixam o docente compartilhar mensagens com os alunos e postar comunicados, além de também organizar as tarefas diárias no menu “Direção”.  

5. Discord

Especializada em comunicação, o Discord pode ser perfeito para assistir aulas online. Ele pode ser usado para tirar dúvidas dos alunos e realizar debates monitorados por professores, já que a sua principal função é o áudio.

Ele também está disponível para download na Play Store e na App Store

É possível convidar membros para participar do seu grupo, que podem ser vistos como as turmas na plataforma. Para isso, basta clicar em “Criar um clube ou uma comunidade”. Depois, é possível compartilhar o link gerado nas redes sociais.

Nestes mesmos clubes, os membros também podem anexar arquivos de mídia, como vídeos, fotos e documentos em PDF. Os trabalhos e atividades passados pelo professor também podem ser entregues.

6. Hangouts

Assistir aulas online

Para usar o Hangouts para assistir aulas online, o usuário precisa ter uma conta da Google, já que essa ferramenta de videochamada pertence ao próprio Google.

Através dela, os usuários conseguem fazer ligações telefônicas, trocar mensagens e realizar chamadas de vídeo com o limite de 25 pessoas. Ou seja, ela é mais do que adequada para que os professores e alunos consigam continuar ter as suas aulas mesmo a distância.

Postar status, fotos, mapas, vídeos e GIFs também são permitidos no Hangouts. Grupos de bate-papo com até 150 pessoas podem ser criados e são perfeitos para turmas grandes e compartilhamento de conteúdo.

A plataforma está disponível tanto para computador como para aparelhos com sistema Android e iOS, nas lojas digitais. 

Saiba Mais: O que é preciso para estudar marketing digital? As 5 maiores dúvidas

7. Zoom

O Zoom é uma das ferramentas de videochamada  mais conhecidas no mercado. No plano pago, são permitidos até 500 participantes por vez no modelo normal de reunião e até 10.000 participantes, caso esteja no modelo de apresentação webinar. 

A plataforma funciona em praticamente todos os sistemas, como Linux, Windows, Android e iOS. Também existe uma versão gratuita mais limitada, permitindo menos participantes e limite de tempo de 40 minutos com reuniões acima de 3 participantes, por exemplo. 

A plataforma pode ser uma excelente escolha para assistir aulas online, já que além das ferramentas padrões como audio, vídeo e bate-papo, também é possível compartilhar a tela.

O administrador da sala pode definir se somente ele pode fazer esse compartilhamento de tela ou se os outros participantes também podem. Assim, em aulas que fazem uso do slides e apresentações de trabalhos dos alunos, o professor tem total controle sobre isso.

8. Meet

O Meet pode ser acessado através do navegador do seu computador ou no aplicativo disponível na Play Store e na App Store. Ele é uma ferramenta de videoconferência que pode ser uma boa opção para assistir aulas online.

São permitidas até 100 pessoas por chamada de vídeo. Além do mais, legendas instantâneas e compartilhamento de tela são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar o entendimento dos conteúdos.

O professor pode liberar o acesso a aula online para os alunos de diferentes formas, já que o aplicativo permite criar uma reunião instantânea, agendar uma reunião para mais tarde e até deixar programada no Google Agenda. 

Dessa forma, o docente só precisa disponibilizar o código de acesso ou o link para os alunos de sua turma. Para entrar na aula, os alunos podem digitar o código na página inicial do Meet ou apenas esperar a liberação do professor no link.

9. Whereby

O Whereby está disponível para uso na web através do navegador e no aplicativo para aparelhos Android e iOS.

Ele é bastante acessível na questão de compatibilidade com dispositivos para que os alunos possam assistir aulas online. Os interessados em usar podem ter acesso gratuito a chamadas de áudio e vídeo.

Além do mais, não é necessário fazer um cadastro ou baixar o programa em seu computador. Assim como algumas ferramentas citadas, o Whereby também permite que os usuários mandem mensagens no bate-papo e compartilhem a tela.

Além da versão gratuita, também estão disponíveis dois planos pagos. Contudo, dependendo do tamanho da turma, eles podem acabar não sendo completamente necessários para a educação a distância.

A versão grátis permite até 4 pessoas na reunião e possui integração com ferramentas de agenda online e criação de nomes personalizados para a sala da reunião.

Já com os planos pagos suportam até 50 pessoas e a possibilidade de gravar a reunião. O preço da versão paga varia com mensalidades entre US$9,99 a US$59,99.

Saiba Mais: Brainly: O que é e como usar?

10. Google Drive 

De que adianta conseguir assistir aulas online se não tiver como receber os conteúdos e entregar as atividades e trabalhos solicitados?

Assistir aulas online

O Google Drive é uma plataforma do Google que serve para armazenamento de arquivos, sejam eles fotos, vídeos ou documentos. De forma gratuita, a ferramenta oferece um espaço de 15 GB.

Caso utilize a mesma conta, o usuário pode ter acesso ao mesmo conteúdo que armazena tanto pelo celular como no computador, caso tenha internet. Isso é possível porque o Drive possui um sistema de backup automático.

Alguns arquivos também podem ser marcados para serem disponibilizados mesmo sem internet.

Os usuários podem dar acesso a pastas e arquivos para outros usuários, ou seja, uma maneira perfeita para os professores disponibilizar trabalhos, slides, atividades e outros arquivos para seus alunos, tudo através do acesso ao Drive.

Outra ideia é criar pastas para os alunos entregar os seus trabalhos e atividades também podem ser criadas, facilitando a interação entre as duas partes. Isso torna a plataforma uma auxiliar perfeita para quem tem que assistir aulas online.

Além disso, você também pode criar pastas para organizar seus arquivos, criar planilhas, rodar e criar apresentações de slides, formulários do Google e documentos de texto através do “Documento Google”, que também podem ser editados.

Assim, a ferramenta também acaba servindo para você criar seus trabalhos online, além de facilitar a rotina de quem tem que assistir aulas online.

Você também pode marcar seus favoritos, vistos recentemente e documentos compartilhados com você e a lixeira (os arquivos ficam disponíveis por 30 dias antes de serem excluídos permanentemente).

O Drive está disponível para computadores e aparelhos móveis, como celulares e tablets. 

Saiba Mais: O que é Google Drive e como usar?

11. OneDrive

O OneDrive é o serviço de armazenamento na nuvem da empresa Microsoft, muito parecido com o Google Drive. Inicialmente, a plataforma oferece 5GB de espaço gratuito para você colocar os seus arquivos.

Contudo, para usar a ferramenta o usuário precisa ter uma conta na Microsoft. Se você já possui, então o serviço está vinculado automaticamente à sua conta. 

Além de documentos, também é permitido salvar arquivos de áudio, foto e vídeo. Ou seja, essa opção é excelente para auxiliar os professores e alunos na hora de assistir aulas online, com a possibilidade de compartilhamento de atividades, slides, trabalhos e muitos outros documentos escolares.

A plataforma pode ser usada tanto em computadores como em dispositivos móveis. No Windows Phone, o OneDrive já vem instalado de fábrica. Os usuários de Android e iOS precisam baixar o app nas lojas digitais. 

12. Dropbox

Diferente das opções de armazenamento listadas até agora, o Dropbox oferece apenas 2GB gratuitos de espaço na rede.

Também são permitidos armazenar fotos, vídeos, áudios e documentos, sendo uma boa forma de ajudar no compartilhamento de conteúdo e entrega de materiais para quem está tendo que assistir aulas online, apesar do pouco espaço disponível. 

O programa pode ser usado tanto em dispositivos móveis como em computadores. Vale ressaltar que o aplicativo mobile não possui a função de sincronizar os arquivos com o smartphone.

Assim, você só poderá fazer os downloads e ter acesso aos arquivos que já estão disponíveis na sua conta Dropbox. Para colocar os arquivos do seu smartphone no armazenamento do programa, você precisará fazer isso manualmente e arquivo por arquivo. 

Saiba Mais: Google Meet: 3 formas de fazer reuniões online gratuitas

Continua depois da publicidade

Entidades: Apple | Google | Microsoft

Tags:

Gerador de números aleatórios: os 10 melhores sites

Gerador de números aleatórios: os 10 melhores sites

Um gerador de números aleatórios é muito útil para testes de cadastro, sorteios em eventos e redes sociais. Enfim, existem muitas coisas que você pode fazer com números aleatórios. Quando você precisa de um ou dois números aleatórios é muito fácil criar manualmente....

Ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Saiba como

Ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Saiba como

Quer ganhar dinheiro respondendo pesquisas online, no conforto da sua casa? Sim, é possível ganhar dinheiro dessa forma! E o melhor: Você só precisa do seu celular e de estar conectado a uma rede de internet. E claro, é preciso ter o compromisso de se dedicar, por...

IMC calculadora: as 14 melhores para usar sempre

IMC calculadora: as 14 melhores para usar sempre

Uma das formas de saber se você está dentro do peso ideal e saudável é calculando o seu Índice de Massa Corporal (IMC). E para isso existem diversas IMC Calculadora disponíveis no mercado e de fácil acesso online. A maioria possui um funcionamento simples e exige...

Como vender milhas e lucrar com seus pontos?

Como vender milhas e lucrar com seus pontos?

Se você está em busca de uma forma para ganhar um dinheiro extra, então vale a pena considerar vender milhas. Este é um mercado que vem em constante crescimento e mostra um grande interesse do público em comercializar os benefícios ganhos. As pessoas acostumadas em...

Computador All in One: o que é e quais os melhores?

Computador All in One: o que é e quais os melhores?

Há muito tempo que os computadores se tornaram um equipamento fundamental, seja por motivos de trabalho, estudo ou até mesmo de lazer. No mercado, os consumidores encontram diversos modelos dessas máquinas. E com tantas opções podem acabar se confundido na hora de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest