Como abrir um negócio de assistência técnica de informática?

por | jun 30, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários


Se você está procurando dicas sobre como montar uma assistência técnica de informática, chegou ao lugar certo. Vamos explicar quais são os elementos mais importantes para iniciar nesse segmento: 

  • Localização;
  • Exigências legais e específicas;
  • Estrutura;
  • Equipe;
  • Equipamentos para assistência técnica de informática;
  • Divulgação. 

O mais interessante dessa área é que você pode criar um negócio físico ou trabalhar com assistência técnica de informática no próprio domicílio. Além disso, dependendo do formato do seu empreendimento, não é necessário fazer grandes investimentos. 

As dicas desse post valem, inclusive, para lojas de assistência técnica de informática e celulares. Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Saiba Mais: 25 livros de empreendedorismo gratuitos para baixar

Assistência técnica de informática: localização 

Sem dúvidas, definir o local do ponto comercial é uma das questões mais importantes na hora de montar um negócio de assistência técnica em informática. Para tomar uma decisão mais assertiva, é fundamental levar alguns itens em consideração. 

Primeiro, você deve analisar alguns aspectos urbanísticos e de infraestrutura. Nesta etapa, é importante observar se a região é segura, se há áreas de risco de alagamento ou enchente, se o bairro contém infraestrutura de serviços públicos e recolhimento de lixo e se a região disponibiliza serviços de água, luz, telefone e internet. 

Você deve analisar ainda se será possível disponibilizar estacionamento interno ou externo para os clientes, se há proximidade de estações e pontos de transporte coletivo e se o bairro contém serviços essenciais como restaurantes, farmácias e bancos. 

Um dos erros mais comuns na hora de escolher um ponto comercial é não analisar com cuidado os aspectos econômicos e financeiros do local.

Para evitar problemas no futuro, recomendamos verificar o valor do aluguel, prazo e condições do contrato, se o estabelecimento necessita de reformas e adaptações, além de observar a qualidade dos móveis do local. 

Assistência técnica de informática: exigências legais e específicas

Para abrir um novo negócio, você pode registrar o estabelecimento no formato individual ou em um dos enquadramentos jurídicos da sociedade. O empreendedor deve analisar quais são as alternativas que atendem às suas necessidades e o perfil do negócio que pretende colocar em prática. 


Sabemos que neste momento podem surgir muitas dúvidas. Por isso, recomendamos contar com o apoio de um contador. Ele é o melhor profissional para orientar sobre os atos constitutivos do negócio, além de ter um conhecimento vasto sobre a legislação tributária.

Para abrir uma empresa, você deve executar as seguintes normas:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Registro na Prefeitura Municipal, para adquirir o alvará de funcionamento;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Registro no Corpo de Bombeiros Militar.

Além das recomendações que foram mencionadas neste post, você precisa fazer a consulta prévia de endereço na Prefeitura Municipal/Administração Regional, sobre a Lei de Zoneamento.

Para evitar futuros problemas, vale a pena conhecer as regras de proteção ao cliente, que são definidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A Lei 123/2006 (Estatuto da Micro e Pequena Empresa) e suas modificações definem um cuidado especial e simples para os micro e pequenos negócios.

Na prática, isso significa que os empreendedores têm diversos benefícios, como redução ou isenção dos custos de registros, licenças, entre outros. 

O empresário também precisa redobrar a atenção à Lei de Informática nº 10.176/01. Ela detalha como é a capacitação e a concorrência no segmento de tecnologia da informação. 

Saiba Mais: Como abrir um MEI: 5 passos para ser um microempreendedor

Assistência técnica de informática: estrutura

Uma das principais vantagens em trabalhar com assistência técnica de informática é que esse tipo de empreendimento não necessita de um estabelecimento físico e sim somente de ferramentas adequadas para atender os clientes. 

Porém, caso seja necessário montar uma loja física, você precisa de um ambiente pequeno, com um ponto comercial e um laboratório técnico.


Especialistas acreditam que, para iniciar um empreendimento, é necessário um local de 100m2. Uma loja é aquela que contém recepção e espaço de atendimento; laboratório de serviços em hardware; almoxarifado; área administrativa; copa e banheiro. 

Você pode comercializar ainda itens de hardware, software e periféricos. No entanto, para evitar futuros problemas, o empreendedor deve obter a Inscrição Atual. Lembre-se de reservar ainda um ambiente para expor os produtos para os clientes.

Nunca é demais lembrar da importância de pensar em outras questões, como: 

  • Ambientação;
  • Decoração;
  • Circulação;
  • Ventilação;
  • Iluminação. 

Já do lado de fora, você deve pensar em itens, como: fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento. Uma dica interessante é consultar a Prefeitura ou Administração Municipal. Ela é a melhor fonte para informar a legislação da cidade sobre placas externas de identificação. 

Assistência técnica de informática: equipe 

A quantidade de colaboradores para o negócio é modificada conforme o espaço do empreendimento. Para reduzir os gastos com a folha de pagamento, aposte em um time enxuto.

Geralmente, uma recepcionista técnica, gerente administrativo e técnico em informática. Após escolher a sua equipe, faça treinamentos com os colaboradores para que eles estejam preparados para atender o público da melhor forma. 

Assistência técnica de informática: equipamentos de manutenção

Assim como a quantidade de colaboradores, o número de equipamentos também muda de acordo com o tamanho da sua empresa.

Em um negócio de pequeno porte, os itens mais recomendados são: computadores, impressora, multímetro, osciloscópio, caixa de ferramentas, bancadas de trabalho, telefone, balcão de atendimento, prateleiras e armários com porta e cadeiras. 

Assistência técnica de informática: divulgação

A concorrência de uma loja de assistência técnica de informática é bastante intensa. Para garantir um diferencial competitivo no mercado, divulgue o seu negócio em redes sociais, crie um site institucional e use os aplicativos de mensagem a seu favor.

Existem ainda outras orientações: faça folders e flyers, ofereça brindes para envolver os consumidores, crie parcerias com escolas de informática e pense em promoções para a audiência. 


Montar uma loja de assistência técnica de informática não é uma tarefa fácil. Além de escolher a localização, você deve investir em equipamentos para assistência técnica de informática e ficar atento as exigências legais e específicas. 

Porém, antes de iniciar o seu empreendimento, vale a pena verificar o orçamento. Se você não tem renda suficiente para montar uma assistência técnica de informática e celulares, vale a pena começar por assistência técnica informática em domicílio.

Independente do tipo de negócio que pretende construir, vale a pena o investimento, uma vez que o mercado está em ascensão. Afinal, quem não precisa de um auxílio de informática, não é mesmo?  

Então, siga as nossas orientações e tire a sua ideia do papel hoje mesmo, seja para criar uma assistência técnica em São Paulo ou em qualquer outra região do país.

Os cursos online do Sebrae também podem ajudá-lo em seu desenvolvimento profissional. 


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil
Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr