Continua depois da publicidade

As melhores dicas de conteúdo para Instagram

por | maio 21, 2021 | Instagram | 0 Comentários

Se você trabalha com o Instagram ou está começando a utilizar a rede social e tem como objetivo crescer cada vez mais, é preciso saber como produzir mais conteúdo e o que faz o perfil ser mais notado e ter mais acessos. Com o objetivo de te ajudar com isso, separamos As melhores dicas de conteúdo para Instagram que vão te ajudar a crescer e ter mais ideias de postagens para a rede social. Você pode desenvolver cada vez mais ideias de postagens apenas com planejamento. 

Saiba mais: Como usar o Sorteiogram e fazer sorteios no Instagram?

As melhores dicas de conteúdo para Instagram

Utilize o repost

Também chamado de Regram, o repost é nada mais, nada menos que um compartilhamento de postagem de outros perfis no seu feed, com os devidos créditos, obviamente. Essa opção de conteúdo pode acabar permitindo que você alcance cada vez mais usuários e aumente suas visualizações e interações. Além do mais, este tipo de conteúdo irá precisar de menos tempo para ser postado no seu feed. 

Mas não se engane, utilizar essa opção sempre pode acabar prejudicando ao invés de ajudar, uma conta no Instagram deve ser focada com publicações do próprio usuário e não de outros perfis. Então use o repost com sabedoria e somente quando necessário. O Instagram não possui uma ferramenta que permita repostar, mas existem aplicativos e programas que podem te ajudar com isso e são bastante simples e fáceis de usar. 

Saiba mais: 4 melhores apps para fazer repost no Instagram

Post sobre seus serviços e trabalhos feitos

O Instagram pode ser uma ferramenta de trabalho dependendo da forma que é utilizada. Se você possui outras formas de trabalhar, como gravar um podcast ou vídeo para o YouTube, se trabalha em alguma empresa, se faz trabalhos manuais, se vende algum produto e etc, é sempre importante mostrar isso no Instagram.

Mostre para seus seguidores que você também tem uma vida e outras formas de trabalhar fora das redes sociais. E uma dica é tentar ser o mais natural possível no vídeo ou foto que você fará mostrando isso, seja espontâneo para que o conteúdo não pareça uma propaganda, mas sim algo natural.

Mostre os bastidores

Existe todo um processo de gravação de stories e vídeos, tempo e preparação para tirar uma foto, montagem de cronograma, pesquisa, edição e diversas outras coisas que é preciso fazer antes de postar algo no Instagram. Então por que não mostrar isso aos seguidores? Tire uma foto mais simples, sem muita edição, mostre que está produzindo algo para seu público, aumenta a interação e a proximidade com os seguidores.

Saiba mais: Story do Instagram anônimo: 10 ferramentas para ver story anonimamente

Se for gravar um vídeo, mostre o posicionamento da câmera ou o programa de edição aberto, mostre o cenário ou pessoa que está te ajudando. Mostrar o dia-a-dia é sempre algo que encaixa muito bem no Instagram, além disso também mostra para o seu seguidor que você está ali trabalhando para eles. 

Celebre momentos

Mesmo se você utilizar o Instagram como uma ferramenta de trabalho, ele continua sendo uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, então também compartilhe momentos. Se você está comemorando algo, seja um aniversário, alguma conquista, mostre para seus seguidores. Isso se aplica especialmente se for algo relacionado ao trabalho, se for aniversário de seu perfil no Instagram, se você realizou alguma meta que traçou no início do trabalho e coisas do tipo. Não deixe de celebrar, os seguidores podem gostar de ver.

Inove

Seja criativo, procure se diferenciar do que as outras contas da plataforma fazem. É claro que é mais fácil falar do que fazer, mas sempre que possível tente ser único no seu perfil. Isso não significa que você está proibido de fazer as postagens igual todo mundo da rede social ou de fazer postagem mais simplificadas, muito pelo contrário. O ato de inovar não precisa ser constante, pode ser algo periódico. É importante ter essa mescla entre o novo e único e o que já dá certo nas postagens normais, saiba balancear, mas lembre-se, também saiba ser criativo. 

Compartilhe seu conhecimento

Se você possui conhecimento de uma determinada área, se tem formação, cursos, procure passar o conhecimento para seus seguidores, já que isso pode ser um atrativo para eles continuarem te seguindo e interagindo nas publicações. Você pode utilizar os posts de carrosséis para explicar sobre algo, dar dicas. Ou utilizar as ferramentas de storys e IGTV para postar vídeos explicando como fazer algo. Vale lembrar que pode ser de tudo, de uma receita que você faça bem ou algo relacionado ao seu trabalho e/ou formação. 

Saiba mais: Frases para Instagram: 120 frases para posts do Instagram

Fale sobre os assuntos atuais do seu nicho

Se seu perfil possui um público-alvo e é nichado para falar sobre um assunto específico, é sempre bom trazer informações atuais a respeito e manter seu público atualizado. Você pode fazer isso através de uma publicação no feed e falar a respeito na descrição, pode utilizar a ferramenta de storys ou até gravar um vídeo para o IGTV. Por exemplo, se seu perfil for focado para falar sobre cinema, procure sempre trazer as novidades das produções que irão lançar, trailers, datas de estreia, informações divulgadas recentemente e etc. 

Não fique somente nas fotos e stories – poste vídeos

dicas de conteúdo para Instagram

Lembre-se, o Instagram é uma ferramenta de fotos e vídeos, não fique preso apenas em postagens de imagens no feed e nos stories. Embora produzir um vídeo para postar no IGTV, por exemplo, possa ser mais trabalhoso e demorado, pode acabar valendo muito a pena.

Além do mais, não precisa ser um vídeo muito complexo, você pode fazer vídeos curtos através da ferramenta do Reels, dando sua opinião rápida sobre algo, mostrando algo interessante, compartilhando uma informação e outras coisas. Cada vez mais as pessoas gastam seu tempo na internet vendo vídeos, então se você não sabe disso, está desperdiçando essa chance. 

Saiba mais: Como baixar Reels do Instagram?

Poste enquetes

dicas de conteúdo para Instagram

É sempre bom manter uma proximidade e interação com o público, e as enquetes podem ser uma forma bem divertida de fazer isso. Você também pode usar essa ferramenta do Instagram para perguntar ao público o tipo de conteúdo que eles mais querem ver no seu perfil e fazer perguntas sobre algum determinado assunto para saber a opinião dos seus seguidores, por exemplo. Além do mais, normalmente as pessoas adoram responder enquetes, então isso pode aproximar perfil e seguidor e fazer com que o mesmo se sinta ouvido.

Saiba mais: Enquete Instagram: Como fazer enquete no Instagram Stories

Faça lives

dicas de conteúdo para Instagram

Com as lives você pode acabar gerando um maior engajamento entre seu perfil e o público, e consequentemente uma maior interação. Você pode ter um bate papo produtivo para falar sobre algum determinado assunto, informar, dar seu depoimento, debater com algum convidado.

Saiba mais: Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Mas nada te impede de criar uma live mais livre, sem ter um assunto específico, apenas ficar ali se divertindo e conversando com seus seguidores. É sempre bom ter lives, mas também é sempre bom ter esse tipo de variação para não serem lives “pesadas” e sérias a todo momento.  

Crie hashtags

Utilizar hashtags mais populares pode acabar aumentando a concorrência que seus posts terão com outros perfis que também usaram a mesma hashtags. Então a dica para contornar isso é criar as próprias hashtags e pedir para seus seguidores subirem ela também nos posts deles e na pesquisa da rede social.

Você pode dedicar um post para isso e pedir na legenda ou até nos seus stories. Outra solução é usar hashtags que não são muito utilizadas.

Saiba mais: Quais as # que dão mais curtidas no Instagram?

Monte álbuns

dicas de conteúdo para Instagram

O Instagram também possui a opção de post carrossel, que é uma publicação que permite muito mais imagens, até 10 no mesmo post. Além de evitar que seu feed fique sobrecarregado com uma série de postagens sobre o mesmo assunto, você pode usar essa ferramenta para criar álbuns.

É possível compartilhar as fotos daqueles momentos de celebração que citamos antes, ou criar imagens falando sobre algum determinado tema, ou sendo criativo para falar sobre o que achar melhor da maneira que achar melhor. Mas não deixe de usar os álbuns, além de prender o seguidor você também mantém uma certa organização no perfil. 

Saiba mais: O que é post carrossel no Instagram?

Faça mosaicos

Um outro formato de publicação interessante e, que pode dar uma diferenciada no seu feed ,são os posts mosaicos. Se você tem alguma imagem interessante não precisa postar ela de uma vez, você pode cortar ela em vários pedaços e postar como imagens separadas. Assim, quando alguém abrir seu feed verá diversas publicações que juntas montam uma única imagem. Fazer isso sozinho pode ser um pouco trabalhoso, mas se você pesquisar pode encontrar ferramentas que fazem isso para você.

Crie destaques

dicas de conteúdo para Instagram

No seu perfil do Instagram também existe a possibilidade de criar os famosos destaques, e isso pode ser uma ótima ferramenta. Você pode criar stories e deixá-los nestes destaques, assim eles não vão sumir depois de 24h.

Se você está fazendo uma viagem, participando de algum evento, divulgando seu produto, explicando sobre alguma coisa, os destaques podem deixar os stories organizados por categoria. Além do mais, o seguidor vai poder ter acesso ao conteúdo sempre que quiser. 

Saiba mais: 6 aplicativos para organizar o feed do Instagram

Use a ferramenta de Boomerang

Com a ferramenta do boomerang você pode tornar um momento meio sem graça do seu dia em algo super divertido para o público assistir e assim, consequentemente, em conteúdo para o seu perfil. Se você estiver apenas fazendo uma refeição, indo ver um filme ou série para relaxar, lendo um relatório, escrevendo roteiro ou alguma outra atividade do tipo, crie esses pequenos vídeos em loop enquanto faz a atividade. Além do mais, levará pouquíssimo tempo para fazer isso. 

Saiba mais: Quem tem mais seguidores no Instagram: Top 20 de 2020

Dicas de postagem no Instagram

Se você almeja crescer no Instagram, é preciso ter engajamento, para ter engajamento é preciso ter conteúdo e para ter conteúdo é preciso ter uma organização para criar posts para seu perfil na rede social. Para te ajudar, separamos algumas dicas de conteúdo para Instagram e como montar uma estratégia, basta seguir o passo-a-passo abaixo e você irá conseguir ideias de conteúdo por mês.

Passo 1. Decida o número de postagem por mês

Antes de tudo, você deve saber quantas postagens você quer fazer por mês. Isso irá depender do alcance de seu perfil, você precisa saber com quantas publicações por semana o alcance será maior. A dica é começar com três publicações e acompanhar os dados do Instagram para observar seus números.

Com isso, você pode ajustar e saber se deve postar mais ou menos durante a semana. Ao fazer isso, você também conseguirá reunir informações sobre os melhores horários e dias para postar. E lembre-se, você deve levar em conta a qualidade dos posts e não a quantidade.

Saiba mais: O que são impressões no Instagram?

Passo 2. Defina as categorias que você fará postagens

Isso nada mais é que os tópicos que possuem alguma relação com o seu perfil e que você irá trabalhar em cima. Para montar os tópicos, basta você responder as seguintes perguntas:

  • Qual será o seu público-alvo?
  • Quais são os principais conteúdos que esse público gosta de ver?
  • Quais são os seus conhecimentos para produzir conteúdo para seu público-alvo?
  • O que você pretende alcançar com seu perfil? (Objetivo)

Ao responder todas as perguntas, você obterá como resultado a capacidade de criar conteúdos úteis ao seu público-alvo e um propósito para trabalhar em cima com seu perfil. 

Passo 3. Pesquise e pense ideias novas

Depois de definir as categorias que você abordará em seu perfil, é  hora de encontrar ideias para começar a produção de conteúdo. Você pode utilizar algumas plataformas para isso como pesquisar no Google, Pinterest, grupos e páginas de Facebook, Twitter, no próprio Instagram e nas redes sociais. 

Um exemplo de como utilizar o Google para obter ideias é ao pesquisar sobre suas categorias e observar os principais resultados que aparecem no Google, dá para saber o que mais é buscado pelo público sobre aquele determinado assunto. Após isso, é só começar a produzir conteúdos baseados nos resultados principais que apareceram. Além do mais, o Google também é um excelente lugar para encontrar dicas de conteúdo para Instagram.

Saiba mais: Como produzir conteúdos que chamem a atenção dos seus clientes?

Uma ferramenta que você pode usar também para obter ideias é o Ubersuggest. Tudo que você precisa fazer é digitar a palavra-chave sobre o assunto que desejar e a plataforma irá gerar diversas sugestões de palavras-chaves. Depois é só adaptar para ideias de conteúdos, já que são palavras relacionadas a determinado assunto.

Se você está tendo dificuldade de postagem, uma sugestão é começar a publicar as famosas frases e citações motivacionais, que geram bastante engajamento e podem quebrar o galho até você aparecer com uma nova ideia.

Passo 4. Produza o conteúdo

Depois de resolver todas as questões citadas acima, chegou a hora de cuidar da produção de conteúdo. Se você pretende compartilhar informações, montar gráficos e imagens, algumas ferramentas que podem te ajudar são o PowerPoint e o Canva, que são focadas justamente na produção de elementos gráficos. Se você já possui um conhecimento maior, também pode utilizar o PhotoShop, que tende a ser mais complicado. Uma outra opção se você busca fazer edições simples ou montagens simples é o PhotoScape.

Saiba mais: Aplicativos para Instagram: nossos 35 favoritos deste ano

Passo 5. Defina a ordem de publicação

Após finalizar o processo de criação, é a hora de organizar a ordem que você irá realizar as postagens. É importante organizar de uma maneira mais variada, mas também complementar. A dica é para você montar um quadro que utiliza cores como forma de manter a ordem, ou de uma maneira que seja mais fácil para você compreender a ordem de postagem dos conteúdos. Não se esqueça, é sempre importante fazer uma rotação entre as categorias que você aborda no seu perfil.

Passo 6. Planeje as datas e legendas

Depois de já ter a ordem que você deseja publicar, está na hora de deixar as legendas já prontas e organizar as melhores datas de postagem. Para isso, você pode utilizar aplicativos e outras ferramentas como uma forma de organização, como montar uma planilha, colocar lembrete no próprio calendário do celular ou usar alguma ferramenta que programe os posts.

Não se esqueça de também deixar, com antecedência, as legendas de cada uma das imagens prontas. A legenda é que irá despertar a vontade do seguidor de compartilhar, curtir ou comentar, será o principal motivo para que o engajamento ocorra.

Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Passo 7. Escolha as hashtags com cuidado

O que irá aumentar o alcance do seu post são as hashtags, fazendo com que sua publicação alcance pessoas que não te seguem, por exemplo, resultando assim no crescimento do seu perfil. Além do mais, quanto mais reações e interações uma foto tiver, mais ela ficará entre as principais postagem da plataforma, ganhando mais exposição. 

Saiba mais: Melhores geradores de hashtags: 5 ferramentas para Instagram

Mas lembre-se do que dissemos acima, não use tags que foram muito utilizadas por outros perfis, isso aumenta a concorrência. Procure criar suas próprias hashtags ou fazer uso das que menos foram utilizadas no Instagram, isso é sempre uma boa. 

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Google | Instagram | Youtube

Tags:

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Quer fazer seus Stories durarem mais de 24 horas no seu perfil? Aprenda como colocar fotos no destaque do Instagram. Deste modo, as pessoas poderão acompanham suas postagens à qualquer hora e momento. Lançado em 2018, os destaques do Instagram foram criados para...

Como fazer filtro no Instagram?

Como fazer filtro no Instagram?

Os filtros são um grande sucesso no Instagram, pois disponibiliza diversas opções para auxiliar os seus usuários na hora de publicar conteúdos, seja fotos, vídeos ou Instagram Stories. Neste post, vamos te ensinar como fazer filtro no Instagram. Antes, essa função só...

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Mesmo quem gosta bastante de tatuagem muitas vezes não tem coragem de tatuar o próprio rosto. A novidade é que há um filtro bem realista no Instagram que te ajuda muito a "matar" essa curiosidade. Neste post verá como usar o filtro tatuagem. Se você for uma pessoa que...

Template Instagram: 19 opções de edição

Template Instagram: 19 opções de edição

A ferramenta de Stories do Instagram permite que você realize diversos tipos de postagens e interações com seus seguidores na rede social. Você pode postar vídeos, fotos, fazer enquetes e até lives, sozinho ou com convidados. Entre essas interações, uma das mais...

Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

Para quem trabalha ou quer trabalhar com Instagram, é sempre importante ter uma quantidade considerável de seguidores para facilitar o trabalho e aumentar ainda mais o alcance. Mas conseguir aumentar o número do seu público real que te segue pode ser um pouco...

O que postar no stories do Instagram? 15 ideias para copiar

O que postar no stories do Instagram? 15 ideias para copiar

O Stories do Instagram é uma ótima ferramenta para interagir com seus seguidores e trazer mais dinâmica para o seu perfil. Além do mais, ele pode acabar atraindo mais pessoas para te seguir e gerar mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas você sabe o que...

Copie e Cole essas 27 dicas de enquete para Instagram

Copie e Cole essas 27 dicas de enquete para Instagram

As enquetes nos stories do Instagram podem trazer ainda mais dinâmica para o seu perfil, então se você utiliza a rede social como uma ferramenta de trabalho ou se quer ter uma interação maior entre seus seguidores, as enquetes podem ser uma poderosa arma para isso....

As 105 melhores frases para Stories do Instagram

As 105 melhores frases para Stories do Instagram

Quem nunca sofreu com a falta de criatividade na hora de definir a legenda, descrição de fotos e vídeos ou as frases para Stories do Instagram? Em várias ocasiões, escolher essas frases pode demorar mais do que tirar a própria foto, por exemplo. É preciso saber a...

16 melhores brincadeiras para Stories do Instagram

16 melhores brincadeiras para Stories do Instagram

Se você é uma pessoa que gosta do Instagram, então os Stories é um recurso que você não pode deixar de usar. Além de ser dinâmico, ela também disponibiliza diversas outras funções de interação com seus seguidores, inclusive algumas brincadeiras que podem ser bem...

Como postar Stories do Instagram pelo computador?

Como postar Stories do Instagram pelo computador?

Já está sabendo que é possível publicar fotos e vídeos no Stories do Instagram pelo computador? Sim! Um dos recursos mais aguardados por quem divulga seu negócio ou trabalha com redes sociais, está finalmente disponível. Mesmo sendo uma ferramenta que tem um “prazo de...

4 melhores apps para fazer repost no Instagram

4 melhores apps para fazer repost no Instagram

Embora o Instagram seja uma rede social para você compartilhar uma foto e até vídeos, ela não possui uma função nativa própria de repost no Instagram, como acontece no Facebook que já vem com o botão de “Compartilhar”, permitindo que você reposte publicações de outros...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest