Rastreamento Facebook: O que é e como criar um rastreamento da conversão

por | fev 19, 2013 | Facebook | 14 Comentários

Atualização:

Anteriormente para criar listas de remarketing e monitorar conversões, era necessária a utilização de 2 pixels diferentes: o pixel de rastreamento de conversões e o pixel de público personalizado. Esses dois pixels acabavam deixando os sites mais lentos e confundiam as pessoas quanto ao uso de cada um.

Então, para uma melhoria na velocidade do carregamento de sites e auxílio com as dúvidas técnicas das pessoas, o Facebook optou por deixar tudo em um pixel só.

Há algumas semanas, muitas pessoas têm entrado em contato conosco para retirar suas dúvidas sobre o Pixel do Facebook e entender quais são as mudanças que estão acontecendo.  Então, criamos um texto novo com todas as informações sobre esse novo pixel do Facebook.

Leia agora: Tudo o que você precisa saber sobre o Novo Pixel do Facebook

 

Rastreamento Facebook: O que é e como criar um rastreamento da conversão

Em 22 de janeiro de 2013 percebi uma nova funcionalidade nos anúncios do Facebook: A possibilidade de rastrear o comportamento de usuários depois deles clicarem em um anúncio. O “Rastreamento da Conversão” já está disponível no Power Editor e Painel de Criação de Anúncios.

O que isso significa?

A partir do rastreamento da conversão, o anunciante pode acompanhar com mais dados e informações o que as pessoas que foram impactadas pelo anúncio fizeram em seu site.

Vale lembrar que o rastreamento de conversão funciona apenas para anúncios direcionados para fora do Facebook. Em linhas gerais, com este recurso você tem a possibilidade de acompanhar com mais detalhes o seu funil de vendas, desde a publicidade no Facebook até o fechamento da compra.

Segundo o Facebook, para ficar mais claro:

“O rastreamento de conversão ajuda as empresas a medirem o retorno em investimento de seus Anúncios do Facebook ao reportar as ações que as pessoas realizaram após visualizarem tais anúncios.”

Medir o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é uma etapa extremamente importante em suas estratégias de marketing, em qualquer ambiente.

A partir disso, é possível otimizar seus investimento e realizar ajustes que trarão mais retorno sobre cada real gasto. No início do ano fiz uma pequena entrevista com Dennis Yu e Jon Loomer.

No post “O que o Facebook nos reserva para 2013: uma conversa com Dennis Yu e Jon Loomer” Dennis Yu apostou justamente em ferramentas mais completas para mensurar o ROI no Facebook, algo que o Facebook já começou a colocar em prática.

Como rastrear suas conversões?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o recurso, vou mostrar como é simples configurar este rastreamento em suas campanhas de Facebook Ads. O processo é muito simples e tudo o que você vai precisar é criar um pixel de conversão e inseri-lo nas páginas que deseja monitorar. Vamos lá?

1. Criar seus pixels de conversão

O Facebook define um pixel de conversão como um snipet de código que irá ser carregado sempre que um visitante executar uma conversão. Existem seis tipos de conversões diferentes:

  • Conclusões de compra;
  • Registros;
  • Leads;
  • Visualizações de página principal;
  • Adiciona ao carrinho;
  • Outras conversões do site.

A partir destas opções, é importante ter um objetivo bem claro com seus anúncios. Conversões podem ser definidas como qualquer ação que você deseja que o visitante execute em seu site. Pode ser uma compra, um cadastro, visualizações de uma página específica e assim por diante.

A) Para criar seu primeiro pixel de conversão, acesse o painel de administração de anúncios (https://www.facebook.com/ads/manage).

B) No lado esquerdo, clique em “Rastreamento da Conversão”.

C) Em seguida, no lado superior direito, clique em “Criar pixel de conversão”.

D) Agora é o momento de definir que tipo de conversão seu anúncio irá buscar. Escolha um nome para a conversão e selecione a categoria (uma das seis citadas acima) para melhor categorizá-la.

E) Depois de criar o pixel, o Facebook exibirá um código em Javascript. Copie todo o código, acesse o painel de controle do seu site ou blog e cole-o entre o <head> e </head> na página do site onde você deseja rastrear conversões.

F) Atualize a página e verifique se o código está funcionando. Se a opção “Ativo” aparecer, é que está tudo certo. Se as opções “Não verificado” ou “Inativo” aparecerem, há algo errado.

Pronto, se a opção “Ativo” aparecer, você já está apto a criar seus anúncios com o recurso de rastreamento ativo e funcionando.

2. Criar anúncios

Como dito no início, o Rastreamento de Conversão só funcionará em anúncios cujo link de destino direcionar para fora do Facebook. Desta forma, ao criar um anúncio, insira a URL da landing page da sua campanha.

Sobre as landing pages, sempre chamo a atenção em meus cursos que ela é uma das grandes responsáveis por aumentar as conversões de suas campanhas.

Lembre-se que a função dos anúncios é chamar a atenção das pessoas e fazê-las clicar. Não é função do anúncio vender, sua função é gerar tráfego. A função de vender é da sua landing page. Desta forma, preocupe-se muito em criar uma página atrativa e com as informações suficientes para que seu visitante execute as ações que você deseja.

A)     Insira a URL da sua landing page e crie seu anúncio. (Para saber mais sobre como criar anúncios vencedores no Facebook, participe do “Facebook Ads”).

B)      Crie seu anúncio, defina segmentação e na última etapa (Campanha, preços e programação) selecione a opção “Rastrear conversões no meu site para este anúncio”.

C)      Em seguida, escolha o pixel de conversão (aquele que você acabou de criar) para acompanhar seus resultados.

Pronto! Agora, basta aguardar seu anúncio ser aprovado, gerar cliques e acessos ao seu site para acompanhar as conversões.

3. Acompanhar as conversões

As ações executadas pelos visitantes vindo do seu anúncio serão exibidas em seu painel de gerenciamento de anúncios. Os dados ficarão disponíveis na área “Ações”, na seção “Desempenho”.

Ainda não tenho nenhum dado referente ao rastreamento, pois acabei de colocar uma campanha no ar para testar. Assim que tiver os dados, atualizo o post e compartilho na minha Fanpage, Camila Porto.

Avaliar as ações em qualquer ocasião

Mesmo que suas campanhas não tenham os pixels de conversão, é EXTREMAMENTE importante acompanhar as ações que as pessoas tomaram logo após clicar em sua campanha.

A partir destas informações, é possível saber com mais propriedade que tipo de comportamento e atitude os impactados estão tendo e, consequentemente, saber se o que eles estão fazendo está de acordo com seus objetivos com o anúncio.

Por exemplo, não adianta ter um anúncio que o objetivo é ter muitas ações relativas a visitas ao seu site, mas apresentar muitos comentários em posts na sua página.

Mãos à obra e sucesso!

Quer saber mais sobre anúncios no Facebook?

Participe da turma do curso de Facebook para Empresas online ou do Facebook Ads 🙂

QUER MAIS?

Quer saber como usar o conteúdo no Facebook para atrair fãs para sua empresa e transformá-los em clientes?

No e-book “Transforme Fãs em Clientes“, compartilho com você conceitos, estratégias e ideias para usar todo o potencial do engajamento e transformá-lo em mais vendas e resultados!

Baixe GRÁTIS:

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook

Como desativar o Facebook temporariamente?

Como desativar o Facebook temporariamente?

Está precisando de um tempo longe das redes sociais mas não sabe como desativar o Facebook temporariamente? Fique com a gente até o final desse post e confira o passo a passo para desativar sua conta. O Facebook é uma das maiores redes sociais. Apesar de não estar...

Como excluir o Facebook pelo celular?

Como excluir o Facebook pelo celular?

O Facebook é uma das principais redes sociais do mercado. Mas sabia que tem como excluir o Facebook pelo celular? Caso você queira se desfazer da sua conta por algum motivo, é só seguir nosso tutorial para saber como excluir o Facebook pelo celular.  Além de excluir o...

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

14 Comentários

  1. Renan

    Consegui uma conversão, o resultado aparece em desempenho como ‘leads’ , ‘registro’ , ‘conclusões de compra’ etc

    Responder
    • Camila

      Legal Renan! O que achou?

      Responder
    • Camila Camargo

      Obrigada Renan. Tem o print? Acho que meu pixel não ficou corretamente configurado

      Responder
  2. Renan

    Consegui uma conversão, o resultado aparece em desempenho como ‘leads’ , ‘registro’ , ‘conclusões de compra’ etc

    Responder
    • Camila

      Legal Renan! O que achou?

      Responder
    • Camila Camargo

      Obrigada Renan. Tem o print? Acho que meu pixel não ficou corretamente configurado

      Responder
  3. Barbara

    Camila o pixel só ficara ativo em verde depois que eu colocar ele na minha página?

    E a opção rastreamento de conversão só aparecerá na aba do anúncio depois que o pixel de conversão estiver ativo?

    Responder
    • Camila Camargo

      Sim, o pixel fica ativo depois de inserido no seu site. Os dados só aparecerão se alguém clicar no seu anúncio e executar a conversão no seu site.

      Responder
  4. Barbara

    Camila o pixel só ficara ativo em verde depois que eu colocar ele na minha página?

    E a opção rastreamento de conversão só aparecerá na aba do anúncio depois que o pixel de conversão estiver ativo?

    Responder
    • Camila Camargo

      Sim, o pixel fica ativo depois de inserido no seu site. Os dados só aparecerão se alguém clicar no seu anúncio e executar a conversão no seu site.

      Responder
  5. Renata

    Se aparecer “inativo” depois de alguns dias é certo que tem algo errado? Por que ali na explicação do facebook diz que isso significa que ninguém visualizou a página do pixel nas últimas 24h. Então talvez esteja funcionando, mas ninguém clicou ainda, certo? Inseri o pixel sexta e até agora nada. Não sei se tem algo errado ou ninguém visualizou ainda realmente 🙁

    Responder
    • Camila Camargo

      No momento que a instalação é feita ele sinaliza se está ok, com o Ativado. Se ninguém visitou sua página, vindo pelos anúncios, ele mostra como inativo.

      Responder
  6. Renata

    Se aparecer “inativo” depois de alguns dias é certo que tem algo errado? Por que ali na explicação do facebook diz que isso significa que ninguém visualizou a página do pixel nas últimas 24h. Então talvez esteja funcionando, mas ninguém clicou ainda, certo? Inseri o pixel sexta e até agora nada. Não sei se tem algo errado ou ninguém visualizou ainda realmente 🙁

    Responder
    • Camila Camargo

      No momento que a instalação é feita ele sinaliza se está ok, com o Ativado. Se ninguém visitou sua página, vindo pelos anúncios, ele mostra como inativo.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest