Alongamento de cílios: 13 segredos que você precisa saber

por | abr 19, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Fazer um alongamento de cílios está se tornando mais comum e um serviço que se populariza cada vez mais. Apesar da grande demanda por esses serviços, é preciso tomar cuidado. Devido às oportunidades que essa área cria, diversas pessoas estão se passando por especialistas em alongamento de cílios. 

Antes de realizar o procedimento, você também precisa estar informado a respeito do assunto, esclarecer suas dúvidas para ter certeza de que seguirá em frente e fazer o alongamento de cílios. Assim, se você tem interesse em realizar esse procedimento, separamos algumas dicas e informações que você precisa conhecer para estar por dentro de tudo que envolve o alongamento de cílios. 

Saiba Mais: O que é chip da beleza? Quais os benefícios e riscos?

1. Pode usar máscara no alongamento de cílios?

Se você quer causar um efeito ainda mais chamativo em seus olhos mesmo depois de fazer o alongamento de cílios, enfatizando ainda mais as cores deles, você pode utilizar uma máscara em cima dos cílios. Mas é preciso ter cuidado e levar alguns pontos em consideração para evitar maiores problemas.

Utilizar muito rímel em cima do alongamento de cílios, pode trazer uma sensação de artificialidade e a tinta do produto pode acabar prejudicando a aparência ao invés de enfatizar seus olhos. 


Você também precisa escolher o rímel com cuidado, pois em alguns existem óleos que podem interagir com a cola utilizada no alongamento de cílios e desgastar a mesma, causando a queda. A nossa dica é buscar no mercado por produtos que sejam compatíveis com alongamento.

Se ainda assim você quiser utilizar a máscara, os produtos mais adequados são aqueles à base de água. Estes produtos diminuem a chance de precisar de outros produtos especiais para remoção, o que não causa uma interação com a cola do alongamento e ele dura mais. Também evite o contato com a raiz do alongamento de cílios, sempre pinte somente as pontas.

Saiba Mais: Maquiagem para festa de 15 anos: 15 dicas para arrasar

2. Qual melhor demaquilante para alongamento de cílios?

Na hora de remover a máscara ou outros produtos do rosto, é preciso ter cuidado para não dissolver a cola do alongamento de cílios. Assim, as melhores opções de demaquilante para usar são produtos a base de água, como a água micelar ou somente água. Embora possa demorar mais para tirar a maquiagem, isso aumenta a vida útil do seu alongamento.

3. Posso remover o alongamento de cílios sozinha?

Retirar o alongamento de cílios no salão pode não ser para todos, por questões de não querer ou não poder, seja por questões de distância, dinheiro ou outras. Assim, é completamente possível retirar os seus cílios sozinha. Mas fique atenta às coisas que você não pode fazer na remoção dos cílios postiços.


  • Não tente dissolver a cola com óleo, pode fazer mal para seus olhos e também não utilize a unha, mas sim a ponta dos dedos;
  • Não corte os cílios postiços na altura dos naturais, isso não adiantará nada e eles continuarão lá, você deve remover completamente.

Para realizar a remoção de forma correta, utilize um creme removedor próprio e, com um cotonete, você irá aplicar na zona de adesão do alongamento de cílios. Deixe o creme agir e descansar por cerca de quatro minutos, confira o tempo na embalagem do mesmo. Assim, você irá utilizar o próprio cotonete ou uma pinça para desprender os cílios postiços fio-por-fio.

Quando finalizar, basta lavar o rosto normalmente. Porém, se você tiver condições, faça o procedimento com um profissional.

4. É preciso comprar fixadores para o alongamento de cílios?

Diversos profissionais costumam indicar fixadores para que seu alongamento de cílios dure mais, porém, muitos fazem isso porque ganham um percentual na venda de cada produto. Então, não compre sem antes ter certeza se os fixadores são realmente necessários para seus cílios postiços.

Tenha em mente que os fixadores não ajudam os cílios postiços a durar mais, mas sim a manter o formato original por mais tempo, então não compre produtos que prometem manter o cílios por mais tempo. Além disso, utilizar muito o fixador pode acabar prejudicando a simetria dos olhos, deixando os cílios muito colados. Os fixadores podem proteger os cílios de influências externas, mas isso dura somente até a sua próxima lavagem de rosto. 

5. O alongamento de cílios pode fazer mal a visão?

Diversos profissionais afirmam que o alongamento de cílios não afeta em nada a visão. Porém, existem oftalmologistas que relatam casos de pacientes que tiveram problemas por conta disso. Você precisa estar por dentro dos riscos que este procedimento pode ter mesmo se você o fizer com os profissionais mais capacitados.


Utilizar os cílios muito espessos e volumosos podem resultar em um “efeito leque”, ou seja, mais ar vai acabar passando pela mucosa, causando ressecamento dos olhos. Você também pode ter reação alérgica a cola utilizada no alongamento de cílios, pois muitas possuem formaldeído. Então pergunte com antecedência qual material será utilizado no procedimento.

Os cílios naturalmente possuem as bactérias Staphylococcus aureus, que por si só não são prejudiciais à saúde, somente se estiverem dentro da quantidade normal. A extensão de cílios pode causar o aumento dessas bactérias, causando assim blefarite, uma inflamação nas pálpebras. 

Saiba Mais: Maquiagem para madrinha de casamento: As melhores dicas para este dia especial

6. Quais são as condições ideais para alongamento de cílios?

alongamento de cílios

Antes de fazer qualquer procedimento, confira o ambiente e veja se ele está de acordo com as normas de higiene necessárias. Confira se o chão e móveis estão empoeirados, se os instrumentos utilizados estão esterilizados e organizados e até se as paredes possuem fungos. Fique atento até se as salas possuem ar condicionado, pois nesse tipo de procedimento e em outros, a temperatura precisa ser regularizada devido a cola utilizada e para obter o melhor resultado.

Um umidificador de ar também precisa ser utilizado para que a cola tenha a melhor adesão possível e o seu alongamento de cílios dure o tempo prometido. O procedimento também deve ser feito com materiais esterilizados, mesmo que o contato com a mucosa e com sangue seja mínimo ou até inexistente.


7. O que pode desgastar o alongamento de cílios mais rápido?

O desgaste rápido do alongamento de cílios nem sempre é culpa do profissional que fez o procedimento. Diversas vezes o próprio cliente é culpado por não seguir corretamente as recomendações dadas para seus fios sintéticos. Assim, sempre evite tomar banho nas primeiras horas após a realização do procedimento. 

Se você possui alergias, está tomando vitaminas ou avitaminoses, avise o profissional com antecedência, isso afeta o resultado final. Também evite coçar os olhos com frequências, especialmente se você possui esse hábito. Isso prejudica não só seus fios naturais, mas também dos fios postiços.

8. Quando a culpa do alongamento de cílios desgastando é do especialista?

Apesar de tudo, em alguns casos, o erro também pode ser do profissional que fez o alongamento de cílios. Existem situações em que o profissional pode ter utilizado uma cola vencida ou inadequada, e até uma técnica incorreta para seus cílios naturais.

Ela também pode não ter notado ou ignorado o fato de seus olhos estarem lacrimejando durante o procedimento, o que prejudica a adesão da cola. Até mesmo a umidade e temperatura do ambiente pode ter estado incorreta e prejudicou o procedimento.

9. Quais palavras do profissional devemos nos preocupar sobre o alongamento de cílios?

Diversos profissionais podem tentar jogar a culpa do procedimento ter dado errado para o cliente, escondendo assim a falta de profissionalismo na hora de realizar o procedimento. Você precisa ficar atento a algumas falas desses profissionais, por exemplo, se ele falar que os seus cílios são curtos, e assim o alongamento de cílios precisa ser colado diretamente na pele, isso não acontece, então não aceite nunca.


Se você percebeu que o resultado final está assimétrico e o profissional disse que é natural ou que não tem como deixar mais assimétrico devido seu rosto, ele está inventando uma desculpa. O trabalho dele também é deixar a simetria mais perfeita possível, corrigindo até mesmo a assimetria do seu rosto.

Um outro ponto que você precisa ficar atento é as primeiras horas e dias após o procedimento, se os fios começarem a cair neste período, volte ao profissional, pode acontecer do mesmo te culpar por dormir em cima dos cílios ou algo assim.

Caso isso aconteça, não aceite a desculpa, pois é bem improvável aplicar tal pressão nos cílios para o mesmo cair durante o sono.

10. Qual a melhor época para fazer alongamento de cílios?

Se você está interessado em conseguir descontos e ofertas, a melhor época para realizar o procedimento é durante os períodos de baixa demanda, entre meados de abril até o final do ano. Normalmente, no começo do ano e final do ano são épocas onde esse procedimento é mais buscado. Assim, eles ficam mais caros.

Caso queira fazer o seu procedimento nos períodos de alta demanda, como antes do Carnaval e festas de final de ano, marque com antecedência, pois será mais difícil achar vagas nos salões.


Saiba Mais: Maquiagem simples: os 5 melhores tutoriais do YouTube

11. Alongamento de cílios quanto tempo dura?

Até a queda do último fio, o alongamento de cílios dura cerca de 30 a 45 dias, dependendo do procedimento, cuidados dos clientes e retoques feitos. Com o tempo, os fios naturais, aos quais os postiços estão colados, vão cair e outros nascem no lugar. Assim, a nossa dica para manter por mais tempo é fazer retoques a cada 15 ou 20 dias.

12. Qualquer pessoa pode fazer o alongamento de cílios?

O alongamento de cílios não é indicado para todos. Se você está com alguma reação alérgica ou irritação na área dos olhos, recomendamos não fazer o procedimento. Este é um procedimento considerado não invasivo. Assim, grávidas, adolescentes e idosos podem fazer sem medo se quiserem aumentar o volume dos cílios e aumentar a beleza, conversando com antecedência com o profissional para evitar maiores problemas, é claro.

13. Quanto tempo dura o procedimento de alongamento de cílios? Dói?

O procedimento de alongamento de cílios pode demorar cerca de duas horas para ser feito na primeira vez. Em relação a dor, pode ficar tranquila, ele é totalmente indolor e você pode até mesmo dormir durante o processo. 

Saiba Mais: Sobrancelha Shadow: o que é e como fazer?



Entidades: Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.