Os 10 melhores apps para ter uma alimentação saudável

por | dez 8, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


Ter uma rotina de uma alimentação saudável pode ser uma realidade distante na vida de muitas pessoas, principalmente quando não estão acostumadas a priorizar e observar as refeições do dia a dia e optam por fast-foods, frituras e açúcar.

São muitas as consequências de uma má alimentação em nosso corpo. Além do sobrepeso, pode causar doenças como diabetes, pelo excesso de açúcar, colesterol alterado por conta dos alimentos gordurosos, gastrite, hipertensão arterial e até mesmo anemia.

Nosso corpo necessita de equilíbrio e principalmente dos nutrientes corretos, que muitas vezes, acabamos não ingerindo. No post de hoje, iremos te dar dicas e indicar apps para que você consiga fazer uma reeducação alimentar e melhorar a sua saúde.

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Os 10 melhores apps para ter uma alimentação saudável

A internet e a tecnologia podem ser grandes aliados na busca pela alimentação saudável. Diante disso, existem diversos aplicativos que são capazes de auxiliar nesse processo, que não é tão fácil assim.


Alguns aplicativos vão dar dicas de hábitos e comportamentos, outros efetivamente sobre a alimentação, com receitas e quantidade de ingredientes de acordo com o seu perfil.

Confira a seguir.

1. Guia de cozinha light

O primeiro app é o Guia de cozinha light. Nele são disponibilizadas várias receitas para manter uma dieta saudável, que são fáceis e rápidas de preparar. São mais de 150 receitas divididas entre doces, salgados, saladas e sucos.

Elas são divididas também por calorias. Além disso, são exibidas algumas informações como tempo de preparo de cada uma e o número de porções que rendem. Você pode utilizar a ferramenta “busca por ingredientes”.

O app possui uma lista de favoritos e permite que você compartilhe a receita em suas redes sociais e e-mail.


Todas as funções do app são gratuitas e estão disponíveis para Android e iOS.

2. Receitas Saudáveis

O nome já diz tudo, receitas saudáveis! O app reúne diversas receitas deliciosas em prol de uma alimentação saudável. São dicas para o café da manhã, almoço, janta, sobremesas e lanches.

Além de contar com um planejador de refeições saudáveis, você também pode pesquisar por receitas que atendam especificamente às suas necessidades. Afinal, são mais de 1000 receitas disponíveis.

O app te permite compartilhar as receitas, favoritar e contar ainda com as informações nutricionais de cada uma. Está disponível apenas para Android.

3. TecnoNutri

O TecnoNutri oferece tantas ferramentas para te ajudar a mudar os hábitos e passar a ter uma alimentação saudável, que podemos dizer que ele tem um papel de assistente pessoal.


Além de oferecer um cardápio repleto de nutrientes, com o app você pode monitorar o seu peso, registrar suas refeições em uma espécie de diário e deixar que a plataforma faça uma análise do que você tem consumido.

A plataforma notifica os seus usuários para lembrar de beber água e ainda sugere uma quantidade de calorias a serem ingeridas em cada refeição.

O app está disponível para Android e iOS.

4. Dietbox

O Dietbox é mais uma opção para te ajudar a melhorar a sua alimentação. Através de um diário de consumo de calorias, é possível ter um controle maior sobre o que você come.

O aplicativo também é voltado para um contato direto com um nutricionista, que irá fazer uma avaliação de acordo com o perfil de cada um e montar um cardápio exclusivo.


Além do mais, ele fornece notificações nos horários que estão estipulados para que você faça sua refeição e siga corretamente o seu planejamento e alcance os seus objetivos.

O app se encontra disponível para Android e iOS.

5. NutraBem

O app NutraBem conta com mais de 1500 alimentos e receitas, onde você pode selecionar os seus preferidos, para que eles sejam apresentados antes dos demais.

Você tem a possibilidade de simular as refeições e receber orientação para saber se é adequada.

Um ponto que se destaca dos demais apps é que o NutraBem permite acompanhar o consumo dos grupos alimentares e em cima disso, ele aponta as tendências e também os desequilíbrios.


É possível ainda encontrar inúmeras dicas de nutricionistas sobre alimentação, registrar o seu consumo de água, calcular o IMC (índice de massa corporal), registrar as suas refeições e calcular a sua necessidade diária de energia.

O app está disponível para Android e iOS.

6. Dieta e Saúde

Dieta e Saúde é outra ótima opção para iniciar a reeducação alimentar. Ele fornece diversas alternativas de alimentos e receitas para uma alimentação saudável.

Além disso, ele permite acompanhar os seus resultados da dieta e também o seu peso. Você pode ainda registrar sua alimentação e suas atividades físicas, como se fosse um diário e fazer comparações.

O app está disponível para Android e iOS.


7. Receitas Light

Receitas Light é uma criação do “Dieta e Saúde”, apresentado anteriormente, que oferece um cardápio variado com receitas saudáveis e também gostosas para que você possa experimentar.

Nas receitas, você encontrará as informações calóricas, o modo de preparo detalhado, rendimento e de quebra ainda possui fotos ilustrativas, representando o prato escolhido.

O app possui receitas temáticas como por exemplo, receitas de acordo com as estações (verão, inverno, primavera, outono), e receitas do famoso Chef Edu Guedes.

O app está disponível para Android e iOS.

8. Dieta e Emagrecer Rápido

Mais uma boa alternativa de aplicativo para ajudar a ter uma alimentação saudável é o “Dieta e Emagrecer Rápido”.


Ele disponibiliza muitas receitas bem práticas e gráficos para acompanhar a sua alimentação.

O app também calcula o IMC, permite o registro de suas refeições e consumo de água, possui sugestões de exercícios físicos e atendimento com especialistas da área, para melhores resultados na saúde.

O app Dieta e Emagrecer Rápido está disponível para Android e iOS.

9. Lifesum

O Lifesum também é capaz de ajudar a monitorar e melhorar a sua alimentação, qualidade de sono, consumo de água e também atividades físicas.

O app permite que você registre a sua alimentação, seu consumo de água e monitorar o seu peso e a quantidade de nutrientes diária que você consome.


Para fazer alguns atendimentos e ferramentas mais aprofundadas, é necessário pagar 4,90 dólares mensalmente. Ele está disponível para Android e iOS.

10. MyFitnessPal

Com o MyFitnessPal, é possível controlar e registrar todas as calorias que você consome durante o seu dia. É ideal para monitorar a sua alimentação.

Você consegue também salvar suas receitas favoritas e ver dicas sobre exercícios físicos, que são de extrema importância para ser mais saudável.

O app possui versão gratuita e premium, e está disponível para Android e iOS.

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Dicas para ter uma alimentação saudável

Além da boa assistência que os aplicativos oferecem nessa caminhada, você precisa saber de mais informações e adotar práticas que sem sombra de dúvidas irão te beneficiar e ensinar a comer da maneira correta.

Pensando nisso, separamos várias dicas a fim de te ajudar a entender melhor sobre os alimentos e quais são as vantagens de optar por uma alimentação saudável. Veja a seguir:

Pirâmide alimentar

Entender a pirâmide alimentar, o que ela representa e como adotá-la em nossa vida, é o primeiro passo para começar a entender melhor sobre os alimentos e como eles agem em nosso organismo.

A pirâmide alimentar nada mais é que uma representação de quais alimentos e em que quantidade eles devem ser consumidos diariamente. Muito utilizada por nutricionistas, o objetivo principal é incentivar o consumo de frutas, legumes, vegetais e a ser saudável.

A pirâmide é dividida em 4 níveis e 8 grupos, de baixo para cima. Na base estão os alimentos que se deve consumir mais. No topo ficam os alimentos que devem ser consumidos em uma quantidade menor.


Alimentação saudável

Na base, estão os cereais, tubérculos e raízes. No segundo nível, estão as frutas e as hortaliças. No terceiro, estão os laticínios, carnes e leguminosas. No quarto e último nível estão as gorduras e os açúcares.

Alimentos como arroz, pão, batata são os que fazem parte do primeiro nível. Esses são alimentos que possuem mais fibras e podem ser consumidos entre 5 a 9 porções por dia.

Já no segundo nível podemos encontrar alimentos como alface, couve e tomate. Esses alimentos contém fibras, minerais e vitaminas que devem ser consumidos em 4 a 5 porções diárias.

Ainda no segundo nível, temos as frutas como mamão, banana, maçã e laranja, também repletos de fibras, vitaminas e minerais que devem fazer parte de até 5 porções por dia.

No terceiro nível, encontramos o leite e queijo, por exemplo. Esses alimentos são ricos em cálcio e proteína e o consumo indicado é de até 3 porções no dia. Já as carnes e ovos devem ser consumidos em até 2 porções por dia.


O consumo das leguminosas, que são os grãos como feijão, soja e amendoim, deve ser de uma por dia. Elas são fonte de proteína e fibras.

E por fim, o último nível, encontramos óleos, gordura, açúcar e doces. Não é segredo para ninguém que comer alimentos como frituras e chocolates, em excesso, faz mal.

Eles possuem um alto índice de caloria e são pobres em vitaminas e minerais. Logo, o consumo indicado é moderado, de até 2 porções por dia.

Em posse dessas informações, você já deve ter uma noção maior de que tipo de alimento você deve passar a escolher e quais deve evitar ou pelo menos, diminuir o consumo.

Reduza o consumo de sal

O consumo do sal é importante para que tenhamos sódio em nosso organismo, mas em exagero o sal pode se tornar o seu pior inimigo, aumentando o risco de ter hipertensão e doenças do coração, por exemplo.


Portanto, evite o consumo excessivo de sal e de temperos industrializados, como o Sazon, por exemplo. Prefira temperar os seus alimentos com temperos naturais, como alho, salsa, cebola e pimenta.

Coma alimentos variados

Não adianta comer apenas frutas e legumes durante o dia e achar que isso é o suficiente. Uma alimentação saudável deve ter equilíbrio. Você não deve comer só uma fonte de proteína e deixar os carboidratos de lado, pois todos exercem um papel importante.

Sendo assim, opte por um menu com bastante variedade e equilíbrio. Coma frutas, mas também coma carne, legumes e até mesmo um doce, se estiver com vontade. O que não pode é ultrapassar o limite e exagerar na quantidade.

Fuja dos alimentos processados

Evite comer aqueles alimentos processados, como presunto, linguiça, salsicha, bacon e salame. Esses produtos possuem um alto índice de gordura e sódio, que podem acarretar no aumento do LDL (colesterol ruim).

Evite o consumo de gordura e açúcar

Não precisa cortar radicalmente aqueles alimentos cheios de gordura e açúcar, que por sinal sempre agradam mais o nosso paladar. Diminua o consumo destes alimentos aos poucos e tente trocar por alimentos naturais,


Mas, é claro que um doce ou aquela batata frita deliciosa, uma vez ou outra também não vai te fazer mal.

Como estamos repetindo ao longo do texto: o problema é o excesso. Saiba dosar e comer aquilo que você gosta, sem precisar abrir mão.

Cuidado com as gorduras trans

Com certeza você já ouviu por aí que a gordura trans é uma grande inimiga da nossa saúde, e não é pra menos!

Essa gordura pode reduzir o HDL (colesterol bom), aumentar o LDL (colesterol ruim) e causar o entupimento dos vasos sanguíneos e doenças cardiovasculares.

A gordura trans pode ser encontrada em produtos industrializados e também em alimentos de origem animal. Alguns alimentos em que ela é encontrada são os bolos pronto, pipoca de microondas, sorvetes, biscoito, chocolate, margarina e massas instantâneas.


Portanto, tenha cuidado ao ingerir esses alimentos. Evite consumi-los com muita frequência e tente substituí-los por algo mais saudável e natural.

Beba água

A ingestão de água é imprescindível para um bom funcionamento do nosso corpo e mente. Ela hidrata, protege, ajuda no metabolismo e a regular a temperatura do corpo e evitar pedra nos rins.

Especialistas indicam o consumo de 1,5 a 4 litros de água diariamente.

Logo, ande sempre com uma garrafinha de água para se lembrar de beber e manter sua saúde em dia.

Faça de 5 a 6 refeições por dia

Para ter uma alimentação saudável, precisamos entender e respeitar quantas vezes o nosso corpo necessita comer por dia.


E principalmente, não devemos pular nenhuma das principais refeições: café da manhã, almoço e jantar.

No intervalo de 3 a 4 horas entre essas refeições, podemos inserir lanches e completar a rotina alimentar, de maneira adequada.

Não pule o café da manhã

O café da manhã é a primeira refeição do dia, aquela responsável por nos dar energia e começar o dia ativo. Em vista disso, é importante que essa refeição seja feita corretamente, já que é ela que fará o resto do seu dia ser produtivo.

Pensando nisso, veja o vídeo da nutricionista Thaisa Leal, que dá dicas e várias receitinhas fáceis e práticas para um café da manhã dos campeões.

Faça exercícios físicos

Não se esqueça que uma alimentação saudável deve estar associada a uma boa rotina de atividades físicas.


Os dois serão os grandes responsáveis pela sua qualidade de vida. Movimente-se!

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Benefícios de uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é capaz de:

  • Prevenir e diminuir o risco de doenças;
  • Dar mais energia e disposição;
  • Melhorar a concentração;
  • Melhorar o seu sono;
  • Prevenir o envelhecimento precoce;
  • Proporcionar equilíbrio hormonal;
  • Fortalecer o sistema imunológico.

Viu só como uma alimentação saudável é tudo de bom?!

Então faça bom uso das dicas que você leu por aqui hoje e priorize a sua saúde e seu bem-estar.


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