ActiveCampaign: O que é e como funciona

por | jun 15, 2021 | Marketing Digital | 0 Comentários

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) criada para auxiliar na interação de pequenas e médias empresas com os seus clientes.

Fundada em 2003 em Chicago, Illinois, a empresa começou fazendo consultoria através de um software local, e em seguida expandiu para um negócio de software de marketing e automação de vendas. A plataforma hoje conta com mais de 150 mil clientes em 170 países, incluindo o Brasil.

O que é automação de mail marketing?

É uma tecnologia que serve para automatizar ações e processos de marketing reduzindo trabalhos manuais e consequentemente aumentando a eficiência das ações.

Além disso, a automação de marketing é uma das principais ferramentas responsáveis por atrair e conduzir potenciais clientes (leads) até o momento da compra, pois é através dela que é possível entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com a sua empresa nos diferentes canais de comunicação.

ActiveCampaign

A automação de marketing é um processo que envolve a criação de uma sequência lógica (fluxo de automação), sendo que cada ação precisa se conectar a outra sucessivamente sempre pensando em como ela influenciará no resultado final.

Ao contrário do que parece, não se trata de apenas realizar uma determinada ação de forma automática, mas sim de tentar entender o perfil e os interesses de cada lead, dando a ele todas as informações que precisa sobre o produto.

Dessa forma, a ActiveCampaign ajuda vendedores a terem uma maior produtividade e sucesso nas vendas.

O que é CRM?

É uma sigla que significa Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. Consiste em gerenciar e analisar as interações com os clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas.

Nesse sentido, a ActiveCampaign vai além de somente uma plataforma de software. Se trata de uma gestão 360° de vendas, uma visão geral de marketing e atendimento em todos os pontos de contato.

O CRM funciona de forma parecida com uma agenda de contatos elaborada, reunindo dados atualizados de potenciais cliente como nome, endereço, número de telefone, etc. A ferramenta também reúne e integra informações valiosas para preparar e atualizar sua equipe com dados como histórico e preferência de compras de cada cliente.

Saiba Mais: Vender pela Internet: o que você precisa para começar?

A ActiveCampaign já chegou no Brasil e promete ser uma tendência em 2021. Por se tratar de uma plataforma nova por aqui, é comum ter dúvidas quanto a qualidade do serviço, pois é algo que vai influenciar no futuro do seu negócio. Então é preciso considerar algumas informações importantes como saber se vale a pena ou não contratar.

Selecionamos aqui algumas vantagens e desvantagens da ActiveCampaign Brasil para te ajudar a decidir.

Vantagens da ActiveCampaign Brasil

A ActiveCampaign oferece uma plataforma intuitiva e bastante acessível, com planos a partir de R$40. Ela tem o mérito de ser a primeira no segmento de automação de marketing visual e uma das únicas ferramentas que não requer treinamento para ser entendida.

E se mesmo assim você ainda tiver dificuldade, o site oferece várias opções de aprendizagem hospedando guias de instruções, vídeos e webinars (videoconferência com intuito educacional  que permite a interação da audiência via chat).

Por meio de sua integração Zapier, ela integra mais de 2 mil ferramentas. Mas para poder ter acesso a essa grande variedade, você deve ter uma assinatura paga do Zapier. Ainda assim, ela atende bem as expectativas. Ao acessar a página do aplicativo de integrações da empresa, você terá acesso a mais de 150 ferramentas, entre elas:

  • Base Camp;
  • Bigcommerce;
  • ClickFunnels;
  • Dropbox;
  • Evernote;
  • Facebook;
  • Google Analytics;
  • GoToMeeting;
  • Magento;
  • PayPal;
  • Salesforce;
  • Shopify;
  • Twitter.

Outro ponto positivo da ActiveCampaign é a possibilidade de rastreamento de metas, fazendo acompanhamento de métricas como a quantidade de vezes que o e-mail foi aberto e os clicks nos links. E ainda te permite integrar sua campanha ativa de e-mail com o Google Analytics.

Isso facilita criar uma nova campanha de e-mail com outro tema para alcançar aqueles clientes que não abriram o anterior, e ter uma noção da taxa de conclusão e tempo médio.

A ActiveCampaign permite que seus usuários possam criar uma biblioteca de textos simples ou trechos em HTML que podem ser reutilizados em novas campanhas e fazer pequenas alterações, caso precise, ou até mesmo variáveis de mensagem designando uma tag de personalização para utilizar em qualquer e-mail da campanha.

Essas variáveis são semelhantes aos campos personalizados, mas com algumas diferenças. Enquanto os campos personalizados extraem valores dos registros de contato, as variáveis ​​da mensagem extraem um valor constante de um único local dentro da própria plataforma.

Desvantagens da ActiveCampaign Brasil

Primeiro é importante saber que não é um serviço recomendado para iniciantes.

A ActiveCampaign é uma ferramenta avançada e aprender a utilizar fluentemente suas funções requer um pouco mais de dedicação que outras ferramentas. Isso pode não ser tão interessante para quem só quer realizar ações básicas como configurar sequências de e-mail. Nesse caso talvez seja melhor buscar uma alternativa mais fácil e econômica.

Outro detalhe é que, apesar de ser bastante intuitiva, os recursos visuais não são muito variados. Então se você deseja fazer alterações para deixar diferente do modelo padrão, terá que escrever manualmente o código CSS personalizado, um tanto complicado principalmente pra quem não tem familiaridade com o sistema.

Além disso, a edição de e-mails é lenta e possui funcionalidades limitadas como o posicionamento da caixa de texto ou botões de rádio, por exemplo.

Algumas plataformas de e-mail marketing já possuem atalhos programados para realizar certas atividades como identificar contatos inativos, ajustar preferências ou entregar ímãs de lead. Entretanto, na ActiveCampaign você precisa configurar tudo do zero.

Por um lado pode ser bom pelo aprendizado, mas em contrapartida atrasa o processo, isso sem contar o lento desempenho que a plataforma oferece de acordo com alguns usuários.

Embora possua uma boa ferramenta de automação de marketing, o CRM deixa muito a desejar em comparação a outras plataformas como PipeDrive e SalesForce. Com base em análises de usuários, seus recursos ainda precisam ser aprimorados e a falta de alguns requisitos se mostra ainda mais limitado nos planos mais básicos.

Saiba Mais: Klickpages: o que é e como funciona

Planos da ActiveCampaign

Caso tenha se interessado pelos serviços, o site oferece um período de teste grátis durante 14 dias e possui 4 tipos diferentes de pacotes com preços que vão variar conforme o volume de contatos. Os planos foram pensados para atender a todos os tipos de negócios.

Então, é só conferir qual atende as suas necessidades e se encaixa no orçamento.

ActiveCampaign
Você também pode consultar o comparativo completo do que cada plano tem a oferecer. Confira a tabela detalhada dos planos da ActiveCampaign.

ActiveCampaign e a automação de marketing

A automação de marketing é uma forma de prezar pela experiência do cliente, garantindo comodidade e proporcionando todo o suporte e informações necessárias para a adesão de um determinado produto ou serviço.

Para fazer isso da forma mais eficiente possível, é preciso uma análise prévia para conhecer o perfil de cada um desses leads e planejar uma boa estratégia de e-mail marketing atrativa conforme suas preferências.

Por essa razão, é muito importante escolher bem uma plataforma de confiança para atingir suas metas e satisfazer seus clientes. Nesse sentido, aproveite o período gratuito de avaliação que a ActiveCampaign disponibiliza para avaliar se a ferramenta atende as expectativas do seu negócio. O importante é você não ficar sem uma ferramenta de automação de marketing.

 

 

 

 

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