Oi, tudo bem?
Tenho recebido muitas perguntas sobre como usar a página no Facebook para atingir o público interessado nas promoções da Black Friday. Por isso, decidi dividir as dicas mais importantes que pensei para quem quer vender online:
1-Crie engajamento com antecedência
A primeira coisa que me vem à mente é que, acima de tudo, uma loja online precisa criar engajamento no Facebook , e por isso um e-commerce que quer aumentar as vendas precisa se preparar com antecedência para este dia: pelo menos 15 dias antes a empresa já precisa preparar o consumidor a se organizar para ter dinheiro na data. Isso já evitaria o problema da promoção em cima da hora. Vale lembrar que como a Black Friday cai no fim do mês, muitas pessoas podem não ter dinheiro para fazer compras, caso não tenham se lembrado de reservar uma quantia para a data.
2- Faça competições ou promova enquetes
Entre as diversas possibilidades de conteúdo que a empresa pode produzir para conquistar engajamento, uma das possibilidades é fazer pesquisas com os clientes. Por exemplo: elas podem perguntar quais itens as pessoas gostariam de ver com preço baixo, ou fazer competições de qual produto merece mais desconto.
3- Faça ofertas com qualidade!
Não preciso nem dizer, né? As promoções precisam ser de verdade, e não a famosa “black fraude”. Hoje os consumidores estão organizados para denunciar lojas que fazem isso e não pega nada bem para nenhum negócio ser visto como enganador. É importante evitar colocar na promoção apenas os produtos “encalhados”.
4- Aproveite para fazer upsell
A concorrência é grande neste período e é fundamental ter itens desejados à venda, e com eles a loja pode trabalhar com upsell, estratégia de venda que propõe um segundo produto ou serviço oferecido – como, por exemplo, sugerir um fone de ouvido especial para quem acabou de comprar um smartphone.
5- Anuncie para segmentos específicos
É claro que você vai precisar preparar ações impulsionadas no Facebook. Sugiro que se anuncie durante todo o período, incluindo as horas finais do dia anterior, para que o público já comece a ser impactado. Outra coisa importante para o caso de um e-commerce pequeno é segmentar campanhas de anúncios para as pessoas que seguem as páginas das grandes lojas: é só segmentar o anúncio! É uma forma de atingir o público com mais competitividade.
6- Prepare-se: nem todo feedback é positivo
Mesmo que a loja ofereça bons preços, nas redes sociais estamos sempre sujeitos a receber comentários negativos. Se isso acontecer, a empresa deve tentar mostrar que está fazendo o máximo para dar oportunidades para o cliente. Além disso, é comum as pessoas pedirem mais desconto, por isso é bom pensar em oferecer algum bônus, um mimo que tenha baixo custo e que ofereça ao cliente uma vantagem a mais para comprar, caso apenas o preço não baste.
7- Faça o balanço das vendas e valorize o engajamento
Caso as vendas da Black Friday não sejam muito positivas, o primeiro passo é analisar o motivo: foi por preço mais baixo do concorrente, por falha na comunicação ou algum outro? Independente da análise, não desvalorize o engajamento conquistado com a data. Continue o relacionamento e a geração de valor com as pessoas para que elas comprem em outra oportunidade. Isso vai acontecer se a empresa souber manter o engajamento com as pessoas.
Como isso se aplica ao seu negócio?
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