5G no Brasil: Como ele vai impactar sua vida

por | jun 23, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Você sabe como o 5G no Brasil pode impactar a sua vida de diferentes formas? Primeiro, vamos conferir do que se trata o 5G. Como você já deve imaginar, essa tecnologia é uma evolução dos já conhecidos 3G e 4G.

Além de uma maior velocidade para conectar à internet, maior velocidade de upload e download e maior cobertura, o 5G conta com diferentes aplicações através de uma completa revolução tecnológica.

Objetos inteligentes e conectados entre si poderão ser muito mais comuns de se encontrar, mesmo já sendo algo frequente. Além disso, também poderemos ter à nossa disposição automóveis e até mesmo cidades completamente inteligentes. 

A ideia básica do 5G consiste em fazer um uso melhor e mais amplo do espectro de rádio, permitindo que mais aparelhos e dispositivos acessem a internet ao mesmo tempo e com mais velocidade.

Segundo especialistas da área de tecnologia, mais de 1 milhão de dispositivos por metro quadrado poderão ter acesso à internet ao mesmo tempo com o 5G, Ou seja, a proposta é literalmente conectar tudo e dependendo da forma de uso, até todos com o 5G. 

Vale destacar que a previsão de chegada do 5G no Brasil é somente em 2022. Então é importante ficar por dentro dessa tecnologia para saber se vale a pena ter acesso. Vamos conhecer mais sobre o 5G no Brasil e o que pode mudar na sua vida. 

Saiba Mais: Cookies na Internet: como funcionam e para que servem?

Qual a velocidade do 5G?

Você pode encontrar as redes móveis mais rápidas de 4G oferecendo, em média, 45 megabit por segundo (Mbps). Contudo, as empresas e a indústria ainda esperam que o 4G alcance logo a marca de 1 Gigabit por segundo (Gbps), isso equivale a 1,024 Mbps.

No Brasil o 3G possui uma velocidade média de 8,82 Mbps. Existe ainda uma terceira opção de uma rede móvel, antes de irmos para o 5G, que é o 4,5G. Em comparação com o 4G tradicional, o 4,5G trabalha com diversas faixas de frequência simultaneamente. Essa tecnologia pode chegar a velocidade máxima de até 1 Gbps.

Essa velocidade alcançada pelo 4,5G é o que faz com que as expectativas na internet móvel 5G sejam tão altas. Como exemplo, temos a fabricante de chips Qualcomm, que acredita que a velocidade do 5G pode acabar possibilitando uma velocidade de download 20 vezes mais rápida do que a do 4,5G. Ou seja, você poderia baixar um filme completo e na maior qualidade possível em apenas 1 minuto.

Saiba Mais: Internet Banking Caixa: como acessar e usar?

Como funciona o 5G?

O 5G faz uso de faixas de frequência da telefonia mais altas para conseguir funcionar. Seu uso chega a ser de 3,5 GHz (Gigahertz) até 26 GHz.

Embora a capacidade acabe sendo muito maior, o alcance dela é menor, pois os comprimentos das ondas são mais curtos. Por isso são chamadas de “ondas milimétricas”, pois podem ser bloqueadas facilmente por outros objetos físicos. Contudo, os padrões do 5G no Brasil e no mundo ainda não foram totalmente definidos por seus protocolos. 

É possível que a indústria faça uso de módulos de uma antena de telefonia menor e mais próxima ao chão. Isso contribuirá para a propagação das ondas milimétricas entre um maior número de receptores e transmissores, permitindo uma cobertura muito mais ampla da rede móvel 5G.

Saiba Mais: Sygo Internet: Quais os planos e como contratar?

Como o 5G vai impactar a sua vida

O 5G no Brasil e no mundo não irá afetar somente o seu smartphone com a rede móvel, a sua vida poderá ser mudada completamente e diversas áreas e tecnologias sofrerão impactos com a tecnologia. Veja como o 5G vai afetar no seu dia-a-dia:

1. Comunicação ampliada

Uma das principais melhorias que podem ocorrer com a chegada do 5G no Brasil é a questão da comunicação entre redes e dispositivos e o fato deles serem compatível com o outro. Além de mais velocidade, o 5G também promete um menor tempo com baixa latência, que seria a diferença na resposta de transmissão de dados durante as comunicações.

No 4G, a média de latência pode ser de 60 milissegundos a 98 ms. No 5G essa velocidade pode cair drasticamente para apenas 1 ms. A capacidade de conexão entre equipamentos também poderá ser ampliada consideravelmente nessa nova geração de rede móvel.  

A tecnologia que permite a conexão de dispositivos com a internet é chamada de Internet das Coisas (IoT), e com o 5G ela irá evoluir para um novo estágio.

Atividades como desligar a luz, colocar uma música, fazer uma ligação e outros comandos de casa, por exemplo, poderão ser otimizadas para serem realizadas por meio da web graças a chegada do 5G na telecomunicação. Podemos ver esses serviços cada vez mais próximos e evoluindo gradativamente com os aparelhos como a Alexa, que pode efetuar algumas atividades domésticas por comandos de voz.

2. Mais entretenimento 

O segmento de entretenimento foi um dos mais beneficiados com a chegada da 4G, possibilitando as pessoas ouvir músicas, jogar, assistir filmes e séries com boa qualidade apenas com a rede móvel.

Contudo, o 5G no Brasil e no mundo pode acabar levando isso para outro patamar, tornando possível também o acesso a realidade aumentada e realidade virtual. Esses elementos que necessitam de um consumo muito maior de internet poderão estar disponíveis na palma da mão com a quinta geração. 

3. Carros autônomos

Os carros autônomos sempre são bastante comentados cada vez que a tecnologia evolui mais um passo. Esses carros poderiam realizar coisas como detectar objetos à sua frente automaticamente e em tempo real, responder e interagir sozinhos e de forma inteligente com os sinais de trânsito, seguir os mapas corretamente e até se comunicar com outros carros.

Com a evolução da telecomunicação isso se torna cada vez mais possível e próximo dos consumidores.

Além dos diversos benefícios causados pelo 5G que citamos, também será possível a expansão significativa da capacidade de rede. Com isso os dispositivos poderão se conectar simultaneamente com plena estabilidade e sem nenhuma interferência e perda de velocidade de conexão.

Caso tudo isso se confirme, pode significar de vez a chegada dos carros autônomos. 

4. Cidades inteligentes

É isso mesmo que você leu, o 5G pode possibilitar não apenas os carros autônomos, mas também as cidades inteligentes.

Já pensou em morar naquelas cidades futuristas de filmes de ficção científica? Bem, isso pode acabar acontecendo mais rápido do que você pensa. As smart cities poderão ser compostas de diversos aparelhos e dispositivos conectados entre si, com novos modelos de transportes, diferentes formas de prédios e outras construções, como casas avançadas, por exemplo.

Além do mais, sinalizações tecnológicas e inteligentes poderão estar em cada esquina.

Com a chegada da 5G no Brasil e em outros países, gestores das cidades poderão ter acesso a informações práticas e certeiras de administrar suas cidades.

A segurança pública, tráfego de veículos e até serviços como manutenção poderão ser otimizados com essa tecnologia, contribuindo para qualidade de vida cada vez maior para a população.  

Saiba Mais: Vero Internet: Conheça os planos e como contratar

5. Comunicação entre pessoas

Outro ponto de grande importância que deverá ser bastante influenciado pela 5G no Brasil e em outros locais do mundo é a comunicação entre as pessoas. A rede móvel 5G pode permitir a transferência de dados, informações e arquivos de forma estável, segura e rápida.

Contudo, para que tudo isso seja possível, também é importante levar em conta a capacidade do seu smartphone, já que nem todos os aparelhos possuem a capacidade para operar com a internet 5G. 

6. Melhor tradução simultânea

Caso você tenha costume de conversar com pessoas que falam outros idiomas ou caso você precise entrar em contato com essas pessoas algum dia, a quinta geração da internet poderá solucionar o problema da barreira de idiomas para você.

O 5G no Brasil irá permitir traduções de idiomas quase que instantaneamente, deixando as conversas mais fluídas e dinâmicas. Tudo que você precisará para isso é da internet 5G e do seu smartphone. 

Para isso, deverão ser lançados aplicativos e gadgets que irão reformular as formas de comunicação, a interação e a proximidade de pessoas de países diferentes. Com isso, deverão surgir mais oportunidades de negócios entre os países e empregos para as pessoas, em áreas que antes eram limitadas pela barreira de idiomas.

O resultado pode ser um mundo sem fronteiras e completamente global.

7. Melhoras nos jogos mobile

Se você é o tipo de pessoa que gosta de jogar no seu celular com os famosos jogos mobile, então poderá ficar bastante feliz com a chegada do 5G no Brasil.

Somente com as redes móveis atuais, você pode ter ótimas experiências jogando, tanto de forma online com outras pessoas do mundo todo, como de forma solo. Contudo, o 5G poderá deixar tudo mais real, até mesmo com aparelhos básicos. 

As informações dos games passarão a ser salvas nas nuvem e em servidores, fazendo com que a dependência para armazenar e salvar esses dados não fiquem sobrecarregando os aparelhos celulares. Isso poderá gerar mais espaço no seu aparelho para você se divertir com vários jogos, além de poder instalá-los sem problemas de espaço disponível e memória cheia no seu dispositivo. 

8. Aumento da utilização da internet e das Assistentes Virtuais

Estamos tendo cada vez mais assistentes virtuais disponíveis no mercado, temos a Alexa da Amazon, a Cortana da Windows, a Sam da Samsung, a Siri da Apple, a Bia do Bradesco, a Lu do Magazine Luiza e a Cris do Crefisa, por exemplo.

Com a chegada da 5G no Brasil e seu aproveitamento no mundo, as assistente virtuais podem acabar ficando cada vez mais inteligentes e chegar em um nível de até prever o que o usuário precisa em um dado momento. Isso pode acabar facilitando e automatizando a vida dos usuários de formas nunca vista antes.

O mesmo também pode acabar acontecendo com a internet das coisas, com o aprimoramento da capacidade de aprender sobre seus usuários, melhorando cada vez mais o seu trabalho. Esse tipo de ferramenta e utilização das assistentes virtuais e da rede móvel de quinta geração podem ser a chave para as cidades, casas e automóveis inteligentes que havíamos citado anteriormente. 

Saiba Mais: Azza Internet: Conheça os planos e como contratar

5G no Brasil e os perigos

Apesar dos diversos benefícios que o 5G no Brasil pode causar, nem tudo são flores. E como tudo na vida, o 5G também pode ter seu lado negativo.

Veja abaixo algumas coisas negativas que podem resultar da quinta geração de redes móveis e o esclarecimento de alguns boatos que circulam pela internet a respeito do 5G que podem ser ou não verdadeiras.

1. Mais zumbis no telefone

É normal encontrarmos pessoas que não desgrudam do celular por absolutamente nada, até no trânsito encontramos motoristas utilizando o celular enquanto dirigem.

Mas depois da chegada e da implantação da internet 5G no Brasil e no mundo, é esperado que isso piore ainda mais. Isso deve ocorrer porque mais serviços e produtos estarão disponíveis, além de termos uma melhora e aprimoramento considerável dos que já estão disponíveis para uso.

Não podemos dizer com toda a certeza quais serão esses novos serviços e produtos que estarão disponíveis para o público usar. Contudo, podemos ter uma ideia com base no que o 5G promete entregar.

Cada vez mais pessoas terão acesso a tecnologia e a economia criativa também promete crescer cada vez mais. Isso irá influenciar para que mais pessoas se tornem cada vez mais dependentes e até viciadas no celular.

2. 5G tem risco de radiação?

Os campos eletromagnéticos estão em contato e livre pelo mundo desde sempre. Vemos isso na luz solar, tempestades, raios cósmicos e radiação terrestre. Quando as torres de telefonia móvel foram instaladas em 1990, surgiu uma preocupação muito grande por parte da população referente a radiação.

Começava com isso um paradigma, já que também havia a grande necessidade de linhas de telefone. E embora as torres seguissem padrões técnicos internacionais que levavam em conta a segurança da população, o medo ainda se instaurou entre a população. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tinha como a maior preocupação esclarecer a situação e tranquilizar a população a respeito dos campos eletromagnéticos e da radiação das torres e dos aparelhos.

Contudo, em 2006, a OMS confirmou que alguns especialistas achavam possível que a exposição prolongada a esses campos eletromagnéticos de radiofrequência pudessem resultar em problemas de saúde para algumas pessoas. Em 2014, a OMS também garantiu que não houve uma confirmação a respeito dos efeitos nocivos à saúde causados pelos telefones celulares. 

A Organização Mundial da Saúde, em um relatório de 2020 sobre o 5G no Brasil e em todo o mundo, manteve seu posicionamento e garantiu que nas últimas décadas nenhum estudo científico confirmou os efeitos nocivos dos celulares na saúde das pessoas por causa da radiação.

O único efeito que o uso contínuo do aparelho celular pode causar é o aquecimento dos tecidos do corpo, causado pela interação com os campos eletromagnéticos de radiofrequência. Entretanto, esse nível de exposição chega a ser insignificante para o corpo humano, e é por isso que os níveis presentes nos smartphones são mantidos abaixo do limite estabelecido por agências internacionais. 

Ou seja, podemos concluir com isso que o 5G e o uso do telefone não serão responsáveis por problemas de saúde no corpo como câncer, efeitos do sono, problemas de concentração, hipersensibilidade e outros. Não existe confirmação médica e nem científica sobre essa constatação e os boatos que informam isso podem ser considerados fake news, por não possuírem nenhum embasamento teórico e científico que confirmem esses efeitos no corpo humano. 

Saiba Mais: Qual é o melhor teste de velocidade de internet?

3. Riscos reais para saúde

Apesar de tudo, não podemos dizer que os campos eletromagnéticos de radiofrequência são inofensivos. Tudo irá depender do nível de exposição que uma pessoa irá ter. Em níveis normais de exposição, estes campos poderão ser completamente inofensivos para a pessoa.

Esses níveis considerados seguros estão dezenas ou até centenas de milhares de vezes abaixo dos níveis considerados seguros pela Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP). Ou seja, ao utilizar o seu aparelho de telefone, você pode ficar totalmente seguro e a radiação deve ser a última de suas preocupações.

Afinal de contas, é isso que diversos estudos e revisões a respeito da exposição pessoal tem mostrado através das pesquisas científicas.

Mas apesar disso, o uso contínuo do celular pode causar alguns efeitos negativos na saúde, que não possuem relação alguma com radiação e o uso da 5G. Você pode se tornar dependente do celular, ter problemas musculares, problemas de postura, falta de hábitos saudáveis e até problemas de se relacionar com outras pessoas.

Por isso, é sempre importante saber equilibrar o seu tempo no telefone e o tempo fora dele para não prejudicar a sua saúde física e mental. 

Saiba Mais: Internet para zona rural Vivo: conheça os planos e como contratar

Continua depois da publicidade

Entidades:

Quinto Andar telefone, SAC e canais de atendimento: guia completo

Quinto Andar telefone, SAC e canais de atendimento: guia completo

Antes de falarmos sobre o Quinto Andar telefone e os canais de comunicação da empresa, precisamos entender o que ela realmente é. A empresa Quinto Andar pode ser considerada uma startup nacional de tecnologia que foi fundada em 2013. O foco principal está na venda e...

Manutenção de computadores: como fazer na sua empresa?

Manutenção de computadores: como fazer na sua empresa?

Você tem o costume de realizar manutenção de computadores na sua empresa? Essas máquinas são essenciais para o funcionamento da grande maioria dos negócios, servindo de suporte para as operações de uma companhia. Com a tecnologia está em uma constante evolução, e...

Símbolo de grau: como colocar no teclado do Windows e Mac?

Símbolo de grau: como colocar no teclado do Windows e Mac?

Você precisa utilizar o símbolo de grau mas não sabe como fazer isso no teclado do seu computador? Existem algumas formas diferentes para usar o símbolo de grau, utilizando os ícones que estão disponíveis na sua própria máquina, com combinações de teclas no seu...

Aplicativo para criar logo: conheça nossos 8 favoritos

Aplicativo para criar logo: conheça nossos 8 favoritos

A melhor forma de conseguir logos de qualidade para a sua empresa, site, redes sociais, negócio ou outra utilidade, é contratar profissionais de design que possam fazer essa criação. Mas um bom quebra galho pode ser um aplicativo para criar logo. Muitas pessoas,...

Ideias para ceia de Natal: as melhores do YouTube

Ideias para ceia de Natal: as melhores do YouTube

Está sem ideias para ceia de Natal? Não precisa se preocupar. Existem centenas de pratos que podem compor sua mesa, dos mais simples até os sofisticados. Mas todos têm um detalhe especial em comum, cada refeição listada neste conteúdo é deliciosa. Além disso, tem...

Códigos GTA 5: Como fazer para PC, PlayStation e Xbox?

Códigos GTA 5: Como fazer para PC, PlayStation e Xbox?

Para quem acompanha um pouco das notícias do mundo gamer sabe muito bem o sucesso estrondoso que o GTA 5 faz. Mesmo que sua primeira versão tenha saído em 2013, ele ainda continua sendo um dos games mais vendidos mês a mês nas lojas de jogos. Esse fenômeno é por conta...

Férias 2022: os 10 melhores destinos para viajar este ano

Férias 2022: os 10 melhores destinos para viajar este ano

O ano de 2022 vai ser o período perfeito para os amantes de viagem que querem ter uma boa viagem de férias 2022. Em boa parte de 2019 e em praticamente todo o ano de 2020, as viagens ainda não se restabeleceram devido a pandemia. Para as férias 2022, o cenário poderá...

HBO Max o que tem? Vale a pena assinar?

HBO Max o que tem? Vale a pena assinar?

Quer conhecer a HBO Max o que tem nela e os principais pontos a respeito? Neste texto, separamos tudo que você precisa saber a respeito para saber se vale a pena assinar a plataforma. A HBO Max é um dos principais streamings disponíveis no Brasil, concorrendo com...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Planner 2022 para imprimir
Planner 2022 para imprimir
20 modelos para usar o ano todo
Mensagem de Natal para WhatsApp
Mensagem de Natal para WhatsApp
As mais compartilhadas
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais compl
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Pin It on Pinterest

Planner 2022 para imprimir Mensagem de Natal para WhatsApp Como fazer um cartão de crédito do Flamengo? Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app