Os 4 ps do marketing: preço, produto, promoção e praça

por | out 29, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Se você já estudou algo sobre comunicação e marketing ou tem curiosidade sobre esse assunto, certamente já deve ter ouvido falar nos 4 ps do marketing.

Esse é um conceito muito difundido na área e que resume os pilares básicos da estratégia de qualquer negócio.

Devido a importância desse conceito, vamos te explicar o que são os 4 ps do marketing e como você pode usá-los no seu negócio.

4 ps do marketing: o que são?

Os 4 ps do marketing são um conceito, também chamado de mix de marketing, pensado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler.

Trata-se dos quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Preço, Praça, Promoção e Produto.

A ideia é que para que um negócio alcance o objetivo de gerar vendas, a sua estratégia precisa estar apoiada nesses 4 pilares.

Vamos entender quais são e como cada um deles funciona.

O que significam os 4ps do marketing?

Preço

A ideia de precificar um produto é teoricamente simples, mas na prática não é tão fácil.

Inclusive, há muitos empreendedores que cometem erros gravíssimos de precificação.

Por exemplo, se você compra uma blusa por R$10 e revende por R$20, não significa que você está tendo 100% de lucro.

É preciso considerar gastos com transporte, o tempo empenhado, embalagem, divulgação etc.

Quando pensamos nas estratégias dos 4ps do marketing, mais especificamente do P de preço, estamos também falando em valor agregado.

A ideia é considerar qual valor o seu cliente enxerga no seu produto, pois quanto mais valor para ele, mais ele estará disposto a pagar pelo que você vende.

É justamente por isso que produtos muito semelhantes, como bolsas de couro, por exemplo, podem ter preços tão diferentes dependendo da marca que carregam.

Portanto, trabalhar o P de preço, significa ter uma estratégia para agregar valor ao seu produto ou serviço para que isso se reflita nas cifras estampadas na etiqueta.

Produto

Apesar do termo produto remeter a algo físico, aqui também estão englobados serviços oferecidos. Considere como produto tudo aquilo que é ofertado e adquirido pelo seu cliente.

Nesse pilar, são consideradas diversas variáveis, como: design, embalagem, garantia, atendimento etc.

Além disso, levamos em conta todos os atributos daquilo que você está oferencendo ao seu cliente e de que maneira esse produto ou serviço faz sentido para o seu público.

Esse P está diretamente ligado a como o seu negócio atende a sua persona, como resolve os problemas e desejos dela.

A ideia é que seu negócio precisa fazer sentido para o seu público e, para isso, você precisa conhecer essas pessoas.

Entram aqui, portanto, os estudos de mercado, plano de negócio, estudos de persona e todas as pesquisas iniciais que mostram a relevância do seu produto ou serviço para a sua audiência.

Promoção

O P de promoção não tem necessariamente a ver com descontos ou ofertas, como o termo pode dar a entender. Esse pilar está ligado a maneira de se divulgar e promover um produto ou serviço.

Aqui, trata-se dos canais de comunicação e efetivamente de como você se comunica com seus clientes, seja no ponto de venda, nas redes sociais ou e-mail marketing.

É sobre refletir sobre qual é o tom de voz da sua marca, como você oferta, o que você tem feito para que seu cliente conheça o seu negócio.

Praça

Esse P está relacionado a forma como o seu cliente chega até seu produto ou serviço, ou seja, como ele tem acesso ao seu negócio. Aqui, estamos falando dos seus canais de distribuição.

A ideia é entender como esses canais fazem sentido com o restante da sua estratégia, pois eles também precisam estar alinhados com a persona do seu negócio.

A marca Gucci, por exemplo, tem um posicionamento claro de ser uma empresa de luxo. Seus produtos têm muito valor agregado, o que faz seus consumidores pagarem milhares de reais por elas.

Agora, pensando em canais ou pontos de distribuição, faria sentido vender uma bolsa Gucci em uma mercearia de bairro ou em uma loja de departamentos? Com certeza, não.

Então, a ideia aqui é distribuir seus produtos onde efetivamente faça sentido para a sua persona.

Por que os 4 ps do marketing são importantes?

Incluir o conceito dos 4 ps do marketing na estratégia do seu negócio é importante para que você tenha um norte em suas campanhas.

Quando você atende aos 4 ps de forma consistente e integral, a estratégia tem uma base firme.

É como no exemplo da bolsa da Gucci. De que adiantaria ter pensando em Preço, Produto e Promoção e ter colocado ela para venda no mercadinho? Não faria sentido.

Da mesma forma, de que adiantaria ter colocado essa mesma bolsa a venda em um shopping de luxo se o público não enxergasse valor agregado nela?

A ideia, portando, é usar os 4 ps do marketing como um norte para cobrir todos os lados que envolvem a estratégia do seu negócio e, com isso, desenvolver ações bem sucedidas.

Livros para se aprofundar nos 4 ps do Marketing

Existem diversos livros que abordam esse tema, mas o autor que ajudou a difundir esse conceito foi Philip Kotler.

Kotler é chamado de “pai do marketing” e reconhecido como um dos mais importantes especialistas da área.

Por isso, se você tem interesse em se aprofundar nesse assunto, uma boa forma é por meio de livros da área. Trouxemos aqui duas publicações de Kotler que vão te ajudar com isso:

Livro Marketing 4.0

Nesse livro, Kotler aborda a transição do marketing tradicional para o digital. Ele mostra como a conectividade mudou de forma radical a maneira como vivemos e ajuda a entender os caminhos que o consumidor passou a adotar na chamada era digital.

Livro Marketing 5.0

Ainda em fase de pré-lançamento, esse livro traz uma reflexão de como os profissionais de marketing estão tratando a transformação digital e a mudança de comportamento dos clientes.

Nele, o autor explica como é possível usar a tecnologia para atender os desejos dos clientes e fazer a diferença no mundo.

Você já tem uma estratégia de gestão de marketing digital já baseada nos 4 ps na sua empresa? Conta pra gente aqui nos comentários.

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Responda rápido: você já pensou em ter uma renda extra sem sair de casa? Já pensou em montar uma loja virtual sem ter um estoque em sua residência? Já pensou em vender os produtos da sua loja física de forma online em uma rede de varejo com mais de milhões de clientes...

O que é follow up e como fazer?

O que é follow up e como fazer?

Todo mundo já passou por um processo de follow up. Imagine que você está querendo contratar um serviço de internet para a sua casa. Você entra em contato com uma empresa. Durante a conversa, ouve atentamente os planos disponíveis, mas ainda não sabe quando tomará a...

Como formalizar um pequeno negócio?

Como formalizar um pequeno negócio?

Você sabe como formalizar um pequeno negócio? Nos últimos anos, o número de pessoas que buscam empreender e atingir a tão sonhada independência financeira vêm aumentando expressivamente. E apesar das dificuldades, o Brasil possui certa de 17 milhões de negócios...

O que vender na internet? 45 ideias para começar

O que vender na internet? 45 ideias para começar

Se você chegou até aqui, está procurando dicas sobre o que vender na internet, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Selecionamos diversas opções para iniciar um negócio de um jeito simples e sem grandes investimentos. Neste artigo, você verá 45 ideias...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

Como começar no Marketing Digital?

Como começar no Marketing Digital?

Qualquer profissão ou carreira relacionada à internet, tem um enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Por isso, como começar no marketing digital é uma das buscas mais comuns para quem deseja iniciar um novo negócio ou carreira profissional. Comecei no...

25 livros de empreendedorismo gratuitos para baixar

25 livros de empreendedorismo gratuitos para baixar

Está sem grana e quer adquirir conhecimento? Fizemos uma lista dos melhores 25 livros de empreendedorismo gratuitos para você baixar! Afinal, conteúdo de valor nunca é demais, ainda mais se você não precisar pagar nada por isso. A tarefa de empreender não é fácil,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest