Promoções no Facebook: 4 motivos para não usar Curta x Compartilhe em suas promoções

por | ago 28, 2013 | Facebook | 48 Comentários

Fazer sorteios e promoções no Facebook é uma maneira de engajar sua audiência e agitar sua fanpage.

A maioria das pessoas quer ganhar alguma coisa de graça. E você pode usar isso a favor da sua marca. Você tem a liberdade de usar a sua página para realizar promoções no Facebook. Pode pedir para as pessoas curtirem, comentarem, votarem nos comentários,  mandarem mensagens e todo tipo de possível utilização que o Facebook possa oferecer.

Porém, existem regras que devem ser seguidas de acordo com os Termos das Páginas do Facebook.

Porém, existe uma restrição importante!

Não é permitido pedir para as pessoas compartilharem imagens ou sua promoção em seus perfis pessoais. É o que diz o ponto 3 dos Termos para Promoções:

“Frases como: ‘compartilhe em sua Linha do tempo para obter entradas adicionais’ ou ‘compartilhe na Linha do tempo de seu amigo para obter entradas adicionais’ não são permitidas)”.

Oh wait! Tem mais algumas coisas

Então, é muito importante que você compreenda que:

  1. Temos uma legislação que regulamenta sorteios e concursos culturais. Esta legislação vigora no Brasil. As diretrizes do Facebook valem NO FACEBOOK e estão subordinadas à legislação;
  2. Essa legislação está ACIMA das diretrizes do Facebook;
  3. Ao fazer uma ação em sua página, em PRIMEIRO LUGAR atenda aos requisitos da LEGISLAÇÃO para tal. Se for um concurso cultural, atenda a regulamentação para tal (famosa portaria 422).

Se for uma promoção comercial, atenda as normas e diretrizes do Ministério da Fazenda ou da Caixa Econômica Federal.

No treinamento Facebook Essencial temos uma aula que trata sobre as promoções no Facebook e concursos!

Resumindo, você precisa atender, em primeiro lugar, a legislação para realizar sua promoção. Feito isso, você precisa atender às diretrizes do Facebook. Ok?

4 razões para não usar promoções no Facebook de Curta x Compartilhe em suas ações de Marketing

Mesmo sabendo que temos a legislação, também sei que seria utópico esperar que todos pedissem autorização na Caixa para sortear um livro de R$9,90 ou um jantar com acompanhante.

Por isso, gostaria que PELO MENOS você não caísse na tentação de fazer promoções no Facebook de Curta x Qualquer coisa.

Sim, elas são ótimas para gerar engajamento, trazer novos fãs e fazer seus gráficos subirem muito.

Porém, SEMPRE recomendo usar as promoções como mecanismo de captura de fãs de QUALIDADE e pensar nas promoções como forma de gerar ativos para sua empresa, ou seja, uma base de dados de potenciais clientes, por exemplo.

Por isso, quero trazer os pontos negativos de se fazer uma promoção neste molde em seu negócio.

1) Qualquer um curte e comenta qualquer coisa para ganhar

Fala sério! Se você vê aquela promoção de sushi que seu amigo compartilhou e “tudo o que você precisa fazer” é comentar a foto, claro que você vai. Mesmo que nem saiba direito de quem é a promoção. É muito fácil fazer isso.

Por isso, muitas empresas atraem pessoas de má qualidade para suas páginas. A consequência disso? Pessoas que não vão interagir com você, não vão comprar de você e só vão sugar seus brindes.

Olhe o exemplo abaixo. A empresa postou uma promoção, choveram participantes. Depois, ela PEDIU para as pessoas votarem nela na Veja Comer e Beber, uma publicação importante para o setor que ela atua e veja a resposta do “fã”:

blog_camilaporto_promoções_imagem promoção_Promoções no Facebook: 4 motivos para não usar Curta x Compartilhe

2) Você não tem uma forma TRANSPARENTE de realizar o sorteio

Quando você usa uma foto para fazer uma promoção, você não tem uma forma automática de saber quem está participando, quem comentou, quem curtiu. Tem que ser no olho e na mão.

Eu sei que você é honesto e pegará todos os nomes dos participantes, mas será que todos são assim?

Por não haver um processo automático e transparente de sorteio, você pode ter problemas como o dessa festa. A promoção era entrar no camarim do Luan Santana. Era preciso compartilhar a foto.

blog_camilaporto_promoções_imagem festa Promoções no Facebook: 4 motivos para não usar Curta x Compartilhe

O resultado? Falta de transparência no sorteio e MUITA GENTE chateada com o resultado. O pior! Com razão!

Veja aqui o resultado da “ação”.

Dica!

Quando você usa um aplicativo para realizar promoções, pode coletar o e-mail e nome da pessoa, por exemplo. Com isso, pode usar essa lista para fazer o sorteio de forma mais transparente.

Você pode, por exemplo, imprimir o nome dos participantes e jogar para cima, filmar e divulgar na sua página. Pirando um pouco, você pode fazer do sorteio algo realmente interessante e que engaje as pessoas.

Promoções no Facebook: 4 motivos para não usar Curta x Compartilhe

3) Você será um entregador de brindes

Quando se realiza uma ação de curta x compartilhe é bacana ver o número de fãs subindo e todo mundo “Curtindo sua página adoidado”.

Mas, e depois que a promoção acabar? Você vai conseguir mais fãs para a sua página, pode ser que alguns realmente sejam seus fãs, mas a maioria queria apenas ganhar o prêmio. Aí, a festa acabou, a caravana passou e você vê seus gráficos de engajamento despencarem.

Dica!

Ao usar um aplicativo para sorteios e promoções no Facebook, por exemplo, você pode coletar o e-mail das pessoas, criar uma base de dados e usar em ações em vários canais.

Dentre minhas listas de e-mail marketing, as que me dão mais retorno, ACREDITE, são as que construí com promoções.

4) Não PODE usar Curta x Compartilhe, só Curta x Comente, Curta x Mande uma mensagem

Um motivo óbvio para não usar Curta x Compartilhe é que, pelos termos de uso de páginas, você não pode pedir para a pessoa compartilhar a foto ou vídeo da promoção.

Então, se você ainda quiser fazer esse tipo de promoção, boa sorte e não peça para o participante compartilhar.

Essas são algumas razões pelas quais você, em minha opinião, não deve cair na tentação desses tipos de promoções no Facebook.

CONTINUE NO BLOG

Além de sorteios, você pode apostar em outras estratégias para gerar mais engajamento na sua página e também conquistar mais seguidores.

Separamos três dicas que você pode começar a usar hoje mesmo na sua página para melhorar seus resultados, confira:

3 DICAS PARA GERAR ENGAJAMENTO NO FACEBOOK

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook

Como desativar o Facebook temporariamente?

Como desativar o Facebook temporariamente?

Está precisando de um tempo longe das redes sociais mas não sabe como desativar o Facebook temporariamente? Fique com a gente até o final desse post e confira o passo a passo para desativar sua conta. O Facebook é uma das maiores redes sociais. Apesar de não estar...

Como excluir o Facebook pelo celular?

Como excluir o Facebook pelo celular?

O Facebook é uma das principais redes sociais do mercado. Mas sabia que tem como excluir o Facebook pelo celular? Caso você queira se desfazer da sua conta por algum motivo, é só seguir nosso tutorial para saber como excluir o Facebook pelo celular.  Além de excluir o...

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

48 Comentários

    • Camila Porto

      De nada 🙂

      Responder
    • Camila Porto

      De nada 🙂

      Responder
  1. Rafael

    o link para o post “Palestra: Promoções no Facebook: o que pode e o que não pode?” esta direcionando para outro dominio (Seu antigo site)

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada, vamos revisar esse texto. Está bem antigo.

      Responder
  2. Rafael

    o link para o post “Palestra: Promoções no Facebook: o que pode e o que não pode?” esta direcionando para outro dominio (Seu antigo site)

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada, vamos revisar esse texto. Está bem antigo.

      Responder
  3. Renata

    Camila acompanho o seu trabalho e acho suas dicas show de bola, ( Aproveitando e fazendo um Marketing barato minha página chama Dicas Show),kk
    Bom voltando ao assunto em um determinado sorteio usei o APP Sorteia.me mais foi muito infeliz a minha experiência pois em vez de ver a minha página com um bom crescimento foi bemmmm pelo contrário e entrei em pânico, pois com o tempo percebi que a página estava diminuindo as curtidas, quando fiz um Feed Back comunicando o facebook eles me disseram que por segurança estavam bloqueando possíveis Perfis FAKE.
    No meu ver isso também é errado da parte deles, e agora fica a dúvida estamos em 2016 esse APP ainda é confiável?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi Renata, tudo bem?

      Eu vejo MUITAS marcas fazendo sorteio com esse aplicativo e nunca tive problemas com ele.
      Acredito que atualmente ele é confiável sim 😉

      Responder
  4. Renata

    Camila acompanho o seu trabalho e acho suas dicas show de bola, ( Aproveitando e fazendo um Marketing barato minha página chama Dicas Show),kk
    Bom voltando ao assunto em um determinado sorteio usei o APP Sorteia.me mais foi muito infeliz a minha experiência pois em vez de ver a minha página com um bom crescimento foi bemmmm pelo contrário e entrei em pânico, pois com o tempo percebi que a página estava diminuindo as curtidas, quando fiz um Feed Back comunicando o facebook eles me disseram que por segurança estavam bloqueando possíveis Perfis FAKE.
    No meu ver isso também é errado da parte deles, e agora fica a dúvida estamos em 2016 esse APP ainda é confiável?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi Renata, tudo bem?

      Eu vejo MUITAS marcas fazendo sorteio com esse aplicativo e nunca tive problemas com ele.
      Acredito que atualmente ele é confiável sim 😉

      Responder
  5. Amanda Marina

    Oi Camila!

    Obrigada pelo conhecimento compartilhado!
    Essas regras ainda são válidas para hoje (abril/16)?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Amanda!

      Temos o replay de uma aula que a Camila deu AO VIVO no dia 22 de Junho/2016 sobre Promoções.
      Dê uma olhada: http://bit.ly/2bbnw9q

      Abraço!

      Responder
  6. Amanda Marina

    Oi Camila!

    Obrigada pelo conhecimento compartilhado!
    Essas regras ainda são válidas para hoje (abril/16)?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Amanda!

      Temos o replay de uma aula que a Camila deu AO VIVO no dia 22 de Junho/2016 sobre Promoções.
      Dê uma olhada: http://bit.ly/2bbnw9q

      Abraço!

      Responder
    • Camile Woinarski

      Obrigada Rodrigo!

      Responder
    • Camile Woinarski

      Obrigada Rodrigo!

      Responder
  7. Edson

    Há alguma ferramenta que consigo monitorar as curtidas que fotos tiveram no facebook?
    Obs.: 1) Essa foto será postada por qualquer pessoa que participe de uma ação especifica; 2) Uma #amocamila (exemplo) terá que ser acompanhada a foto; Supondo que haverá 100.000 fotos publicadas no facebook, há uma ferramenta para monitorar qual foto tem mais curtidas?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Edson.

      Geralmente o pessoal usa a ferramenta SORTEIE.ME para realizar esses sorteios no Facebook.

      Sugiro que você faça o teste 😉

      Responder
  8. Edson

    Há alguma ferramenta que consigo monitorar as curtidas que fotos tiveram no facebook?
    Obs.: 1) Essa foto será postada por qualquer pessoa que participe de uma ação especifica; 2) Uma #amocamila (exemplo) terá que ser acompanhada a foto; Supondo que haverá 100.000 fotos publicadas no facebook, há uma ferramenta para monitorar qual foto tem mais curtidas?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Edson.

      Geralmente o pessoal usa a ferramenta SORTEIE.ME para realizar esses sorteios no Facebook.

      Sugiro que você faça o teste 😉

      Responder
  9. Andrea Luz

    Gostei demais!

    Responder
    • Camile Woinarski

      Que ótimo, Andrea!

      Responder
  10. Andrea Luz

    Gostei demais!

    Responder
    • Camile Woinarski

      Que ótimo, Andrea!

      Responder
  11. Isabel Lemgruber

    Oi Camila, estou conhecendo o seu trabalho agora, por indicação de uma colega. Achei excelente o artigo – consistente, relevante e atual. Muito obrigada pelas dicas.
    Gostaria de sua ajuda num assunto: sem saber, eu fiz exatamente isso, no Instagram: “curta, compartilhe, divulgue” etc. E recebi uma notificação do facebook. Alguma sugestão de como devo tratar o assunto?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Isabel.

      Fico feliz que tenha chegado até nós 🙂
      Qual foi a notificação?

      Abraço.

      Responder
  12. Isabel Lemgruber

    Oi Camila, estou conhecendo o seu trabalho agora, por indicação de uma colega. Achei excelente o artigo – consistente, relevante e atual. Muito obrigada pelas dicas.
    Gostaria de sua ajuda num assunto: sem saber, eu fiz exatamente isso, no Instagram: “curta, compartilhe, divulgue” etc. E recebi uma notificação do facebook. Alguma sugestão de como devo tratar o assunto?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Isabel.

      Fico feliz que tenha chegado até nós 🙂
      Qual foi a notificação?

      Abraço.

      Responder
  13. Felipe Muller

    Posso fazer promoção a partir da minha página?

    “Você tem a liberdade de usar o mural da sua página para a promoção. Pode usar um aplicativo para tal também.”

    Responder
    • Camile Woinarski

      Pode sim, Felipe.

      Só fique atento às regras do Facebook e também do nosso país (leis federais) para promoções e sorteios.

      Abraço.

      Responder
  14. Felipe Muller

    Posso fazer promoção a partir da minha página?

    “Você tem a liberdade de usar o mural da sua página para a promoção. Pode usar um aplicativo para tal também.”

    Responder
    • Camile Woinarski

      Pode sim, Felipe.

      Só fique atento às regras do Facebook e também do nosso país (leis federais) para promoções e sorteios.

      Abraço.

      Responder
  15. Carlos Oliveira

    Olá participei de uma promoção, aonde o anunciado foi “aonde o que era preciso para ganha era, quem tiver mais likes no comentário ganha”, é uma pagina de um tattoador famoso; eu divulguei meu comentário, em vários grupo e com amigos e tive o maior numero de comentários, estou com o maior números de likes até o momento, o resultado sai Hoje dia 10/11/2017 as 20h.
    Hoje dia 10/11 por volta das 11h recebi uma mensagem do dono da pagina dizendo que iria desqualificar o meu comentário porque o mesmo tinha muitas curtidas. Só que na postagem da promoção não havia nenhuma regra sobre como poderia ser feito a divulgação, tenho print da postagem original bem como do meu comentário, queria saber como proceder.

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Oi Carlos, tudo bem?

      Recomendamos que você entre em contato com o dono da página, para entender o motivo de ter sido desclassificado. Questione o fato de não ter nenhuma regra especificada anteriormente.

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  16. Carlos Oliveira

    Olá participei de uma promoção, aonde o anunciado foi “aonde o que era preciso para ganha era, quem tiver mais likes no comentário ganha”, é uma pagina de um tattoador famoso; eu divulguei meu comentário, em vários grupo e com amigos e tive o maior numero de comentários, estou com o maior números de likes até o momento, o resultado sai Hoje dia 10/11/2017 as 20h.
    Hoje dia 10/11 por volta das 11h recebi uma mensagem do dono da pagina dizendo que iria desqualificar o meu comentário porque o mesmo tinha muitas curtidas. Só que na postagem da promoção não havia nenhuma regra sobre como poderia ser feito a divulgação, tenho print da postagem original bem como do meu comentário, queria saber como proceder.

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Oi Carlos, tudo bem?

      Recomendamos que você entre em contato com o dono da página, para entender o motivo de ter sido desclassificado. Questione o fato de não ter nenhuma regra especificada anteriormente.

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  17. Rodrigo

    Uma dúvida …. seguindo o passo a passo disso tudo! É possível criar um post patrocinado no Businnes Facebook, com a foto do concurso e injetar uma graninha para a foto subir + rapidamente?

    Ou será barrado na revisão antes de ser publicado?

    Responder
  18. Rodrigo

    Uma dúvida …. seguindo o passo a passo disso tudo! É possível criar um post patrocinado no Businnes Facebook, com a foto do concurso e injetar uma graninha para a foto subir + rapidamente?

    Ou será barrado na revisão antes de ser publicado?

    Responder
  19. Janaina

    Todos os artigos que vejo do assunto fala a mesma coisa, mas NÃO explica como de fato as promoções são feitas dentro das regras! “…você pode coletar o e-mail das pessoas, criar uma base de dados e usar em ações em vários canais” … A pergunta é: COMO??? Se na promoção não terá curtidas, comentários, ou seja, não terá interação!!!???

    Responder
    • Glaucia Périco

      Você, por exemplo, fazer uma ação em que as pessoas precisam acessar seu site e fazer cadastro para participar. Nesse cadastro você conseguirá os contados dela e poderá impactá-la novamente em um outra ação. Seja por meio da criação de públicos personalizados para anúncios ou até mesmo outras ferramentas como email marketing.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  20. André Rios

    Adorei de mais o seu artigo Camila. Daqui para frente vou sempre seguir os seu passos neste post.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Que legal, André
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  21. CRISTINA MAURICIO MARIANO OLIVEIRA

    Gostei do artigo.

    Responder
    • Equipe Camila Porto

      Obrigada, Cristina
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest