Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

FEO: Facebook Engine Optimization

Sumário

Recentemente tenho publicado textos sobre a qualidade do conteúdo veiculado por empresas de todos os portes no Facebook. Nos textos “Fãs no Facebook: estamos olhando para o dado errado?” e “O retrocesso e o vazio recompensado nas redes sociais” abordei a falta de preocupação e estratégia das empresas na hora de criar e divulgar conteúdo no Facebook, especialmente.

É um show de cachorrinhos, bebês, memes, piadas, curte e compartilha, sem fim. Não que não ache que devemos trabalhar com humor nas mídias sociais, mas penso que podemos ter um pouco mais de cuidado com que tipo de conteúdo atrelamos à nossa marca.

Enfim, esta ideia você pode conferir nos textos que mencionei acima. Hoje gostaria de falar sobre uma nova tendência e demanda que seremos obrigados a cumprir: o Facebook Engine Optimization. Sim, penso que esta otimização tenha muito a ver com o nosso velho conhecido SEO, que, segundo Martha Gabriel (em seu excelente livro “Marketing na Era Digital”) diz respeito:

“São técnicas e ferramentas desenvolvidas com base no funcionamento dos buscadores de forma a melhorar o posicionamento de sites na busca orgânica”.

Sendo assim, o SEO diz respeito à utilização de técnicas e estratégias para mecanismos de busca, as quais, se aplicadas de forma correta, podem posicionar sites e páginas nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa. O Google e demais buscadores possuem critérios para definir quais sites serão exibidos nas primeiras posições. Sendo assim, a função do profissional de SEO é conhecer estes critérios e realizar ações para que suas estratégias contemplem as demandas dos provedores de busca.

Portanto, se você saber jogar o jogo dos buscadores, certamente terá mais chances de aparecer nas primeiras posições. Obviamente, vários fatores determinam em que lugar as páginas que você otimiza aparecerão, mas de modo simples e direto, trabalhar com SEO é jogar o jogo dos buscadores.

Facebook Engine Optimization

Quando olhamos para o Facebook e o EdgeRank, de certa forma, há uma estreita relação estre os critérios dos mecanismos de pesquisa com o algoritmo da rede. Você pode saber sobre EdgeRank clicando aqui. Para quem nunca ouviu falar em EdgeRank, de forma direta, é um algoritmo que o Facebook utiliza para determinar, a partir do nosso comportamento na rede social, o que é mais relevante para nós. Sendo assim, baseado em três indicadores:

  • Afinidade;
  • Peso;
  • Tempo.

O algoritmo define o que veremos em nosso Feed de Notícias. Para saber mais sobre esses três elementos, sugiro a leitura do texto “Desmembrando o EdgeRank. Saiba como ele influencia no conteúdo que você consome no Facebook”.

O EdgeRank, por determinar o que aparece ou não em nosso Feed, possui muita semelhança com os algoritmos dos buscadores. Portanto, você também precisa se preocupar em corresponder às demandas do Edgerank, bem como faz com as demandas dos buscadores. Se não aparecer no Google pode ser (com certeza é) ruim para sua empresa, não aparecer no Feed de Notícias dos seus fãs, pode ser tão ruim quanto.

FEO: Facebook Engine Optimization

Isso porque, o comportamento das pessoas quando estão no Google e no Facebook são distintos. O tempo de permanência de uma pessoa no Google é menor do que tempo de permanência no Facebook. No Google, se sua empresa não aparece nas primeiras posições, perde uma grande chance de responder às expectativas do seu cliente, que verá nas páginas que aparecem nos primeiros lugares a fonte que precisa.

Já no Facebook, as pessoas tendem a ter um comportamento de relacionamento, interagir mais com marcas e pessoas. Isso, de certa forma, cria empatia e proximidade entre consumidores e empresas. Por isso, estar sempre presente no cotidiano online do seu cliente no Facebook é tão importante quanto ter um bom posicionamento no Google.

Posts otimizados para o Facebook

Devido a esta demanda da ferramenta em ter conteúdo que engaje as pessoas, marcas estão  produzindo conteúdo para o Facebook, bem como muitas empresas produzem conteúdo para o Google, com palavras-chave, links e demais estratégias.

Alguns formatos de conteúdo chamam mais a atenção das pessoas e acabam trazendo um excelente engajamento para as marcas, como é o caso do Hotel Urbano e Guaraná Antárctica. Para conferir algumas dicas de otimização de postagens, confira o post “7 dicas para aumentar o EdgeRank da sua página”.

FEO: Facebook Engine Optimization

FEO: Facebook Engine Optimization

A partir deste ponto de vista, conteúdo focado no mecanismo, ou seja, no EdgeRank, é extremamente necessário, se pensarmos na perspectiva técnica. Porém, reitero minha preocupação com o balanceamento adequado entre:

Conteúdo para o Facebook, para gerar engajamento e conteúdo para criar posicionamento de marcas.

Penso que tendo um bom balanço entre os dois, suas estratégias serão mais positivas. Lembre-se: tudo que é demais é prejudicial. Desta forma, conteúdo sem conteúdo pode prejudicar sua marca e conteúdo muito institucional pode prejudicar seu engajamento. Saber fazer os dois andarem juntos com harmonia e resultados é o nosso maior desafio como profissional.

Você está preparado?

Com informações Baekdal

Stories
Você também pode gostar ...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família