15 ideias de mistura de cores para seus projetos

por | jun 9, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Se você quer fazer uma mistura de cores, é preciso ter um conhecimento mínimo sobre as cores para obter um resultado final satisfatório. Normalmente, a mistura de cores é muito usada por artistas, mas também por design de interiores e na arquitetura. 

Assim, se você trabalha com isso, é de extrema importância saber quais são as melhores cores e tons que vão trazer maior calma, impacto, aconchego, alegria e outros sentimentos para o ambiente.

Mas também sabemos que não é fácil criar uma mistura de cores adequada para cada projeto. Então, vamos te ajudar da melhor forma possível neste post. Vamos explicar um pouco sobre as cores primárias, secundárias e terciárias, falar sobre a Lei da Harmonização e o Círculo Cromático, além de separar algumas ideias de mistura de cores que podem servir muito bem como inspiração para o seu trabalho.

Saiba Mais: Cores que combinam: saiba como combinar qualquer cor

Quais são as cores primárias, secundárias e terciárias?

Se você é artista ou trabalha com arquitetura ou design de interiores, você já deve conhecer quais são e os conceitos das cores primárias, secundárias e terciárias. Contudo, se você quer montar uma ótima mistura de cores e as escolhas mais adequadas para seus projetos, é preciso sempre ter esses conceitos frescos na memória.


Assim, abaixo falamos um pouco sobre essas cores, para que você possa relembrar.

Cores primárias

mistura de cores

As cores primárias são chamadas dessa forma pois elas não podem ser obtidas com a mistura de outras cores. Assim, são elas: vermelho, azul e amarelo, e são ótimas escolhas para você usar em uma mistura de cores já que, embora elas não possam ser criadas com uma mistura, elas podem gerar uma grande variedade de cores.

Cores secundárias

mistura de cores

Imagem: Castelo Bonfim

Quando as cores primárias são misturadas, elas vão gerar as chamadas cores secundárias, sendo elas verde, laranja e roxo. Para gerar essas cores, as mistura de cores que você precisa fazer são as seguintes:

  • Azul + Amarelo = Verde;
  • Amarelo + Vermelho = Laranja;
  • Vermelho + Azul = Violeta ou Roxo.

Cores terciárias

mistura de cores

Imagem: Schwarzkopf Professional


Por fim, temos as cores terciárias, que são aquelas geradas quando misturamos as cores primárias com as cores secundárias, são elas: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e azul-esverdeado. Para obter essas cores, a mistura de cores que você precisa fazer é a seguinte:

  • Amarelo + laranja = amarelo-alaranjado (parecido com a cor bege);
  • Amarelo + verde = verde-claro ou amarelo-esverdeado;
  • Azul + verde = azul-esverdeado (parecido com o verde-água);
  • Azul + roxo = azul-arroxeado;
  • Vermelho + roxo = vermelho-arroxeado (parecido com a cor vinho);
  • Vermelho + laranja = laranja-escuro ou vermelho-alaranjado.

Saiba Mais: Paleta de Cores: 14 melhores sites para criar as suas

O que é a Lei da Harmonização e o Círculo Cromático?

mistura de cores

Imagem: Como Desenhar e Colorir

A Lei da Harmonização e o Círculo Cromático são praticamente obrigatórios de serem citados quando falamos da mistura de cores. Primeiro, vamos falar do Círculo Cromático, que nada mais é do que uma representação mais simples de todos os tons e suas misturas que o olho humano consegue enxergar. 

Normalmente, este círculo é dividido em 12 partes, cada uma representando uma cor diferente. Nele, é possível encontrar todas as três cores primárias, todas as três cores secundárias e todas as seis cores terciárias, organizadas de uma forma que podemos entender suas combinações e mistura de cores.


Saiba Mais: Significado das cores e sua influência no marketing

A Lei da Harmonização na mistura de cores

As cores primárias, secundárias e terciárias são as básicas e, através da mistura de cores entre elas, diversas outras tonalidades podem ser criadas. Assim, para definir a Lei da Harmonização de forma simples, podemos dizer que ela é a combinação de todas essas cores, mas seguindo alguns critérios na mistura. 

Para saber como criar essas misturas de cores com a Lei da Harmonização, basta conferir abaixo:

  • Cores complementares: a Lei da Harmonização diz que essa combinação é a mistura de cores que estão em lados opostos no Círculo Cromático. Ao usar essas combinações na decoração do ambiente, você terá algo mais ousado e vibrante. Alguns exemplos de cores complementares são: laranja e azul, vermelho e verde, violeta e amarelo e assim por diante;
  • Cores análogas: no Círculo Cromático, essas são as cores que estão mais próximas, ou seja, lado a lado. Nessa mistura de cores em ambientes, o resultado será algo mais suave e harmônico. Alguns exemplos de cores análogas são: verde, amarelo e laranja ou azul, roxo e vermelho;
  • Cores complementares decompostas: no Círculo Cromático, essa mistura de cores também é chamada de tríade. Nela, três cores equidistantes, formando o desenho de um triângulo, são usadas para ter harmonia mas, ao mesmo tempo, também ter um alto contraste. Alguns exemplos de cores complementares decompostas são: verde, azul e vermelho ou amarelo, azul e vermelho.

Saiba Mais: O que é moodboard e como usar nos seus projetos

A importância de uma boa paleta na mistura de cores

Agora que você entendeu mais sobre a mistura de cores e relembrou as cores primárias, secundárias e terciárias, é hora de falar sobre a paleta de cores, bastante utilizada por designer de interiores e arquitetos. 


A paleta de cores nada mais é do que a mistura de cores ideal para passar uma sensação, ideia ou identidade visual com o conjunto de tons que são pré-selecionados. Assim, uma paleta de cores sempre é montada com um objetivo em mente, sendo determinante para que um ambiente tenha resultado positivo ou negativo em sua decoração.

Para saber como ter a melhor paleta de cores, é preciso ter a Lei da Harmonização e o Círculo Cromático em mente, mesmo que de forma básica. É comum que uma paleta tenha a cor principal, dominante, e uma cor de suporte, além disso, para que as partes mais importantes do ambiente sejam acentuadas, uma terceira cor também é usada na mistura de cores.

As cores complementares são mais indicadas para quem quer algo chamativo e com um bom contraste. Já as cores análogas são mais indicadas para quem busca uma decoração mais confortável. Você também pode utilizar uma única cor que tenha diversas variações de tons, criando assim uma paleta de cores monocromática.

Os tons neutros normalmente são a jogada segura em uma paleta de cores, já que são bastante versáteis, combinando com diversos objetos, decorações e acessórios. Os tons neutros seriam: branco, preto, marrom, cinza e bege.

Saiba Mais: O que é e como montar um dashboard?


15 ideias de mistura de cores

Agora que você já sabe mais sobre a mistura de cores, separamos algumas imagens que você pode usar ou se inspirar para criar suas ideias de decoração para seus projetos, confira a seguir.

Saiba Mais: Músicas para Halloween: 6 playlists para embalar sua festa


Entidades: Google

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas