15 curiosidades sobre gatos que você não vai acreditar

por | abr 8, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Se você curte pets vai adorar saber quais são as 15 curiosidades sobre gatos! Descubra porque esses animais são tão admirados por seus donos e conheça as peculiaridades exclusivas desses bichinhos.

Mesmo que você não tenha um gato em casa, é interessante saber mais sobre eles para compartilhar o conhecimento com seus amigos e entender como funcionam os felinos. Existem algumas afirmações famosas envolvendo esses animais e este texto tem como objetivo desmistificar os mitos que são difundidos de geração a geração, mas não possuem comprovação científica.

A seguir vamos citar quais são as principais perguntas que circulam pela Internet acerca do comportamento dos bichinhos. Acompanhe as explicações e entenda de uma vez por todas.

15 Curiosidades sobre gatos: tire suas dúvidas

1. Gato não têm medo de água

Não são todos os gatos que não gostam muito de água, cada um tem a sua peculiaridade. Da mesma forma acontece com os cachorros, em que alguns casos gostam de tomar banho e em outros costumam fugir.

Os felinos Maine Coon e Angorá Turco, por exemplo, adoram água e também gostam de ficar em torneiras para se refrescar, beber água ou simplesmente se molhar. Portanto, a afirmação trata-se de um mito.


2. Gato preto não dá azar

Essa superstição infelizmente já causou inúmeros casos de maus tratos aos animais. Portanto, não podemos deixar que mais bichinhos sofram por causa dessa invenção oriunda da época da Idade Média.

Proteja o seu bichinho e evite deixá-lo sozinho em dias como sexta feira treze, para que não aconteça alguma violência com o seu pet. É complicado saber que em pleno século XVI coisas do tipo ainda acontecem, mas cabe a nós relembrar para que os donos fiquem em alerta.

Na verdade gatos pretos têm mais sorte, pois são imunes ao vírus HIV felino. Essa constatação foi descoberta a partir de uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

3. Adestramento de gatos funciona

Outra curiosidade sobre gatos é que eles podem sim ser adestrados! Com muita paciência é possível ensinar comandos para os felinos. Tudo vai depender da técnica adotada e da conexão formada entre o seu tutor e o pet.

4. Gatos não têm 7 vidas

É óbvio que os gatos só possuem uma vida! Esse mito surgiu por conta das habilidades acrobáticas dos gatos que os gatos possuem e do forte instinto para sobrevivência. Por conta dessas habilidades o gato consegue sobreviver mais a acidentes, como quedas e outras situações que colocariam qualquer animal em uma situação de risco alto.


Assim, parece que os gatos são ultra resistentes e costuma-se dizer que eles possuem sete vidas. A expectativa de vida para um gato é em torno de 15 anos, que é bastante tempo para animais desse porte. O primeiro ano de vida do gato equivale a 15 anos de vida dos humanos e quando o felino completa dois anos corresponde aos 25 anos do homem.

5. Gatos brancos de olhos azuis são surdos

Essa não é uma regra geral, mas segundo estudos de especialistas 72% dos gatos brancos de olhos azuis são surdos. A surdez pode ser total, parcial ou unilateral.

O problema auditivo se deve a uma interrupção genética que acontece durante o desenvolvimento das células desses gatinhos durante a formação. Assim, a presença do gene recessivo dos gatos albinos tem influência na característica fenotípica do felino.

O restante dos gatos são bons ouvintes, conseguem escutar cinco vezes melhor do que um humano e podem girar as orelhas até 180 graus para ouvir bem.

Saiba mais: Como um Pet Shop triplicou suas vendas investindo R$100 no Facebook


6. A castração deixa os gatos mais gordinhos

Em alguns casos isso acontece com os felinos porque o processo de castração modifica o metabolismo, mas é possível reverter esse quadro estimulando seu pet a pratica de exercícios e de brincadeiras divertidas.

Outro ponto importante é a alimentação que deve ser balanceada e existem rações no mercado voltadas para gatos castrados. Então, basta ficar de olho na saúde do seu pet.

7. Gatos demonstram carinho

As formas de mostrar o amor pelo dono podem variar bastante. Ele pode passar por você encostando o corpo nas suas pernas, deitar perto ou ficar te observando fazendo alguma atividade, ele também dá lambidas para pedir carinho e até morder de leve para chamar a sua atenção.

15 curiosidades sobre gatos que você não vai acreditar

Portrait two lovely Siamese cats with blue eyes and creme fur enjoying their human hug

8. Eles se comunicam com os donos

Gatos são animais que miam e ronronam para responder ao dono sobre como se sente, se ficou feliz, se está com fome, ou se quer mais carinho. Eles também costumam se deitar de barriga para cima igual aos cachorros para deixar claro que gostou de você e deseja receber seu carinho.


Entre os gatos a comunicação é feita por meio de gestos como o assovio, ronronar, cuspe, eriçar os pelos e balançar o rabo.

9. Gatos têm mais chances de engravidar

As felinas começam a entrar no cio de 5 a 9 meses, mas elas passam a engravidar somente com 1 ano de idade, durante a maturidade sexual. Elas podem ter por ano de 3 a 4 gestações e também a cada 3 e 4 meses.

A gestação dura cerca de 2 meses e em uma ninhada pode nascer de 4 a 7 filhotinhos. Por isso é importante realizar a castração antes que a sua casa esteja tomada por gatos.

10. A gestação precisa de cuidados

Gatos são extremamente sensíveis, imagine como deve ser delicado lidar com uma gravidez para eles. Durante o período de gestação a gata passa por transformações no corpo, mudanças de humor fica mais sensível e arredia, portanto, ela precisa de muito carinho e atenção, assim como qualquer grávida. Se bem cuidada, a felina tem mais chances de gerar filhotes saudáveis.

Saiba mais: Como fazer brinquedos para gatos? As 10 melhores ideias para copiar


11. Vomitar bola de pelo é normal

Isso acontece porque os gatos costumam se lamber e podem engolir pelos. Quando há o acúmulo desses fios no estômago é necessário expelir a bola de pelos, seja por meio das fezes ou vomitando a bola de pelos.

Caso o felino apresente outros sintomas além desse é necessário ficar atento. Para evitar que a formação de pelos seja tão constante há alternativas para ajudar o seu bichinho:

  • Escovar diariamente;
  • Comprar uma ração com bastante fibra;
  • Sempre dar água fresca e limpa;
  • Servir petiscos para a eliminação dos pelos nas fezes;
  • Ter uma graminha para que o gato mastigue;
  • Plantar alpiste ou milho de pipoca em casa.

12. Gatos são acrobatas natos

Os gatos conseguem saltar facilmente até 2 metros de altura. A estrutura corporal dos gatos também garante a sobrevivência a quedas com segurança. Em 2012 houve um caso que até hoje choca os estudiosos. Nesse ano, um gato caiu do 19° andar de um prédio e conseguiu sobreviver.

Quando os gatos se encontram em um caso de queda longa é ativado o efeito paraquedas, no qual eles esticam as patas para amortecer a queda. Essa estratégia reduz a velocidade da queda e protege mais as articulações dos bichinhos.

Mas isso não quer dizer que essas quedas não ofereçam perigo aos gatos ou dados a saúde. Isso vai depender da habilidade de cada felino e da situação.


13. Eles possuem pata preferida

De acordo com biólogos, as fêmeas tendem a usar mais a pata direita e os machos gostam mais da esquerda. Todos os gatos apresentam cinco dedos nas patas anteriores e quatro dedos nas patas traseiras. O comum é esse, mas o gato pode ter mais dedos por conta de anomalias genéticas.

14. O açúcar é tóxico para os bichinhos

Nunca ofereça doces ao seu gato, pois não faz bem para a saúde dele. A alimentação do gato tem que ser equilibrada com ração e petiscos.

15. Os adultos são intolerantes à lactose

Apenas quando são filhotes, eles têm uma enzima que metaboliza a lactose, mas ao parar de mamar esse processo para de acontecer. Então se um gato adulto consumir leite ou derivados, ele sente dores, desconforto e desregula o intestino.

Depois de descobrir todas essas curiosidades sobre gatos você já pode cuidar do seu pet com mais preparo. Passe a observar mais o seu bichinho para entender como ele se sente e o que precisa.


Entidades: Facebook | Instagram

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.