5 Dicas Para Ter Uma Fanpage Otimizada Para Buscas

por | dez 19, 2015 | Marketing de Conteúdo | 50 Comentários

Fazer com que sua página no Facebook apareça nas primeiras colocações do Google é um grande diferencial para o sucesso de seu negócio, pois, muitas pessoas a encontrarão enquanto fazem pesquisas relacionadas ao seu produto. De acordo com pesquisa realizada pela BrightEdge, em uma lista das 200 empresas listadas pela Fortune, somente 30% fazem uso de estratégias de SEO para Facebook, o que mostra como esse ponto ainda pode ser explorado.

Para conseguir uma boa posição nas ferramentas de buscas, você não precisa ser nenhum expert em SEO para Facebook, basta utilizar algumas simples técnicas que vou compartilhar nesse artigo. Confira abaixo minhas 5 dicas para ter uma fanpage otimizada para buscas!

Nome da página

Esse é um dos aspectos mais básicos e importantes para otimizar sua página para ferramentas de busca. Basicamente, existem duas formas pelas quais seus consumidores podem encontrar seu negócio: nome ou ramo de atuação. Como o primeiro fica restrito a empresas que já tenham suas marcas consolidadas, adicionar palavras-chave que remetam ao produto ou serviço oferecido é de grande valia. Entretanto, tome cuidado para que o nome não fique muito grande ou genérico demais, pois é importante para construção da marca que ele seja facilmente fixado na memória do seu público.

seo-facebook-dicas-nome

Use palavras-chave

Outra alteração simples, mas que terá um resultado incrível é otimizar os textos que irão aparecer na aba “Sobre” da sua fanpage. Observe que a descrição curta, nesse caso, funciona como uma meta description, ou seja, um resumo que aparece abaixo de cada resultado de pesquisa no Google. Além disso, outras áreas, como missão, deverão ser otimizadas para os mecanismos de busca inserindo palavras-chave referentes ao seu negócio.

URL

Esse é um dos aspectos mais importantes para os mecanismos de busca, por isso, a URL da sua página deve ser elaborada com cuidado. Embora o uso de palavras-chave ajudar a sua página a ser encontrada, inserir muitos elementos irá tornar o endereço longo e confuso demais para que os fãs possam se lembrar, o que é ruim para a construção da marca.

Quando sua fanpage ultrapassa os 25 likes no Facebook, passa a ser possível criar uma URL específica para sua empresa, fazendo com que seja mais facilmente encontrada. Basta usar esse link para personalizar sua URL

Espalhe links relevantes

Esse aspecto está intimamente ligado à relevância da página, pois, quanto maior o número de links para ela, melhor será rankeada pelos mecanismos de busca. Uma forma eficiente de espalhar links é por meio da interação com outras páginas. Porém, faça isso apenas quando tiver algo de relevante para complementar a informação e nunca comente uma postagem apenas para divulgar o seu produto ou fazer promoção pessoal. Use sua página para fazer comentários (relevantes) em outras páginas.

dicas-seo-facebook

Otimize suas postagens

Os textos que acompanham suas postagens, além de serem atrativos e bem descritivos, podem conter palavras-chave que facilitem com que sejam encontrados. Porém essa prática não precisa ser realizada em cada um dos seus posts. Lembre-se que primeiramente o seu conteúdo deve ser otimizado para o público e só depois para os robôs do Google.

Quer saber ainda mais sobre como usar o Facebook em seu negócio?

Para mais dicas de como ter uma fanpage otimizada para buscas, conheça o curso Facebook Essencial, onde te ensino várias táticas para ter uma página de sucesso!

cta_cp_fbessencial_mkt_facebook_1140x400_01a

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Google

Tags:

Como tirar fundo de imagem no Canva?

Como tirar fundo de imagem no Canva?

Quantas vezes você já não deve ter se deparado com a seguinte dúvida: como tirar fundo de imagem no Canva? Essa pergunta intriga muitos produtores de conteúdo e esse pode ser o seu caso. Criar uma arte personalizada pode parecer uma tarefa complexa, pois pensamos em...

Ubersuggest: o que é e como usar?

Ubersuggest: o que é e como usar?

O Ubersuggest é uma das melhores ferramentas para os profissionais que desejam colocar os seus conteúdos nas primeiras posições dos maiores buscadores do mundo, como o Google. Isso porque ela apresenta dados que ajudam a entender quais são as melhores estratégias para...

O que faz e como ser um Copywriter profissional?

O que faz e como ser um Copywriter profissional?

Sabe quando um anúncio é lançado e ele não sai da sua cabeça? Pode ter certeza que tem um Copywriter por trás disso. Pode ser em formato de jingle, pequenos textos, grandes histórias, vídeos para YouTube ou o que a criatividade permitir. Ele é o profissional...

Como criar quizzes?

Como criar quizzes?

A interatividade que a internet proporciona aproxima as pessoas, independentemente da distância em que elas estejam. Um dos recursos mais legais para testar seus conhecimentos são os quizzes online. Com eles, você pode até criar o meu quiz, que é bem famoso nas redes...

50 Comentários

  1. Fátima

    Tem um erro de grafia. FECEBOOK

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada 🙂

      Responder
  2. Fátima

    Tem um erro de grafia. FECEBOOK

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada 🙂

      Responder
  3. Elmo Dias Moreira

    Tenho acompanhado o trabalho de Camila Porto e confesso que aprendi muito sobre facebook é genial !!!

    Responder
    • Camila Porto

      Muito obrigada!!!

      Responder
  4. Elmo Dias Moreira

    Tenho acompanhado o trabalho de Camila Porto e confesso que aprendi muito sobre facebook é genial !!!

    Responder
    • Camila Porto

      Muito obrigada!!!

      Responder
  5. Raquel Santos

    Oi, Camila! Muito bom esse artigo! Esclarecedor! RICOOOO demais!

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada Raquel!!!

      Responder
  6. Raquel Santos

    Oi, Camila! Muito bom esse artigo! Esclarecedor! RICOOOO demais!

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada Raquel!!!

      Responder
  7. Marcio Assuncao

    Esse artigo ajuda muito pessoas como eu que estao comecando a usar o fecebook para empresa e claro desta forma tentando construir uma pagina solida com muitos fas.

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada Marcio!

      Responder
  8. Marcio Assuncao

    Esse artigo ajuda muito pessoas como eu que estao comecando a usar o fecebook para empresa e claro desta forma tentando construir uma pagina solida com muitos fas.

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada Marcio!

      Responder
  9. Marlon Godoi

    Camila, já que muitos estão vendendo no facebook existe uma outra forma que posso fazer vendas e divulgacoes com os mesmos resultados em alguma outra rede social para poder me diferenciar um pouco da concorrência, mas que alcance mais ou menos o mesmo número de publico?

    Responder
    • Camila Porto

      Oi Marlon. O Facebook é gigante e não usamos nem 10% do potencial dele. Há muito espaço para aproveitar e o momento de se beneficiar disso é agora. Foque que você terá resultado

      Responder
  10. Marlon Godoi

    Camila, já que muitos estão vendendo no facebook existe uma outra forma que posso fazer vendas e divulgacoes com os mesmos resultados em alguma outra rede social para poder me diferenciar um pouco da concorrência, mas que alcance mais ou menos o mesmo número de publico?

    Responder
    • Camila Porto

      Oi Marlon. O Facebook é gigante e não usamos nem 10% do potencial dele. Há muito espaço para aproveitar e o momento de se beneficiar disso é agora. Foque que você terá resultado

      Responder
  11. Camila

    Gosto muito dos seus posts 🙂

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada!!

      Responder
  12. Camila

    Gosto muito dos seus posts 🙂

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada!!

      Responder
  13. Adriano Garcia

    Oi Camila, ótimo, estou aprendendo muito com suas dicas que valem ouro. Bjus

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada Adriano!

      Responder
  14. Adriano Garcia

    Oi Camila, ótimo, estou aprendendo muito com suas dicas que valem ouro. Bjus

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada Adriano!

      Responder
  15. Debora

    Um luxo só, Parabéns !!!

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada!!!

      Responder
  16. Debora

    Um luxo só, Parabéns !!!

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada!!!

      Responder
  17. Carla

    Comecei ler teu livro agora à pouco, estou deliciada…. Grande abraço.

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada pelo carinho!

      Responder
  18. Carla

    Comecei ler teu livro agora à pouco, estou deliciada…. Grande abraço.

    Responder
    • Camila Porto

      Obrigada pelo carinho!

      Responder
  19. Robson Borges

    Ótimo post Camila, parabéns!

    Ainda farei o curso Facebook Essencial.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Robson!

      Esperamos por você no curso 🙂

      Responder
  20. Robson Borges

    Ótimo post Camila, parabéns!

    Ainda farei o curso Facebook Essencial.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Robson!

      Esperamos por você no curso 🙂

      Responder
  21. Cleyton maciel

    Oi Camila te conheci lá no acelerador digital do Pedro Quitanilha, to impressionado como facebook pode traze crescimento para meus negocuos, muito boa sua aula la e suas dicas sensacional ….

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi Cleyton. Tudo bem?

      Legal 🙂
      Obrigada pelo feedback. Continue acompanhando a gente!

      Abraço!

      Responder
  22. Cleyton maciel

    Oi Camila te conheci lá no acelerador digital do Pedro Quitanilha, to impressionado como facebook pode traze crescimento para meus negocuos, muito boa sua aula la e suas dicas sensacional ….

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi Cleyton. Tudo bem?

      Legal 🙂
      Obrigada pelo feedback. Continue acompanhando a gente!

      Abraço!

      Responder
  23. Guiuliana

    Obrigado, foi de grande valia!!!!

    Responder
  24. Guiuliana

    Obrigado, foi de grande valia!!!!

    Responder
  25. Gisele Soares

    Oi, Camila. Você poderia me detalhar um pouco mais o item “personalizar a URL”? Agradeço desde já! Abraços.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Olá, Gisele!

      Personalizar a URL é você deixar a URL do seu Facebook com a “cara” da sua página.
      Por exemplo, para encontrar nossa página do Facebook você só precisa colocar “pinkfire.com.br” depois da barra, olha só:
      facebook.com/pinkfire.com.br

      E você pode personalizar da maneira que você acredite que mais combine com a sua empresa 😉
      Isso faz com que as pessoas encontrem a sua página de maneira mais rápida e ela fique otimizada nas buscas.

      Se ainda tiver dúvidas, é só enviar para: suporte@pinkfire.com.br

      Abraço!

      Responder
  26. Gisele Soares

    Oi, Camila. Você poderia me detalhar um pouco mais o item “personalizar a URL”? Agradeço desde já! Abraços.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Olá, Gisele!

      Personalizar a URL é você deixar a URL do seu Facebook com a “cara” da sua página.
      Por exemplo, para encontrar nossa página do Facebook você só precisa colocar “pinkfire.com.br” depois da barra, olha só:
      facebook.com/pinkfire.com.br

      E você pode personalizar da maneira que você acredite que mais combine com a sua empresa 😉
      Isso faz com que as pessoas encontrem a sua página de maneira mais rápida e ela fique otimizada nas buscas.

      Se ainda tiver dúvidas, é só enviar para: suporte@pinkfire.com.br

      Abraço!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest